Lição da Escola Sabatina com “Comentários” Marcio Festa: Diretor do Trabalho Missionário na Igreja de Conchal – SP. Rafael Galliani: Obreiro em.

Download Report

Transcript Lição da Escola Sabatina com “Comentários” Marcio Festa: Diretor do Trabalho Missionário na Igreja de Conchal – SP. Rafael Galliani: Obreiro em.

Lição da Escola Sabatina com “Comentários”

Marcio Festa: Diretor do Trabalho Missionário na Igreja de Conchal – SP. Rafael Galliani: Obreiro em Curitiba - PR. Rodrigo Simão: Dirigente da Igreja de Conchal - SP Neemias Tenório: Membro e Colaborador na Igreja de Mogi das Cruzes SP. Everton Martins: Diretor de Jovens na Igreja de Conchal – SP.

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

A VIDA DE JOSÉ

JANEIRO - MARÇO DE 2015

Titulo da Lição:

02

O PLANO DE DEUS PARA JOSÉ

“[...] operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é O que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade.”

Filipenses 2:12 e 13.

Pensamento Central

“O caminho de Deus, e não o do homem, deve ser tomado como guia de ação. Ele tem um plano, bem e sabiamente ordenado. Revelou-nos esse plano em Sua Palavra, e espera que a tomemos como nosso guia em todas as coisas, grandes e pequenas. O homem não deve fazer planos de acordo com seu finito julgamento. Deve investigar e descobrir o plano divino.” — Manuscript Releases,vol. 18, pp. 270 e 271.

1. Domingo

A PRIMEIRA JORNADA DE JOSÉ SOZINHO

1.A

Por que é significativo que José tenha partido para encontrar os irmãos a sós?

VERSOS DA PERGUNTA -

1.A

(GN 37:12) E seus irmãos foram apascentar o rebanho de seu pai, junto de Siquém . (GN 37:13) Disse, pois, Israel a José: Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém ? Vem, e enviar-te-ei a eles. E ele respondeu: Eis-me aqui. (GN 37:14) E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze -me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém .

1 de 1

NOTA DA PERGUNTA - 1.A

“[Jacó] Mandou, pois, José a encontrá los [seus irmãos], e trazer lhe notícia de como iam. Se Jacó tivesse conhecido o sentimento real de seus filhos para com José, não o teria confiado sozinho a eles; isso, porém, haviam eles cuidadosamente ocultado. Com o coração alegre, José despediu se do pai, não sonhando o idoso varão nem o jovem o que aconteceria antes que de novo se encontrassem.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas),p. 210.

1 de 1

Comentário da Pergunta

1-A

É evidente que Jacob não se dava conta de quão profundamente seus filhos odiavam ao José, um fato que lhes havia flanco ocultar lhe Isto é evidente não unicamente porque enviou ao José só a visitá los, mas também por seu reação ante o relato de seu desaparecimento. Nem por um momento parece que suspeitou de deslealdade de parte deles.

Comentarista: MARCIO FESTA

1.B

Por que era essencial que José encontrasse o homem que lhe informou o paradeiro de seus irmãos?

VERSOS DA PERGUNTA -

1.B

(GN 37:15) E achou-o um homem, porque eis que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe o homem, dizendo: Que procuras? (GN 37:16) E ele disse: Procuro meus irmãos; dize me, peço -te, onde eles apascentam. (GN 37:17) E disse aquele homem: Foram-se daqui; porque ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos, e achou -os em Dotã . (GN 37:28) Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas , os quais levaram José ao Egito.

1 de 1

NOTA DA PERGUNTA - 1.B

“Quando José chegou ao lugar onde seu pai supunha que os irmãos estariam, não os encontrou. Estando a viajar de campo em campo em busca deles, um estranho ficou sabendo que ele andava errante e contou-lhe que os irmãos haviam ido para Dotã. José já tinha viajado cinquenta milhas, e havia diante dele ainda uma distância de quinze milhas. Foi uma longa jornada para o jovem; mas ele a desempenhou alegremente.” — The Signs of the Times,18 de dezembro de 1879.

1 de 1

Comentário da Pergunta

1-b

Veja a nota:“Quando José chegou ao lugar onde seu pai supunha que os irmãos estariam, não os encontrou. Estando a viajar de campo em campo em busca deles, um estranho ficou sabendo que ele andava errante e contou-lhe que os irmãos haviam ido para Dotã .

Nota adicinal: A 19 km. ao norte da Samaria, na direção do Esdraelón , Dotam estava situada na grande rota de caravanas do norte ao Egito.

Está em uma planície retangular que constitui uma das melhores zonas de pastoreio do Canaán , e portanto foi bem escolhida pelos filhos do Jacob. Ainda conserva o antigo nome, Dotam.

Comentarista: MARCIO FESTA

2. Segunda Feira

A CONSPIRAÇÃO DOS IRMÃO

2.A

Qual foi a primeira coisa que veio à mente dos irmãos quando viram José chegando, e por quê?

VERSOS DA PERGUNTA -

2.A

(GN 37:18) E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem. (GN 37:19) E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor! (GN 37:20) Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.

1 de 1

NOTA DA PERGUNTA - 2.A

“Finalmente José viu, à distância, seus irmãos, e correu para saudá los. Eles também o viram chegando, sua alegre túnica colorida tornando o facilmente reconhecível; mas, ao contemplarem-no, os sentimentos de inveja, ciúme e ódio foram despertados. Não levaram em consideração a longa jornada que havia empreendido a pé para encontrá los; não pensaram em sua fadiga e fome, e em que, como irmão deles, tinha direito a sua hospitalidade, terna consideração e amor fraternal. A visão daquela túnica que o assinalava à distância encheu -os de uma fúria satânica.” — The Signs of the Times,18 de dezembro de 1879.

1 de 1

Comentário da Pergunta

2-A

A primeira coisa que veio a mente dos irmãos de José foi à inveja. Quando visualizaram sua bela túnica, não consideraram seu esforço e cansaço da viagem apenas lembraram-se os sonhos que José havia declarado e quando era amado por seu pai. Assim sendo permitiram que satanás lhes imprimisse o pensamento de matarem seu irmão, ao invés de acolherem com amor fraternal.

Comentarista: RAFAEL GALLIANI

2.B

Como o diabo estava tentando impedir o plano divino de usar José para salvar Seu povo?

Em longo prazo, quem os irmãos realmente matariam se tivessem sido bem-sucedidos nos planos contra José?

VERSOS DA PERGUNTA -

2.B

(GN 15:12) E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão;e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. (GN 15:13) Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, (GN 15:14) Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. (GN 37:20) Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.

1 de 2

VERSOS DA PERGUNTA -

2.B

(EF 6:11) Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (EF 6:12) Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (GN 42:1) VENDO então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros? (GN 42:2) Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai -nos dali, para que vivamos e não morramos.

2 de 2

Comentário da Pergunta

2-b

(Primeira parte) – Satanás fez com que os irmãos de José intentassem com muita determinação matá-lo. Esse era o modo com que Satanás estava tentando impedir o plano Divino para José. Assim ele faz conosco hoje “matando” nossa esperança em Deus, nos induzindo a ir cada vez mais longe de Cristo.

(Segunda parte) – Os irmãos de José não sabiam, mas a fome castigaria a terra de Canaã, suas famílias (esposas, filhos, etc.) e seus pais (Jacó e suas esposas) estariam em perigo .

Comentarista: RAFAEL GALLIANI

2.C

Em seus esforços para arruinar o plano de Deus para José e sua família, que plano supremo o demônio estava tentando frustrar?

VERSOS DA PERGUNTA -

2.C

(GN 3:15) E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (GN 22:16) E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, (GN 22:17) Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;

1 de 2

VERSOS DA PERGUNTA -

2.C

(GN 22:18) E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. (GL 3:16) Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.

2 de 2

NOTA DA PERGUNTA – 2.C

“O assassínio de Abel foi o primeiro exemplo da inimizade que Deus declarou que existiria entre a serpente e a semente da mulher – entre Satanás e seus súditos e Cristo eSeus seguidores.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas),p. 77. “Levando Israel a este ousado insulto e blasfêmia dirigidos a Jeová [no Sinai, quando Moisés os encontrou adorando uma imagem de ouro], Satanás planejara efetuar a ruína do povo.

1 de 2

NOTA DA PERGUNTA – 2.C

Visto que se mostraram tão completamente degradados, tão insensíveis aos privilégios e bênçãos que Deus lhes oferecera, e aos seus próprios compromissos solenes e repetidos de fidelidade, o Senhor Se divorciaria deles, acreditava ele, e os votaria à destruição. Assim se asseguraria a extinção da descendência de Abraão, aquela descendência da promessa que deveria preservar o conhecimento do Deus vivo, e por meio da qual viria Ele, a verdadeira Semente, a qual deveria vencer Satanás. O grande rebelado havia projetado destruir Israel, e assim impedir o propósito de Deus.” — Ibidem, p. 335.

2 de 2

Comentário da Pergunta

2-C

Deus sempre teve seus representantes na terra, desde Abel até a 2ª vinda de Cristo, sempre houve e haverá os que representam Cristo perante o mundo. E ao atacar a família de Abraão e seus descendentes, Satanás queria frustrar os planos de Deus não deixando ninguém que representasse o Céu em meio às trevas do pecado.

Comentarista:

RAFAEL GALLIANI

3. Terça Feira

A BATALHA PELA ALMA

3.A

Sobre quem o Espírito de Deus atuou para salvar José da morte, e por que Deus escolheu esse irmão em particular?

VERSOS DA PERGUNTA -

3.A

(GN 37:19) E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor! (GN 37:20) Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. (GN 37:21) E ouvindo-o Ruben, livrou o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida.

1 de 2

VERSOS DA PERGUNTA -

3.A

(GN 37:22) Também lhes disse Ruben: Não derrameis sangue; lançai o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá lo das mãos deles e para torná -lo a seu pai. (GN 29:31) Vendo, pois, o SENHOR que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril. (GN 29:32) E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou -o Ruben; pois disse: Porque o SENHOR atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido.

2 de 2

NOTA DA PERGUNTA - 3.A

“[Os irmãos de José] Teriam executado seu intento, se não fosse Ruben. Ele se negou a participar do assassínio de seu irmão, e propôs que José fosse lançado vivo em uma cova, e ali deixado a perecer [...].” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas),p. 211. “Ruben pleiteou por José, mostrando, com claros argumentos, a culpa que repousaria sobre eles para sempre, e dizendo que a maldição de Deus viria sobre eles por tal crime.” — The Signs of the Times,18 de dezembro de 1879.

1 de 1

Comentário da Pergunta

3-A

Ruben foi usado pelo Espírito Santo à persuadir seus irmãos a não tirar a vida de José, ele Ruben era filho de Léia a esposa desprezada, e Deus deu a ela filhos para que ela se sentisse amada por Jacó, e acredito eu, que a alegria e os sentimentos de Léia por esse filho, ainda no ventre, contribui para Ruben formar um intelecto e emocional de benevolência e amor, tinha uma mente mais aberta a sentimentos de misericórdia, e isso deu possibilidades melhores ao Espírito Santo, tanto é que ele se negou a participar do plano dos irmãos, pensando nas consequência dos sentimentos do seu velho Pai ao receber a notícia, e bolou um segundo plano na intenção de livrar José.

Comentarista:

RODRIGO SIMÃO

3.B

Qual era o plano de Deus para José nesse momento? Qual era o plano de Ruben?

VERSOS DA PERGUNTA -

3.B

(SL 105:16) Chamou a fome sobre a terra, quebrantou todo o sustento do pão. (SL 105:17) Mandou perante eles um homem, José, que foi vendido por escravo; (GN 37:22) Também lhes disse Ruben: Não derrameis sangue; lançai o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá lo das mãos deles e para torná -lo a seu pai.

1 de 1

NOTA DA PERGUNTA – 3.B

“Rúben propôs que o jogassem vivo num buraco e que fosse ali deixado a perecer, pretendendo tirá -lo depois de modo privado e devolvê lo ao pai.” — Ibidem.

1 de 1

Comentário da Pergunta

3-b

Deus usaria José com um libertador da fome, do mundo da época, mais ele teve que ser provado e assim o foi na honestidade, castidade, paciência e desenvolvimento intelectual, tudo que José fazia era como feito para Deus, dentro da sua esfera fazia em excelência paciência e amor, apesar de duras provas mantinha o olhar firme no Deus que acreditava. Uma das mais preciosas características de José era a paciência, qualidade que é necessária aqueles que querem ser usados por Cristo e habitar com ele.

Rúben mostra amor por seu pai e sua família, em elaborar em sua mente um plano para poupar José, ele foi usado por Deus até onde Deus queria usa -lo, seu plano, apesar de nobre, não era de todo necessário, porém ele foi um exemplo de procurar preservar o próximo e a lei de Deus mesmo em circunstancias adversas.

Comentarista:

RODRIGO SIMÃO

3.C

Com que outro irmão Deus teve de trabalhar então para executar Seu plano, e por que teve de assegurar-Se de que Rúben não estivesse por perto naquela hora?

VERSOS DA PERGUNTA -

3.C

(GN 37:25) Depois assentaram se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade ; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá -los ao Egito. (GN 37:26) Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue? (GN 37:27) Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas , e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.

1 de 2

VERSOS DA PERGUNTA -

3.C

(GN 37:28) Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas , os quais levaram José ao Egito. (GN 37:29) Voltando, pois, Rúben à cova, eis que José não estava na cova; então rasgou as suas vestes. (GN 37:30) E voltou a seus irmãos e disse: O menino não está; e eu aonde irei?

2 de 2

NOTA DA PERGUNTA – 3.C

“Tendo persuadido todos a consentirem nesse plano, Rúben deixou o grupo, receando que não pudesse dominar seus sentimentos, e fossem descobertas suas verdadeiras intenções. [...] Judá propôs então vender seu irmão àqueles mercadores gentios [ismaelitas ], em vez de deixá -lo a morrer. Ao mesmo tempo em que ele seria eficazmente posto fora do caminho, permaneceriam limpos do sangue dele; 'porque', argumentou, 'ele é nosso irmão, nossa carne' (Gênesis37:27). Todos concordaram com essa proposta, e José foi rapidamente tirado da cova.

1 de 2

NOTA DA PERGUNTA – 3.C

[...] Rúben voltou ao fosso, mas José não estava ali. Alarmado e censurando a si mesmo, rasgou seus vestidos e procurou os irmãos, exclamando: 'O moço não aparece, e eu, aonde irei?' (Gênesis 37:30). Sabendo da sorte de José, e que agora seria impossível recuperá -lo, Rúben foi induzido a unir-se aos demais na tentativa de ocultar o crime.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas),pp. 211 e 212.

2 de 2

Comentário da Pergunta

3-C

Deus tem planos para os seres humanos e aqueles que horam sua lei e seus ensinamentos, como no caso de Judá obedecendo ao mandamento não matarás e influenciando a seus irmão a não faze-lo , tem um galardão maior, o cetro nunca se ausentou da tribo de Judá enquanto Israel existiu e a maior benção do universo, que é CRISTO JESUS, descende da tribo de Judá.

Comentarista:

RODRIGO SIMÃO

4. Quarta Feira

NOSSO PROTETOR

4.A

Embora José estivesse longe da proteção de seu pai terreno,quem ainda estava com ele?

VERSOS DA PERGUNTA -

4.A

(GN 39:2) E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu SENHOR egípcio. (SL 103:13) Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem.

1 de 1

NOTA DA PERGUNTA - 4.A

“Os irmãos de José se gabaram de estarem tomando um rumo que com certeza preveniria o cumprimento dos estranhos sonhos de José. Mas o Senhor controlava os acontecimentos e levou a cruel conduta dos irmãos de José a trazer o cumprimento dos sonhos que eles trabalhavam para frustrar. José foi grandemente afligido por estar separado do pai, e sua mais dolorosa tristeza era pensar no sofrimento daquele. Mas Deus não deixou que José fosse ao Egito sozinho. Anjos prepararam o caminho para a sua recepção.” — The Spirit of Prophecy, vol. 1, pp. 130 e 131.

1 de 1

Comentário da Pergunta

4-A

Em vários momentos da nossa vida nos sentimos sós,parece que todos nos abandonaram, José passou por esta experiência, afastado de seu Pai terreno e totalmente abandonado pelos seus irmãos ele poderia ter se desesperado e até comprometido sua fé, mas a bíblia nos apresenta o segredo que o manteve firme: GÊNESIS 39:2 O Senhor era com José.....você esta se sentindo só, abandonado? então aplique este verso para sua vida e diga: O Senhor é comigo e siga em frente rumo a vitória!!!

Comentarista: NEEMIAS TENÓRIO

4.B

O que sempre precisamos ter em mente com relação ao controle e à jurisdição de Deus sobre toda vida humana?

VERSOS DA PERGUNTA -

4.B

(JÓ 2:3) E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó ? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa. (JÓ 2:4) Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

1 de 2

VERSOS DA PERGUNTA -

4.B

(JÓ 2:5) Porém estende a tua mão, e toca -lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! (JÓ 2:6) E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida. (SL 56:11) Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.

2 de 2

NOTA DA PERGUNTA – 4.B

“Estudai a história de José e de Daniel. O Senhor não impediu as armadilhas dos homens que procuravam fazer-lhes mal; mas conduziu todos os planos para o bem de Seus servos, que, no meio de provas e lutas, mantiveram a fé e a lealdade.” — Gospel Workers (Obreiros evangélicos),p. 477.

1 de 1

Comentário da Pergunta

4-b

Na jornada da vida passamos por muitas tribulações representadas por dificuldades no lar, dificuldades materiais e até mesmo espirituais e Deus muitas vezes permite estas situações para lapidar o nosso caráter, são obreiras de Deus, precisamos então entender os planos do Senhor para as nossas vidas e perguntarmos: Querido Pai o que queres que eu aprenda?

Comentarista: NEEMIAS TENÓRIO

4.C

Que certeza um crente em Cristo pode ter do cuidado de Deus por ele?

VERSOS DA PERGUNTA -

4.C

(JO 10:27) As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço -as, e elas me seguem; (JO 10:28) E dou lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (JO 10:29) Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá las da mão de meu Pai. (1PE 5:6) Humilhai vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; (1PE 5:7) Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

1 de 1

NOTA DA PERGUNTA – 4.C

“Cristo diz ao homem: És Meu. Comprei te. Agora és apenas uma pedra rústica; mas se te colocares em Minhas mãos, Eu te polirei, e o lustre com que hás de brilhar trará honra ao Meu nome. Homem algum te arrebatará de Minha mão. Far-te-eiMeu tesouro particular. No dia de Minha coroação, serás uma joia na Minha coroa gloriosa.” — In Heavenly Places (Nos lugares celestiais),p. 267.

1 de 2

NOTA DA PERGUNTA – 4.C

“A segurança presente e eterna dos homens é seu Fiador, Jesus Cristo, o Justo. Ninguém será capaz de arrancar de Suas mãos aquele que crê. [...] Mantendo -se o amor de Deus no coração, o amor ao mundo é afastado, e somos edificados na santíssima fé.” — The Youth’s Instructor,17 de fevereiro de 1898.

2 de 2

Comentário da Pergunta

4-C

Estamos vivendo no século da ansiedade, ansiedade que causa diversas enfermidades e Jesus já previu que isto iria acontecer qundo disse : ....não andeis ansiosos...(MT 6:25). E ansiedade causa preocupações e preocupações nos deixam fracos, voce esta ansioso por alguma coisa? escute o conselho de Pedro: Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós (I PEDRO 5:7) E assim como José deixemos que Deus faça a obra de transformar a nossa vida de pedra rústica em uma vida de pedra preciosa.

Comentarista: NEEMIAS TENÓRIO

5. Quinta Feira

COOPERANDO COM DEUS

5.A

Qual é a promessa aos que põem a confiança em Deus, assim como fez José?

VERSOS DA PERGUNTA -

5.A

(SL 37:4) Deleita te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. (SL 37:5) Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. (PV 3:5) Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. (PV 3:6) Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

1 de 1

NOTA DA PERGUNTA - 5.A

“Apresentai cada plano a Deus com jejum, [e] com coração humilde diante do Senhor Jesus, e entregai vossos caminhos ao Senhor. A promessa segura é: Ele endireitará as tuas veredas. Seus recursos são infinitos. O Santo de Israel, que chama os anjos celestes pelo nome e mantém as estrelas do céu na sua posição, Ele vos tem sob o Seu cuidado.

1 de 2

NOTA DA PERGUNTA - 5.A

[...] Gostaria que todos pudessem reconhecer quantas possibilidades e probabilidades há para todos os que fazem de Cristo a sua suficiência e sua confiança. A vida que está escondida com Cristo em Deus sempre tem um refúgio; pode dizer: 'Posso todas as coisas nAquele que me fortalece.' (Filipenses 4:13).” — Country Living,p. 28 (Vida no campo, p. 41).

2 de 2

Comentário da Pergunta

5-A

Sem duvida Deus nos deixa uma grande promessa irmãos, assim como Ele abençoou Jose por ser fiel a sua palavra,Deus também tem grandes bênçãos para você. Creia nessa promessa. A Palavra de Deus nos diz: Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Que Deus vos abençoe.

Comentarista: EVERTON MARTINS

5.B

Na jornada cristã, o que devemos operar, e como?

VERSOS DA PERGUNTA -

5.B

(FP 2:12) De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; (FP 2:13) Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

1 de 1

NOTA DA PERGUNTA – 5.B

“Nenhuma pessoa consegue, por si mesma, operar a sua salvação, e Deus tampouco pode realizar essa obra pela pessoa sem a sua cooperação. Todavia, quando o homem atua sinceramente, Deus age com ele, dando lhe o poder para se tornar filho de Deus.” — Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 6, p. 372. “Deus e o ser humano devem cooperar. Todos devem operar exteriormente aquilo que Deus opera interiormente.” — To Be Like Jesus,p. 120.

1 de 2

NOTA DA PERGUNTA – 5.B

“ Significa tudo para nós operar nossa própria salvação com temor e tremor. Deus opera em nós o querer e o executar segundo o Seu beneplácito. Se O deixarmos agir, Ele agirá. Nossa recompensa no Céu depende de nosso caminhar diário e nossa conversação aqui. Podemos ser cristãos aqui. E para ser um cristão não é necessário que vivamos em depressão, queixando nos por não podermos seguirnossos próprios caminhos. Se somos cristãos de fato, Cristo é estabelecido emnós, a esperança da glória.” — The Upward Look,p. 204 (Olhando para o alto, p. 198).

2 de 2

Comentário da Pergunta

5-b

Devemos operar a nossa salvação.Operar a salvação é uma atitude que devemos ter em nosso dia-a-dia. Como?

Permitindo que DEUS

Comentarista:

habite em nós através do Espírito Santo.