Transcript Slide 1
III Jornada Científica do IFMG - Campus Formiga
Prof. Carlos Bernardes R. Jr. - IFMG
Agilizar vendas, controlar o fluxo de negócios e conhecer bem os clientes é a meta de qualquer organização, independentemente do tamanho da empresa.
Como fazer?
Utilizando métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representem informação para a empresa e/ou clientes.
Software Sistemas desenvolvidos para dar suporte a esse tipo de problema - Controle financeiro; - Controle de bancos (remessas de boletos); - Controle de Caixa (fluxo); - Clientes (CRM); - Fornecedores (cotação, prazo, etc); - Industrialização.
Software Legislação Fiscal -Os sistemas devem ser homologados pelos órgãos credenciados pelo Estado; - Devem obedecer a critérios rígidos da regulamentação; - Devem dispor de várias funcionalidades obrigatórias.
Software Legislação Fiscal - O PAF-ECF e o Sistema de Gestão ou de Retaguarda não devem possibilitar ao usuário possuir informação contábil diversa daquela que é, por lei, fornecida à Fazenda Pública, conforme inciso V do art. 2º da Lei 8.137/90.
- O PAF-ECF deve ser instalado de forma a possibilitar o funcionamento do ECF independentemente da rede, ainda que eventualmente, exceto quando destinado à utilização exclusiva para o transporte de passageiros.
Software Legislação Fiscal - O PAF-ECF deve comandar a impressão, no ECF, do registro referente à mercadoria ou serviço, concomitantemente à indicação no dispositivo que possibilite a visualização do registro, exceto se, a critério da unidade federada, mediante parametrização, o PAF-ECF.
Emissor de Cupom Fiscal (ECF)
Software Legislação Fiscal - A emissão de cupom fiscal pelo ECF automatiza o processo de emissão de NF (série consumidor); - A integração do PAF-ECF permite lançamentos financeiros para a empresa; - Os lançamentos permitem melhor gerenciamento da empresa; - Reduzem o tempo tanto da emissão NF, como do envio mensal de informações para o fisco.
Software Legislação Fiscal - O uso obrigatório de ECF, atualmente, é para empresas que faturem mais de R$120.000,00 ao ano; - Pode ser usado de forma espontânea, ouvido o fisco.
Algumas Especificações do ECF - Placa Controladora Fiscal (PCF): conjunto de recursos internos ao ECF, que concentra as funções de controle fiscal; -Memória de Fita-detalhe (MFD): recursos de hardware, internos ao ECF, para armazenamento dos dados necessários à reprodução integral de todos os documentos emitidos pelo equipamento, dispensada a Leitura da Memória Fiscal e que adicionalmente: a) não permitam o apagamento e a modificação de dados; b) permitam a reprodução dos dados armazenados para arquivo em meio eletrônico; c) permitam a impressão de segundas vias dos documentos originalmente emitidos;
Algumas Especificações do ECF - possuir dispositivo semicondutor de memória não volátil para armazenamento da Memória Fiscal; - dispositivo de relógio de tempo-real, com capacidade de funcionamento ininterrupto por um período mínimo de 1440h na ausência de energia elétrica de alimentação; (60 dias) - totalizador tributado pelo ICMS; (demais totalizadores) - Desconto; - Acréscimo; - No caso de ECF, no computador a ele interligado ou integrado não poderá permanecer instalado outro programa aplicativo específico para registro de operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços, que não seja o autorizado para uso e identificado no formulário previsto ;
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Criação da NF-e: 30 de setembro de 2005
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) -O ECF emite NF para consumidor; - Considera-se Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar operações e prestações, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pela administração tributária da unidade federada do contribuinte, antes da ocorrência do fato gerador.
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) -o arquivo digital da NF-e deverá ser elaborado no padrão XML (Extended Markup Language); - A transmissão do arquivo digital da NF-e deverá ser efetuada via Internet, por meio de protocolo de segurança ou criptografia, com utilização de software desenvolvido ou adquirido pelo contribuinte ou disponibilizado pela administração tributária.
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) -O DANFE não é a NF-e; - O XML deve ser enviado obrigatoriamente para o comprador; - Quem emite a NF-e deve armazenar o XML por, no mínimo, 5 anos.
XML
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Quem deve emitir?
- Empresas cujo ramo de atividade esteja previsto na legislação; - Demais empresas que optarem voluntariamente; - Especialmente cadeias da base de distribuição (atacadistas e industrias).
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ISS (Municipal)
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ISS (Municipal)
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ISS (Municipal)
Equipamentos para Automação Comercial Código de Barras EAN-13 o mais conhecido e utilizado mundialmente. A estrutura numérica do código (que geralmente fica abaixo das barras) representa as seguintes informações (tomando se como exemplo o código 7898357411548):
Equipamentos para Automação Comercial Código de Barras
789 835741 154 8
-os 3 primeiros dígitos representam o prefixo da organização responsável por controlar e licenciar a numeração no país; - os próximos dígitos, que podem variar de 4 a 7, representam a identificação do fabricante ou empresa proprietária da marca do produto; - os dígitos 154 representam a identificação do produto, e são atribuídos pelo fabricante; o último dígito 8 é chamado de dígito verificador e auxilia na segurança da leitura.
Equipamentos para Automação Comercial Código de Barras
Curiosidades
- Às 8:01 da manhã de 26 de junho de 1974, um cliente do supermercado Marsh's no estado de Ohio, fez a primeira compra de um produto com código de barras. Era um pacote com 10 chicletes.
- Isso deu início a uma nova era na venda a varejo, acelerando os caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do estoque. O pacote de chiclete ganhou seu lugar na história e está atualmente em exibição no Museu de História da América.
Equipamentos para Automação Comercial Código de Barras
Equipamentos para Automação Comercial Quick Response Code (QR Code) - Numérica - Max. 7.089 caracteres - Alfanumerica - Max. 4.296 caracteres - Binário (8 bits) - Max. 2.953 bytes filme
Equipamentos para Automação Comercial RFID -Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio Frequency IDentification" ) - é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID
Equipamentos para Automação Comercial RFID Aplicações
Hospitalares
- poderá transmitir seu número e automaticamente acessar um completo registro de sua saúde. Funcionários do hospital, remédios e equipamentos também podem ser etiquetados, criando um potencial de administração automática, reduzindo erros e aumentando a segurança.
Equipamentos para Automação Comercial RFID Aplicações
Veículos
- O RFID também é utilizado para propor maior agilidade em pagamento de pedágios e estacionamentos de shoppings.
Implantes humanos
- Implantes de chips RFID usados em animais agora estão sendo usados em humanos também. Uma experiência feita com implantes de RFID foi conduzida pelo professor britânico de cibernética Kevin Warwick, que implantou um chip no seu braço em 1998.
Equipamentos para Automação Comercial RFID Aplicações
Uso em bibliotecas
- Em bibliotecas e centros de informação, a tecnologia RFID é utilizada para identificação do acervo, possibilitando leitura e rastreamento dos exemplares físicos das obras.
Identificação Animal
- Este tipo de sistema usado na identificação dos animais ajuda no gerenciamento dos mesmos entre as companhias, no controle de epidemias e garantia de qualidade e procedência.
Equipamentos para Automação Comercial RFID Aplicações
Manutenção
- informações precisas e atuais sobre os objetos; - transferência em tempo real das informações dos incidentes críticos e acesso rápido as bases de conhecimento necessárias para a solução do problema.
- Caso (Boeing); - Questões éticas e de privacidade; - Cientistas da Universidade de Amsterdam, na Holanda, conseguiram criar um vírus capaz de se auto-replicar por meio de etiquetas RFID.
Equipamentos para Automação Comercial RFID Filme
Brasil Id
Sistema Nacional de Identificação, Rastreamento, e Autenticação de Mercadorias e baseia-se na tecnologia RFID.
-Cooperação técnica firmada em 31 de agosto de 2009 entre o MCT, as Secretarias de Fazenda dos Estados através do CONFAZ e a Receita Federal; -Desenvolver e implantar uma infra-estrutura tecnológica de hardware e software que garanta a identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias produzidas e em circulação pelo Brasil, com a utilização de chips RFID, visando padronizar, unificar, interagir, integrar, simplificar, desburocratizar e acelerar o processo de produção, logística e de fiscalização de mercadorias pelo país.
- http://www.brasil-id.org.br
III Jornada Científica do IFMG - Campus Formiga
“Sabedoria é a arte de provar e degustar a alegria, quando ela vem. Mas só dominam essa arte aqueles que têm a graça da simplicidade. Porque a alegria só mora nas coisas simples.” Rubem Alves