aee - SEAC Escola de Educação Profissional

Download Report

Transcript aee - SEAC Escola de Educação Profissional

AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM SURDEZ

Cleusa Santos Haetinger [email protected]

AEE …

 oferece reconhecimento das potencialidades e capacidades, oportunidades favorecendo para o o pleno desenvolvimento e a aprendizagem;  construção e reconstrução de vivências e experiências estabelecendo uma teia de relações no processo de informações;  Metodologia vivencial de aprendizagens (processo investigativo);

AEE…

 práticas articuladas que levem o aluno a aprender a aprender, numa abordagem bilíngue;   Ambiente de aprendizagem que potencialize a capacidade de pensar de cada um, questionar e entrar em conflito com novas idéias; uso de recursos e materiais diversificados;

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO AEE…

 parte dos contextos de aprendizagem definidos pelo professor da sala regular envolvendo os conteúdos curriculares;  o professor do AEE desenvolve atividades complementares;

PLANO AEE

 inicia-se com o estudo de caso das habilidades e necessidades educacionais específicas do aluno;  busca vencer as barreiras enfrentadas no processo de escolarização;

AEE em LIBRAS

     fornece uma base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula; ocorre no horário oposto ao da escolarização; possibilita a ampliação da relação dos alunos com o conhecimento; parceria com os professores da sala regular; estudo de termos científicos próprio das áreas específicas em Libras;

 Identificação, organização e produção de recursos didáticos acessíveis a serem utilizados para ilustrar as aulas na sala de aula regular e no AEE, além de estratégias de dramatização e outras que contribuam para a formação de diferentes conceitos;

 os recursos visuais são essenciais;  uso de diversos materiais dispostos em murais, livros, painéis, fotos sobre os conteúdos, etc.

 O CAMINHO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA LIBRAS NO AEE Planejar o ensino da Libras a partir dos aspectos que envolvem sua aprendizagem, como: referenciais visuais, anotação em língua portuguesa, datilologia (alfabeto manual), parâmetros primários e classsificadores e sinais.

secundários,

O AEE deve ser planejado…

 com base na conhecimento que o aluno tem a respeito da Libras; avaliação do  de acordo com o estágio de desenvolvimento da língua em que o aluno se encontra;

 

O AEE para o ensino da Língua Portuguesa

A proposta didático-pedagógica para ensinar o portugues escrito para os alunos orienta-se na concepção bilíngue - Libras e Português escrito.

Para Soares (2003), “o letramento, como resultado da ação de ensinar, ou de aprender a ler e escrever, configura um estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.

Considera que o letramento traz consequências, políticas, econômicas, culturais para os indivíduios e grupos que se apropriam da escrita, fazendo com que esta se torne parte de suas vidas como meio de expressão e comunicação.”

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO LINGUAGENS E VIVÊNCIAS Para fases iniciais de aprendizagem da língua portuguesa:  Expressão corporal;    Expressão artístico-cultural; Dramatização; Contextualização de situações vividas;   Aula-passeio; Sessão de filmes.

     Para a leitura: Leitura de ícones, sinais, índices, símbolos e signos linguísticos; Leitura visual de imagens; Leitura de texto escrito: texto, frases, palavras, sílabas, letras; Interpretação/compreesão por meio do desenho; Interpretação/compreensão por meio da escrita: aplicação das condições de produção de gêneros textuais e discursivos.

    Para a escrita: Do desenho à palavra – da palavra ao desenho; Da frase ao desenho – do desenho à frase; Do texto ao desenho – do desenho ao texto; Escrita de diferentes gêneros textuais.

      Para a descoberta da escrita: linguagens lúdicas Brincadeiras; Jogos interativos; Jogos eletrônicos; Informática; Livros.

CONCLUINDO

 Vê-se a importância de superar modelos conservadores da escola comum e gestar formas de fazer uma educação escolar inclusiva pautada no reconhecimento e na valorização das diferenças.

REFERÊNCIAS

 ALVES, Carla Borbosa. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; (Fortaleza): Universidade Ferderal do Ceará, 2010.