Transcript Apresentação Direh - Projetos Escola Corporativa e Projeto Carreira
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI 2013-2016 # Escola Corporativa # Carreira, Successão e Performance
Escola Corporativa Fiocruz
A Escola Corporativa Fiocruz
é uma estratégia para a inovação na gestão, por meio da formação de uma rede de aprendizagem que promova a criação, o compartilhamento, a disseminação e a aplicação de conhecimentos e experiências sobre as melhores práticas de gestão, alinhadas ao desenvolvimento institucional.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO
• Institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, oferecendo um portfólio de soluções de Educação Corporativa para o desenvolvimento das competências organizacionais e dos trabalhadores da Fiocruz visando o aprimoramento e a inovação da gestão e o cumprimento dos objetivos institucionais.
ESCOLA CORPORATIVA ATRIBUIÇÕES DA ESCOLA
• Promover e realizar ações de Educação Corporativa alinhadas ao Planejamento
MATRIZ DE STAKEHOLDERS
• Formar uma rede social da gestão para intercâmbio de experiências e a disseminação de conhecimentos; • Vice-presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional; • Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação; • Diretoria de recursos Humanos; • Escola Nacional de saúde pública, Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio; • Unidades Fiocruz; • Servidores da Fiocruz.
Gestão de pessoas Gestão da informação e do conhecimento Gestão da comunicação Planejamento estratégico Gestão pública
SERVIÇO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
PLANO DE CAPACITAÇÃO CORPORATIVO
Área responsável desenvolver, implementar por e avaliar programas institucionais de educação corporativa a serem executados pela Escola, voltados para o desenvolvimento de gestores e servidores e a preparação de multiplicadores internos.
Programa de desenvolvimento Gerencial Plano de Capacitação Gestec Exemplos de ações em desenvolvimento Plano de Capacitação Área de Planejamento
Rede de Práticas em Desenvolvimento de Pessoas
SERVIÇO DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS
Exemplos de ações em desenvolvimento Projeto Capacitação em Gestão de projetos Termo de referência – definição de metodologia e tecnologia adequadas.
Área responsável pela concepção de projetos pedagógicos, presenciais ou on-line, customizados, com propostas de utilização de ferramentas e novas tecnologias, que auxiliem o processo ensino-aprendizagem, adequadas às necessidades do contexto da Escola Corporativa Fiocruz.
SERVIÇO DE CONSULTORIA EDUCACIONAL
• •
Área responsável por coordenar o planejamento da capacitação nas Unidades Fiocruz, promovendo maior
•
alinhamento estratégico e sinergia institucional. Editais internos de fomento a projetos de capacitação, oferecendo acompanhamento técnico na execução, monitoramento e avaliação destes projetos; Monitoramento da capacitação na Fiocruz; Interface com o MPOG para alinhamento e atendimento ao decreto 5707/2006- política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (Plano Anula de Capacitação Fiocruz).
Monitoramento da Capacitação na Fiocruz Plano de Capacitação Unidades – Plano capacitação Fiocruz Exemplos de ações em desenvolvimento
SERVIÇO DE GESTÃO ACADÊMICA Área responsável pela organização, manutenção e atualização da documentação física e digital dos discentes, docentes e das ações educacionais. Atua, ainda, como apoio administrativo as demais áreas e a direção da Escola, além do apoio logístico na implementação das ações de educação corporativa.
Carreira, Sucessão e Performance
OBJETIVO GERAL DO PROJETO
• Tornar as carreiras do Plano Fiocruz mais atraentes para os profissionais, reconhecendo e valorizando, simultaneamente, a qualificação e o mérito.
• Criar um modelo que integrado à gestão do desempenho forneça subsídios ao preenchimento de novos espaços ocupacionais ou desafios de maior complexidade pelo servidor, de forma a garantir a efetivação do crescimento institucional sustentado pelo desenvolvimento e monitoramento de seus talentos.
ESCOPO ESCOPO
Aperfeiçoamento da Estrutura da Carreira
ESCOPO Estímulo a Evolução Funcional Mudanças na percepção da RT e GQ Incorporação da GDACTSP ao VB e criação do Bônus de Desempenho Dedicação Exclusiva
Mobilidade Interna Fiocruz
ESCOPO Metas e Atividades:
Já ocorrem na instituição Mobilidade Negociada Mobilidade por Permuta 1-1 Intenção de Permutar 1 1 ou 1-2 ou mais Seleção Interna Possibilidades Propostas
Mapeamento Sucessório
Workflow da Avaliação de Desempenho e Mapeamento Sucessório 1 Avaliação de Desempenho Líder avalia o desempenho dos membros da equipe 2 Indicação Sucessores Líder indica no sistema até 4 possíveis sucessores que receberão senha e login para acesso ao Banco de Competências 3 Preenhimento do Banco de Competências pelo Servidor Servidor especifica o domínio que possui de cada competência autorreferida e ações executadas que comprovem o grau de domínio. Servidor preenche dados curriculares.
4 Mapeamento de Potencial Líder recebe e compara os questionários do Banco de Competências dos indicados à sucessão . Avalia o potencial de cada servidor à novas oportunidades 5 Geração da Matriz de Desempenho e Potencial O sistema cruza as informações relacionadas à avaliação de desempenho e de potencial de cada servidor indicado a sucessão 6.1 Líder faz o rankeamento dos sucessores (até 3 servidores) Após o ranqueament o superior imediato deve validar as escolhas. Para sucessão até chefe de departamento o processo é finalizado aqui. 6.2 Comitês de Carreira e Sucessão Fará a validação das escolhas do líder de mapeamento de sucessores à cargo de Coordenação.
Confrontar competências requeridas ao cargo às possuídas pelo Servidor .
7 Sugestão pelo líder e RH de Ações Gerenciais e de Capacitação Registro no sistema das ações sugeridas. Interface com Banco de Competências e Escola Corporativa