Transcript A importância do Planejamento Estratégico
A importância do Planejamento Estratégico
Objetivo
• Analisar a importância do Planejamento Estratégico Organizacional como ferramenta auxiliar para o gerenciamento das empresas dentro do mercado extremamente competitivo, que ora se apresenta.
Definição 1
• O planejamento consciente e é o processo sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro.
Definição 2
• O planejamento estratégico surge como uma valiosa ferramenta de auxílio a alta administração, pois permite nortear as ações gerenciais da empresa dentro de um plano previamente determinado de metas e estratégias diminuindo, com isso a possibilidade de tomada de decisões equivocadas, num mercado extremamente competitivo sem margem para erro.
Definição 3
• Planejar significa a formulação sistemática de objetivos e ações alternativas, que no final, a escolha se dará sobre a melhor ação. Também diz respeito a implicações futuras de decisões presentes, pois é um processo de decisões recíprocas e independentes que visam alcançar objetivos anteriormente estabelecidos.
Três tipos de organizações:
As que fazem acontecer As que apenas observam acontecer As que se surpreendentemente se espantam com o que aconteceu
Vantagens do planejamento
Clareia o foco e estimula a flexibilidade; Facilita a coordenação; Facilita o controle; Administração do tempo; Aspecto processual; Busca a racionalidade da tomada da decisão; Visão sistêmica.
As cinco características segundo Matos
(1999, p.30) O planejamento estratégico ...
1.
... está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável.
2.
... é orientado para o futuro.
3.
... é compreensivo.
4.
... é um processo de construção de consenso.
5.
... é uma forma de aprendizagem organizacional.
Planejamento Corporativo
Seguem 4 linhas de ação: 1.
Desenvolver uma clara ideia da missão da empresa (objetivos, segmento de mercado, produção vertical e área geográfica) 2.
Definir as unidades de negócios (grupos de clientes e suas necessidades e tecnologias empregadas)
3. Alocar recursos as várias unidades de negócios com base na atratividade da indústria e na força competitiva da empresa. (o que deve ser mantido ou abandonado) 4. Expandir os negócios atuais e desenvolver outros negócios para preencher a lacuna do planejamento estratégico. A empresa pode identificar oportunidades de crescimento intenso, crescimento integrado e crescimento diversificado.
Roteiro básico para preparar um planejamento
O primeiro passo para a elaboração de planejamento estratégico é determinar com precisão questões básicas, porém primordiais como:
Quem somos?
O que queremos?
Onde queremos chegar?
O que somos capazes de fazer?
Avaliamos os fatores externos?
O que podemos fazer e o que precisa ser feito?
Como atingiremos nossos objetivos? Mantemos o curso e precisamos de mudanças?
Isso é o que faremos para obter o que queremos?
Botar em prática a ação escolhida.
Verificar frequentemente para ter certeza de que estamos no caminho certo.
A partir daí, deve-se simular situações diversas, construir cenários, não objetivando prever o futuro, mas sim descrever possíveis acontecimentos plausíveis que poderão ocorrer. Para isso é necessário levar e consideração fatores como o histórico e resultados para ter condições de interagir