Critérios de raridade das Coleções Especiais da Biblioteca

Download Report

Transcript Critérios de raridade das Coleções Especiais da Biblioteca

CRITÉRIOS DE RARIDADE DAS COLEÇÕES ESPECIAIS DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa Praça da Liberdade, nº21, Funcionários Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Marina Nogueira Ferraz Eliani Gladyr da Silva

CRITÉRIOS DE RARIDADE DAS COLEÇÕES ESPECIAIS DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa Criada em 1954 pelo governador Juscelino Kubitschek e projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

CRITÉRIOS DE RARIDADE DAS COLEÇÕES ESPECIAIS DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA  Coleções Especiais têm a missão de preservar um acervo tido como patrimônio público precioso, e que requer um grau de proteção maior pela relevância, raridade, beleza e pelo seu conteúdo representativo da cultura universal.

 Acervo: composto exemplares.

por cerca de 85.784

CRITÉRIOS DE RARIDADE DAS COLEÇÕES ESPECIAIS DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA Formado pelas coleções:  Coleção Mineiriana,  Coleção de Obras Raras,  Coleção Memória Infantil Alexina Magalhães Pinto,  Coleção Patrimonial,  Coleção sobre Artes,  Coleção José Alcino Bicalho,  Coleção Rita Adelaide e  Hemeroteca Histórica.

COLEÇÃO MINEIRIANA

COLEÇÃO MINEIRIANA

 Criada pelo decreto n.º1.196, de 03 de agosto de 1969.

 Fazem parte do acervo a produção de autores mineiros, obras sobre Minas Gerais, sua história, letras, política, cultura, artes e ciências. A qualidade da Coleção confirma sua função de guardiã de parte significativa do patrimônio intelectual e cultural do Estado.

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO MINEIRIANA

 Livros mineiros; literários de autores  Exemplar autor mineiro.

com autógrafo, dedicatória de próprio punho de ROSA, João Guimarães.

Corpo de baile: (sete novelas). Rio de Janeiro: J. Olympio, 1956. 2v.

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO MINEIRIANA

 Livros de criação literária que tenham por assunto a realidade mineira, sejam ou não de autor mineiro; FRIEIRO, Eduardo. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Estudos Mineiros. Feijão, angu e couve: ensaio sôbre a comida dos mineiros. Belo Horizonte: Centro de Estudos Mineiros, [1966]. 293 p.

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO MINEIRIANA

 Tradução de obra de autor mineiro; RUBIÃO, Murilo. Dum u cervene slunecnice. [s.l.]: Odeon, 1986. 161 p. Traduzido do original em português: O pirotécnico Zacarias, A casa do girassol vermelho, O convidado.

OBRAS RARAS

  Acervo: 1.554 obras, publicadas entre os séculos XV e XIX. Segue os critérios sugeridos pela FBN.

MISSALE Romanum: Ex Decreto Sacrosancti Concilii Tridentini restitutum, .... .

Antuerpiae: Ex Typographia Plantiniana, 1716. Não paginado (foto Miguel Aum)

COLEÇÃO MEMÓRIA INFANTIL

 Acervo: cerca de 3.000 obras. OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. A bonequinha preta. 18. ed. Belo Horizonte: Editora Bernardo Álvares, 1968. 38 p.

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO MEMÓRIA INFANTIL  Cartilhas e livros de leitura do final do século XIX e início do século XX, em língua portuguesa e estrangeira.

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO MEMÓRIA INFANTIL  Livros traduzidos e adaptados para a infância.

SCHMID, Christoph von.

(Bibliotheca da Infancia )

Contos de Schimid

. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, [19--].

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO MEMÓRIA INFANTIL  Clássicos da Literatura Infantil em língua estrangeira.

COLEÇÃO PATRIMONIAL

  Livros nacionais e estrangeiros considerados especiais como primeiras edições, edições esgotadas, com dedicatórias de escritores, ilustrações e encadernações preciosas, dicionários, enciclopédias, tratados e obras relevantes e representativos da cultura universal em todas as áreas do conhecimento; Acervo: cerca de 50.685 livros .

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO PATRIMONIAL 

Primeiras edições.

AMADO, Jorge. .

Os pastores da noite.

São Paulo: Martins, [19--]. 320 p.

1º. ed.

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO PATRIMONIAL  Edições com tiragem limitada, de circulação restrita ou exemplares numerados.

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO PATRIMONIAL  Edições prefaciadas, comentadas ou ilustradas por personalidade importante para pesquisas e estudo sobre sua trajetória intelectual.

COLEÇÃO SOBRE ARTES

 Uma das mais completas coleções sobre artes existente em Minas Gerais, que se destaca pela qualidade gráfica de muitos dos seus livros;  Acervo: cerca de 6.914 exemplares;  História da arte, pintura, escultura, cinema, teatro, música, etc.

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO SOBRE ARTES  Livros de autores brasileiros que versem sobre a teoria da arte; ACQUARONE, F.; VIEIRA, A. de Queiroz.

Primores da pintura no Brasil:

introdução histórica e textos explicativos. Rio de Janeiro: [s.n.], [1942?]. 2 v.

com uma

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO SOBRE ARTES  Livros sobre artistas plásticos estrangeiros residentes e com produção artística realizada no Brasil;

CRITÉRIOS DA COLEÇÃO SOBRE ARTES  Catálogos de exposições coletivas que incluem artistas mineiros;

COLEÇÃO JOSÉ ALCINO BICALHO

GRATIAN,. .

canonuz.

Decreta partque siue cõcordia discortantiu

Nureberge: Antonij Koberger, 1493. 401 p.

(foto: Miguel Aum)   Formada pelo bibliófilo José Alcino Bicalho; Acervo: composto por 331 exemplares;  Destaca-se pelo precioso incunábulo de 1.493, publicado em Nuremberg, ricamente ilustrado com capitulares e iluminuras.

COLEÇÃO RITA ADELAIDE

CAMÕES, MONTEIRO,

Os

Luis José,; SILVA, Mendes Leal Joaquim

lusiadas.

de; BIEL, Edição GOMES Emilio; José da,.

critica commemorativa do terceiro centena Leipzig: Typographia Giesecke & Devrient, 1880. [10], lvi, [2], 375, xxxii,   Acervo: 1.258 volumes; Adquirida pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 1964 e alocada no Palácio da Liberdade até o início de 1997, foi transferida para a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa em 1997.  Obras com pequenas tiragens, edição fora do comércio, edição de tiragem limitada, obras com ilustrações e assinatura de artistas;

HEMEROTECA HISTÓRICA

HEMEROTECA HISTÓRICA  Compõe as Coleções Especiais da BPELB, e o acervo é formado por periódicos publicados em Minas Gerais e outros estados, a partir de 1825, incluindo exemplares raros e de grande relevância histórica e cultural.

 1.200 títulos de jornais e 586 títulos de revistas editados em Minas e principais cidades do país e do mundo.

CRITÉRIOS HEMEROTECA HISTÓRICA  CRITÉRIOS PROPOSTOS PELA BN.

 Jornais e revistas publicados em Minas Gerais e/ou que tenham relevância cultural no contexto do Estado.  Ex: Revista

Alterosa

ALTEROSA: a revista da família brasileira. Belo Horizonte: Sociedade Editora Alterosa,1939-1964.

CRITÉRIOS HEMEROTECA HISTÓRICA  Periódicos editados no Brasil e no estrangeiro, que digam da cultura, arte, história, literatura e áreas afins. Ex: Revistas:

O Cruzeiro, Manchete, Fon-Fon

;

CRITÉRIOS DE RARIDADE DAS COLEÇÕES ESPECIAIS DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA “Através de contratação de especialistas ou da criação de comissões internas, a definição dos critérios de raridade para seleção dos acervos é de extrema importância para que cada coleção construa sua própria identidade”.

OBRIGADA!

[email protected]

[email protected]

[email protected]

(31) 3269-1209 (31) 3269-1214