Educacao Ambiental

Download Report

Transcript Educacao Ambiental

Disciplina: Educação Ambiental

• • •

Ementa:

Epistemologia da Educação Ambiental, seus antecedentes históricos e as relações do homem com a natureza. Educação Ambiental de forma holística e em âmbito interdisciplinar, enfocando o papel da educação para a construção de sociedades sustentáveis. Conceito de sustentabilidade e desenvolvimento de discussões em âmbitos sociais, econômicos e ambientais, visando a orientação dos recursos humanos para a pesquisa, aplicação e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental.

• • • •

Objetivos:

Propiciar ao acadêmico a integração de conhecimentos aptidões, valores, atitudes e ações para que possam atuar com responsabilidade em seu espaço de vivência. Apresentar os antecedentes históricos da Educação Ambiental.

Analisar e criticar as práticas educativas, na dimensão ambiental, adotadas em escolas, empresas, associações de bairro e unidades de conservação. Desenvolver a capacidade de compreensão da temática ambiental de forma holística e no âmbito interdisciplinar, enfocando o papel da educação para a construção de sociedades sustentáveis.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM BREVE HISTÓRICO

Dra. SUSANE CHANG

Qual o conceito de ambiente?!

AMBIENTE: CONCEITO

“ É a totalidade do planeta e os elementos que o compõem: físicos, químicos e biológicos, tanto naturais quanto os artificiais, tanto os orgânicos quanto os inorgânicos, nos distintos níveis de sua evolução, até o homem e suas formas de organização na sociedade, onde a rede de inter-relações existentes entre estes elementos se encontra em estreita dependência e influência recíprocas”. Germano Seara Filho, 1987.

Qual seria o conceito de homem?!

HOMEM: CONCEITO

É um dos elementos do ambiente, formado de partes: o biológico, o racional, o emocional, que estão em permanente integração e inter-relação entre si e com os outros elementos da natureza, nos diferentes níveis de sua evolução. Esta influência recíproca fez nascer o homem social, que ao incorporar todas estas dimensões alicerça a história da construção humana em estreita e contínua reciprocidade”.

Ana Lúcia Carneiro Leão e Lúcia Maria Alves, 2003.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL X GESTÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO PARA VIVER A GESTÃO AMBIENTAL

Educação ambiental: é um processo participativo, por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, adquirem conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conquista e manutenção do direito ao meio

ambiente ecologicamente equilibrado.

Gestão Ambiental: é um processo de mediação de interesses e conflitos entre atores sociais que agem sobre os meios físicos-natural e construído. Este processo de mediação define e redefine, continuamente, o modo como os diferentes atores sociais, através de suas práticas, alteram a qualidade do meio ambiente e também como se distribui na sociedade os custos e benefícios decorrentes da ação destes agentes.

Um pouco da história da Educação Ambiental (EA)...

Década de 60

• 1962 Livro “ Primavera Silenciosa” de Rachel Carson - alertava sobre os efeitos danosos de inúmeras ações humanas sobre o ambiente, como por exemplo o uso de pesticidas.

• 1968 - Nasce o Conselho para Educação Ambiental, no Reino Unido.

- Neste mesmo ano, surge o Clube de Roma, para estudo e análise da situação dos recursos naturais do planeta, que em 1972, produz o relatório “Os Limites do Crescimento Econômico” que estudou ações para se obter no mundo um equilíbrio global como a redução do consumo tendo em vista determinadas prioridades sociais.

Década de 70

• 1970 “Manifesto para Sobrevivência” onde insistiam que um aumento indefinido de demanda não pode ser sustentado por recursos finitos.

• 1972 - Conferência Internacional sobre o Ambiente Humano ONU/Estocolmo (Declaração sobre o Ambiente Humano ou Declaração de Estocolmo: “tanto as gerações presentes como as futuras, tenham reconhecidas como direito fundamental, a vida num ambiente sadio e não degradado”).

- A ONU criou um organismo denominado Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, sediado em Nairobi.

- A Universidade Federal do Rio Grande do Sul criou o primeiro curso de pós-graduação em Ecologia do país.

• 1975 - Encontro Internacional em Educação Ambiental – UNESCO- onde criou o Programa Internacional de Educação Ambiental – PIEA. - Carta de Belgrado: Estabelece metas e princípios da Educação Ambiental.

• 1976 Criação dos cursos de pós-graduação em Ecologia nas Universidades do Amazonas, Brasília, Campinas, São Carlos e o Instituto Nacional de Pesquisas Aéreas - INPA em São José dos Campos.

• 1977 Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, Tibilisi, Geórgia (ex URSS) – UNESCO: plano nacional e internacional.

Definiu-se os objetivos, as características da EA, assim como as estratégias pertinentes no • 1979 Realização do Seminário de Educação Ambiental para América Latina realizado pela UNESCO e PNUMA na Costa Rica.

Década de 80

• 1985 Parecer 819/85 do MEC reforça a necessidade da inclusão de conteúdos ecológicos ao longo do processo de formação do ensino de 1º e 2º graus.

• 1987

Congresso Internacional sobre Educação e Formação Relativas ao Meio

ambiente, Moscou, Rússia, promovido pela UNESCO.

• 1988 - Constituição da República Federativa do Brasil dedicou o Capítulo VI ao

Meio

Ambiente e no Art. 225, Inciso VI, determina ao “... Poder Público, promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino...” • 1989 Realização da 3º Conferência Internacional sobre Educação Ambiental para as Escolas de 2º Grau com o tema Tecnologia e Meio Ambiente, em Illinois/USA.

- Declaração de Haia, preparatório da Rio-92 - aponta a importância da cooperação internacional nas questões ambientais.

Década de 90

• 1990 - A Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, aprovada na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, realizada Jontien, Tailândia.

- ONU declara o ano 1990 como o Ano Internacional do Meio Ambiente.

• 1992 - Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento,

RIO -92.

- Criação da Agenda 21.

- Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.

• 1993 Portaria 773/93 do MEC, institui em caráter permanente um Grupo de Trabalho para EA.

• 1995 Foi criada a Câmara Técnica temporária de Educação Ambiental no Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA, determinante para o fortalecimento da Educação Ambiental.

• 1997

Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade:

Educação e Consciência Pública para a Sustentabilidade – Thessaloniki, 1997 onde houve o reconhecimento que, passados cinco anos da Conferência Rio-92 , o desenvolvimento da EA foi insuficiente...

• 1999 - Promulgada a Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

- Portaria 1648/99 do MEC cria o Grupo de Trabalho com representantes de todas as suas Secretarias par discutir a regulamentação da Lei nº 9795/99.

Lei nº 9795/99 – Política Nacional de Educação Ambiental

Art. 3.I

“ Como parte do processo educativo mais amplo, TODOS têm direito à educação ambiental, incumbindo: ao poder público, nos termos dos artigos 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do ambiente”.

A Política Nacional de Educação Ambiental determina que

compete:

Às instituições educativas: promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem; • Aos órgãos do SISNAMA: promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente; • Aos meios de comunicação: disseminação de informações e práticas educativas sobre o meio ambiente; • Às empresas: implementarem programas e atividades permanentes de educação ambiental.

• • • •

Educação Ambiental na Empresa: um rápido olhar

Sensibilização e capacitação para implementar uma política ambiental na empresa, que se tornará real através da adoção de um sistema de gestão ambiental; Identificação dos efeitos, aspectos e impactos ambientais gerados pelas atividades produtivas da empresa deve ser entendida por todos os funcionários e comunidade; Estímulo da participação de todos apresentação de soluções e propostas; os setores na Obtenção de certificação ambiental e sua manutenção, exigindo participação consciente dos funcionários, fornecedores, clientes e comunidade.

Qual a importância da Educação Ambiental?!

• A atual geração tem assistido a um intenso progresso tecnológico, que provoca graves consequências para vida no planeta. A preocupação com a degradação e exaustão dos recursos naturais deixa de ser tema apenas de movimentos ambientalistas, e passa a ser prioridade social em defesa da vida; • A Educação Ambiental vem somar esforços e ocupar espaço primordial na construção de um novo palco de vida como forma de expressão e mobilização, que levem criticamente à descoberta de novos valores, atitudes, gerando novos padrões éticos a serem construídos e vividos individual e coletivamente.

E AGUARDEM CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO...!