Slides Turismo- 3ª - Colégio Santos Anjos

Download Report

Transcript Slides Turismo- 3ª - Colégio Santos Anjos

Turismo

 O entretenimento é extremamente necessário ao ser humano em nossa sociedade moderna.É muito bom dispormos de tempo para atividades distintas daquelas que realizamos sistematicamente. A diversão, portanto, é coisa séria. Ela é fonte de emprego e de renda para muito indivíduos.

 O turismo gera inúmeras conseqüências:artificialização do espaço, miscigenação cultural, troca de conhecimentos, lucros, impactos ambientais, melhoria da infraestrutura, intercâmbio cultural, intenso consumo turístico, alteração na vida dos moradores, especulação imobiliária,proliferação de atividades ilegais etc.

 O lazer ajuda na realização do indivíduo e por isso sua concretização é um exercício de cidadania. Grande parte da população mundial está excluída do lazer, sendo obrigada a uma ocupação em tempo integral, pois necessita lutar pela sobrevivência.  O lazer pode ser classificado como produtivo, contemplativo e pró-ativo:

   Produtivo:resulta de atividades criativas que permitem realização profissional e pessoal. Pintar um quadro sem a intenção de vendê-lo, mas caso apareça um comprador a pessoa irá obter lucro do seu lazer; outra forma é relacionada as pessoas que conseguem praticar o lazer mesmo atuando profissionalmente, como as atividades que exigem criação, gestão e projeto de mercadorias e serviços. Por isso, o lazer não implica necessariamente a ideia de tempo livre.

Contemplativo: ocorre quando se viaja sem objetivos profissionais, as atividades tem a função de entreter (cinema, teatro).

Pró-ativo:envolve um grupo social na organização ou realização de uma manifestação cultural, como praticar esportes ou jogar cartas.

O Turismo no Mundo

 Viajar sempre foi uma atividade comum à maioria dos povos do mundo. Podemos colocar como uma necessidade de deslocamento, tanto do ponto de vista da conquista (guerras, invasões, etc) como do lazer e da curiosidade de algumas pessoas em conhecer e, ao mesmo tempo, explorar as paisagens naturais ou geográficas existentes em outros pontos, não só do seu próprio território, mas de localidades bem distantes.

  Turismo na Antiguidade: os gregos faziam deslocamentos constantes para assistir, participar e usufruírem de espetáculos culturais, cursos, festivais e jogos que eram, para os cidadãos, uma prova do seu destaque perante as outras categorias sociais existentes na sua região, e principalmente, dos escravos.

Turismo na Renascença: o incentivo à ciência e às artes, provocou uma revolução nos hábitos e no comportamento do europeu mais abastado, que em função do seu status passou a utilizar as viagens como uma forma de explorar novos lugares.

 Turismo e a Revolução Industrial: a Revolução Industrial ocorrida, aproximadamente, por volta de 1760 na Inglaterra, trouxe consigo transformações verdadeiras e definitivas na qualidade de vida e, acima de tudo, nos meios de comunicação e transportes oferecendo aos indivíduos maior conforto e segurança nas viagens além de tranquilidade aos viajantes.

 Turismo nos Moldes Atuais: começa a partir de 1841, na Inglaterra, quando foram organizadas as primeiras atividades turísticas, incentivadas pela intervenção de personalidades exponenciais da sociedade inglesa da época. Podemos citar excursão à Escócia, exposição de artes em Londres etc.

 O conceito de turista é todo o indivíduo que permanece por mais de 24 horas em uma localidade visitada e não realiza nenhuma atividade remunerada; Pessoa que viaja com motivos diferentes de fixar residência ou trabalho; Indivíduo que viaja com diferentes motivações entre elas: lazer, eventos desportivos, saúde, religião, etc.

 O conceito de turismo pode ser atribuída a “atividade econômica representada pelo conjunto de transações turísticas (compra e venda de bens e serviços)”; “Deslocamento voluntário e temporário do homem fora de sua residência habitual, por uma razão diferente que a de exercer uma atividade remunerada.”

Classificações do Turismo

Existem várias formas de classificar o turismo.

       Idade dos indivíduos: infantil, juvenil, adulto, melhor idade.

Tipos de transportes: aéreo, ferroviário, rodoviário, fluvial.

Localização geográfica: praia, campo, neve, montanha.

Condições de urbanização: metrópoles, pequenas cidades, rural etc.

Duração: finais de semana, férias, feriado, eventos específicos, longa e curta duração.

Grupo: individual, familiar, casais.

Motivação: eventos, saúde, religião, esportes, negócios, educação, etc.

Quanto aos atrativos, lugares, equipamentos e ou manifestações de interesse do turista, podemos assim classificar: 1.

Atrativos naturais: praias, mangues, dunas, montanhas, desertos, cavernas.

2.

3.

4.

Atrativos culturais: arquitetura, museus, sítios arqueológicos, cidades históricas, entre outros.

Atrativos técnicos: parques temáticos, estádios, barragens, centros de lazer, resorts.

Eventos programados: congressos, feiras, etc.

    

Tipos de Turismo

Turismo Rural: proporciona um ambiente acolhedor. Possui outras denominações como turismo verde, agroturismo, turismo de interior.

Turismo Cultural: seria aquele que não tem como atrativo principal um recurso natural. Conhecer os bens materiais e imateriais produzidos pelo homem (folclore, arquitetura, religião).

Turismo Ecológico: tem como principal ponto o apoio contemplação e o contato a natureza.

Turismo Religioso: é a modalidade de turismo onde os indivíduos se deslocam com um objetivo religioso ou apenas de conhecer certa religião ou movimento religioso.

Turismo de Negócios:este termo existe para não excluir da classificação de turista os indivíduos que viajam a negócios, mas depois usufruem os atrativos da localidade.

O Turismo e os agentes econômicos O turismo, assim como todas as atividades econômicas, possui seus agentes econômicos que o compõe e faz com que ele exista e se sustente. Esses são os agentes formadores desse complexo fenômeno econômico e social em estudo que é o turismo.

     Turistas:são os principais, pois são eles que realizam as viagens e fazem movimentar os demais agentes.

Empresas turísticas: são responsáveis pela venda e divulgação dos produtos turísticos. São elas através do marketing que fazem a propaganda dos produtos e fecham as vendas.

Núcleo emissor: no local de origem do turista. É de lá que ele adquire seu pacote.

Núcleo receptor: é o lugar visitado pelo turista. Onde nele existe um produto turístico a ser adquirido e usufruído pelos mesmos.

Governo: é responsável pela segurança pública, estradas acessíveis, aeroportos, saneamento básico etc.

Exercício 1.

a) b) Poucas “indústrias “ expandiram-se tanto nos últimos 50 anos quanto a do turismo.

Dê uma razão para o crescimento da “indústria” do turismo.

Apresente uma consequência positiva e outra negativa desse crescimento para os países que recebem grandes fluxos de turistas.

Obrigada!!!

Profª: Deborah O. Costa