TESTEMUNHO DO SERVIÇO DE IMUNOHEMOTERAPIA HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA “SATISFAÇÃO DO UTENTE / CLIENTE” E.
Download ReportTranscript TESTEMUNHO DO SERVIÇO DE IMUNOHEMOTERAPIA HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA “SATISFAÇÃO DO UTENTE / CLIENTE” E.
TESTEMUNHO DO SERVIÇO DE IMUNOHEMOTERAPIA HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA
“SATISFAÇÃO DO UTENTE / CLIENTE”
E. Evangelista; A. Ferreira; S. Ribeiro; E.Lapenha; E.Feliz; A. Santos; C.Mota: S. Nunes
HCVP - SIH Junho 2004 1
INTRODUÇÃO
A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) segundo a norma de 2001. A referência NP ISO 9002:1995, teve lugar durante o ano de Certificação, concedida pela entidade certificadora APCER foi alcançada a 27 de Julho do mesmo ano. Uma vez implantado, passou a exigir um trabalho contínuo de actualização permanente, maior responsabilidade, contribuindo assim para uma contínua melhoria do produto final, ou seja, a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.
A Auditoria de Transição segundo a norma NP ISO 9001:2000 realizou-se a 04 de Fevereiro de 2004 com sucesso, que permitiu a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade, visando também o aumento da Satisfação do Cliente.
HCVP - SIH Junho 2004 2
APCER COMO ENTIDADE CERTIFICADORA
A APCER (Associação Portuguesa de Certificação), acreditada pelo IPQ (Instituto Português da Qualidade) e pela ENAC, Entidade Acreditadora Espanhola, presta serviços credíveis de Certificação de Sistemas de Gestão e Pessoas.
A APCER é a Entidade Portuguesa representante da Rede Internacional de Entidades Certificadoras IQNET (The Internacional Certification Network), que permite o Reconhecimento Internacional das entidades certificadas pela APCER.
HCVP - SIH Junho 2004 3
POLÍTICA DE GESTÃO
O HCVP é uma unidade hospitalar que além da prestação de serviços de saúde de qualidade, visa a plena satisfação das necessidades e expectativas dos seus utentes / clientes, através de adequados meios técnicos, estruturais e humanos, onde se encontra perfeitamente inserido o Serviço de Imunohemoterapia - SIH.
HCVP - SIH Junho 2004 4
CAMPO DE APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DO SIH
O SGQ, elemento chave da serviço aplica-se: continuação do sucesso e do crescimento do
Testes pré-transfusionais;
Preparação e fornecimento de componentes sanguíneos para a transfusão;
Consulta, programação e colheita para transfusão autóloga;
Análises no âmbito da imunohematologia eritrocitária;
Consultas na especialidade de Imunohemoterapia;
Execução de flebotomias terapêuticas.
HCVP - SIH Junho 2004 5
PLANEAMENTO E REALIZAÇÃO DOS PROCESSOS ( S.G.Q.)
Esta norma promove a suas adopção de uma abordagem por
processos
e interacções, geridos de modo a que as organizações não se concentrem na mera execução de tarefas, mas sim no planeamento e gestão dos processos, de modo a atingir os resultados desejados que permitem assegurar a Satisfação do Cliente.
Através da análise dos resultados obtidos, as organizações deverão identificar oportunidades de melhoria e definir acções com vista à sua concretização.
HCVP - SIH Junho 2004 6
O QUE É UM PROCESSO NO CAMPO DA GESTÃO?
Um
processo
é um conjunto integrado e inter-relacional de actividades realizadas por uma ou diversas áreas funcionais que, a partir de uma ou mais entradas, geram um resultado (saída) perfeitamente dirigido, que representa valor acrescentado.
HCVP - SIH Junho 2004 7
PROCESSOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DO SIH
FLUXOGRAMAS
Processo de Consulta / Colheita Processo de Componentes Sanguíneos Processo de Análises Imunohematológicas HCVP - SIH Junho 2004 8
INTERACÇÕES DOS PROCESSOS
Destruição Componentes Relatório Requisição Sangue Requisição PROCESSO CONSULTA / COLHEITA Pedido Análises PROCESSO ANÁLISES IMUNOHEMATOLÓGICAS PROCESSO COMPONENTES SANGUÍNEOS Resultados Análises Componentes Administrados
HCVP - SIH Junho 2004 9
Início
PROCESSO DE CONSULTA / COLHEITA
Relatório / Orientação Diagnóstico Terapêutico Análise Requisição Médico / Guia Admissão Utente Externo Consulta Autóloga Ficha Auto Transfusão Mapa Auto Transfusão / Sistema Informático PROCESSO CONSULTA / COLHEITA Colheita Flebotomia Colheita Saco Colheita Destruição Saco Colheita Etiqueta Identificação / Sistema Informático PROCESSO Componentes Sanguíneos
HCVP - SIH Junho 2004
Tudo EDTA Plasma Congelado PROCESSO Análises Imunohematológicas
10
PROCESSO DE COMP. SANGUÍNEOS
Devolver / Inutilizar Não Sim Ok?
Identificação Entrada PROCESSO COMPONENTES SANGUÍNEOS Aquisição do Componente Requisição de Sangue Registo no Sist. Informático Já tem Grupo?
Sim Armazenamento Não Processo Análises Imunohematológicas (Grupagem / PAI) Processo Consulta/Colheita Não Existe em Stock?
Sim Processo Análises Imunohematológicas (Testes Compatibilidade) Prazo de Validade Ultrapassado Inutilizar Compatível?
Sim Devolvido / Registo Sist. Informático Não Administrado?
Fim Sim Registo no Sist. Informático Identificação para envio
HCVP - SIH Junho 2004 11
Pedido de Análises Verificação da Amostra/Requisição Executado no SIH?
Sim Registo Não Execução das Análises
PROCESSO DE ANÁLISES IMUNOHEMATOLÓGICAS
Fim Processo Consulta/Colheita PROCESSO ANÁLISES IMUNOHEMATOLÓGICAS Processo de Componentes Sanguíneos Registo de Resultados Primeira vez?
Não Envio dos Resultados / Processo de Componentes Sanguíneos Sim Confirmação Resultado
HCVP - SIH Junho 2004 12
MEDINDO E MELHORANDO A SATISFAÇÃO DO CLIENTE
O Serviço de Imunohemoterapia monitoriza a satisfação dos seus clientes utilizando para o efeito, inquéritos de satisfação, reclamações e sugestões.
Os dados recolhidos são analisados e tratados estatísticamente para estabelecimento de objectivos que conduzem à melhoria da satiafação do cliente, uma das mais importantes ferramentas de auxílio à gestão.
Os resultados das
de satisfação,
avaliações são apresentados de forma que quantifica a
percentual
ou
grau
distribuição das respostas através da ponderação entre o número delas e os pesos atribuídos para cada item.
As reclamações e sugestões são registadas no livro de ocorrências, de modo a proceder-se posteriormente à sua análise, definição das correcções quando pertinente e implementar acções correctivas ou preventivas.
HCVP - SIH Junho 2004 13
OBTENÇÃO DE DADOS ÚTEIS E CONFIÁVEIS
O Cliente Satisfeito necessidades é aquele que percebe que o atendimento de suas é pelo menos igual ao que se esperava: Atendimento de Qualidade Em tempo útil Com eficácia e com humanidade Classificação de Clientes: Internos - pertencem à organização; Externos não pertencem à nossa organização.
HCVP - SIH Junho 2004 14
AVALIAÇÃO DO SERVIÇO PRESTADO Inquérito de satisfação aos outros Serviços (Clientes Internos) (Setembro de 2003 / Novembro de 2003)
HCVP - SIH Junho 2004 15
HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA SERVIÇO DE IMUNOHEMOTERAPIA Inquérito de eficácia A preencher: Médico Enfermeiro
Agradece se que expresse a sua opinião sobre a actividade deste Serviço utilizando a escala de avaliação que se segue: Escala de Avaliação: 1-Insuficiente 2-Suficiente 3-Bom 4-MuitoBom
Itens de Avaliação:
Qualidade da comunicação............................................... Resposta atempada dos pedidos solicitados..................... Resultados clínicos da utilização dos componentes..........
sanguíneos enviados 1 1 1 2 2 2 3 3 3 4 4 4
Sugestões:
...............................................................................................................
...............................................................................................................
Local de envio:
..................
Data:
......./....../........
Reenvie por favor ao Serviço de Imunohemoterapia
HCVP - SIH Junho 2004 16
RESULTADOS EM FORMA PERCENTUAL
ENFERMEIROS Qualidade da comunicação Resposta atempada dos pedidos solicitados Resultados clínicos da utilização dos componentes sanguíneos enviados Percentagem 64% 69% 69% INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS Média 2,9 3,1 3,1
A maior parte dos comentários revelaram satisfação pela resposta do serviço.
Alguns enfermeiros da UCI sugerem diminuição da demora dita burocrática em favor de um mais rápido _ envio dos componentes.
Relativamente à comunicação com os enfermeiros foi estabelecido um Objectivo da Qualidade que está em curso como Plano de Acção: Uma das
“Aumentar a Qualidade da Comunicação de 64% para 75%.”
acções implementadas constou da distribuição pelos colaboradores do serviço de um trabalho com o A título
“Boas Práticas do Atendimento”
que já causou algum efeito positivo em termos de melhoria.
avaliação será feita com a repetição do inquérito em Outubro de 2004.
MÉDICOS Qualidade da comunicação Resposta atempada dos pedidos solicitados Resultados clínicos da utilização dos componentes sanguíneos enviados Percentagem 84% 96% 91% Média 3,5 3,9 3,7
HCVP - SIH Junho 2004 17
AVALIAÇÃO DO SERVIÇO PRESTADO Inquérito de satisfação aos utentes que não pertencem à organização (Clientes Externos) (iniciado muito recentemente, por esta razão não temos quantificação)
HCVP - SIH Junho 2004 18
HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA SERVIÇO DE IMUNOHEMOTERAPIA Solicita se aos utentes o preenchimento deste Inquérito O nosso muito obrigado pela colaboração
Dirige-se ao SIH (S. Sangue) por que motivo?
Colher sangue para análises.......
Doente de Autotransfusão..........
Para sangria................................
Escala de avaliação: 1-Muito Bom 2-Satisfeito 3-Pouco Satisfeito
Atendimento telefónico.......................................................................... 1 2 3 Sistema de marcação de consulta........................................................ 1 2 3 Médico 1 2 3 Amabilidade dos profissionais Técnico 1 2 3 Médico 1 2 3 Competência e eficácia das intervenções Médico 1 2 3 Técnico 1 2 3 Tempo de espera Técnico 1 2 3
Sugestões:
...............................................................................................................................
...............................................................................................................................
Data:
......./....../........
HCVP - SIH Junho 2004 19
CONCLUSÃO
A aplicação da NP EN ISO 9001:2000 conduz a benefícios nas organizações de serviços de saúde.
O SIH melhora a qualidade dos serviços prestados através da introdução de alterações nos processos, com vista ao aumento de valor acrescentado para todas as partes interessadas. Contribui para a melhoria da imagem das organizações, e para o aumento da confiança dos utentes / clientes.
Clientes satisfeitos aumentam o valor da organização.
HCVP - SIH Junho 2004 20
“Apercebi-me de que quando trato bem os Clientes, os benefícios sobem.”
STANLEY MARCUS
HCVP - SIH Junho 2004 21