Secretaria de CAUSAS DA IPB

Download Report

Transcript Secretaria de CAUSAS DA IPB

II EXECUTIVA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE SAFs Secretaria Causas da IPB São Luiz-MA, 30 de abril a 03 de maio/2015

II EXECUTIVA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE SAFs Secretaria Causas da IPB “Quem anuncia as boas novas respeita seus líderes eclesiásticos e coopera com o crescimento da Igreja”.

II EXECUTIVA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE SAFs Secretaria Causas da IPB Projeto Cuidar de quem cuida!

“E ele mesmo concedeu uns para ... e outros para pastores ...” Ef. 4:11

Introdução

As mulheres da Igreja Presbiteriana sempre zelaram pela vida dos seus “ungidos” _ seja na ação de orar, de ajudar na implementação dos projetos da igreja, seja no apoio à família pastoral _ de forma ampla e diversificada.

O mesmo será aplicado por meio de um trabalho de motivação a fim de que o “ungido do Senhor” perceba a necessidade e extrema importância de estreitamento de relacionamento com seus parceiros do Sínodo e/ou Presbitério para o seu ministério e sua vida privada.

Objetivos Geral:

 Motivar o Sínodo e/ou Presbitério e o seu pastor no desenvolvimento dos trabalhos da Secretaria Geral de Apoio Pastoral, como meio de cuidado de si mesmo e de um para com o outro.

Específicos:

 Estimular seu pastor e esposa na participação das atividades da Secretaria Geral de Apoio Pastoral;  Apoiar a Secretaria na efetivação dos trabalhos;  Promover meios para que a pastoral participe das ações família da Secretaria.

Desenvolvimento

Queridas irmãs, na condição de secretária de Causas da IPB da CNSAFs e de esposa de pastor, quero lhes convidar a refletir sobre um aspecto importante da nossa igreja, trata-se da

Secretaria Geral de Apoio Pastoral

.

Esta já existe em âmbito nacional (SC/IPB), Sínodos e Presbitérios.

O “ungido do Senhor” carece perceber que ele mesmo e a sua família durante a caminhada ministerial não estão sozinhos e que os seus dilemas, os seus sonhos, as suas frustrações; são também partilhados por seus pares; porquanto, fazem parte do mesmo ministério que é cuidar do rebanho do Senhor.

Hendriksen, diz que Satanás tem a família pastoral como alvo das suas investidas, pois uma vez enfraquecida, desestrutura a igreja.

“O fato, por si só, de que Satanás exerce poderosa influência nas atividades dos homens, especialmente quando eles se esforçam para promover os interesses do reino de Deus, é suficientemente claro à luz de outras passagens”

O suporte

Pastoral

à S

ecretaria Geral de Apoio

é sem dúvida um grande desafio e só terá êxito por meio de muita oração por parte das irmãs que abraçarem este projeto; contudo não tenho nenhum receio em dizer que a família pastoral precisa urgentemente desse olhar das irmãs para esta necessidade, a fim de que a família pastoral encontre refúgio.

Metodologia

 Orar, orar e orar. Passar um tempo em oração para Deus confirmar no coração da Sinodal, Federação e da SAF a grande importância do

Projeto: Cuidar de quem cuida!;

 Reunir as irmãs em torno do projeto;

 Estimular a participação família pastoral na das atividades Secretaria de Apoio Pastoral; da  Atuar no apoio das ações da secretaria _ ex.: quando marcarem um encontro somente do casal, a SAF cuidar dos filhos do pastor.

Secretaria Geral de Apoio Pastoral Secretário Geral Rev. Valdeci S. Santos

Para que a Secretaria Geral de Apoio Pastoral?

 Desenvolver um consenso bíblico sobre a espiritualidade pessoal e familiar, e a responsabilidade pastoral nas diversas atividades ministeriais;

 Dar oportunidade para expressar aos pastores opiniões sobre os diversos temas da vida pessoal e ministerial, suas necessidades secretário a atenção adequada; e possíveis soluções, e receber do

 Ser instrumento espiritual para crescimento teórico/prático dos pastores de maneira formal e informal, e estimular a comunhão entre os pastores, e suas famílias, promovendo encontros, seminários e palestras, estudos conjuntos, convivência; tempo para oração e

 Oferecer seus orientação aos pastores e familiares cujas necessidades interiores, relacionais ou situacionais requeiram tratamento especializado;  Divulgar o trabalho e os objetivos da SGAP junto às igrejas, conselhos, presbitérios e sínodos, visando motivar e auxiliar nossa igreja na tarefa de apoiar seus ministros e respectivas famílias.

Apoio pessoal

 Aconselhamento bíblico pessoal e familiar;  Estímulo;  Conforto;  Orientação;  Encorajamento;  Suporte;  Solução de problemas.

Apoio ministerial

 Subsídios para ação pastoral;  Crescimento espiritual;  Evangelização;  Pregação;  Aconselhamento;  Mentoria de vocações.

Referências

 BAXTER, Richard.

Modelo pessoal.

O pastor aprovado.

de ministério e crescimento

Trad. Odayr Olivetti.

São Paulo: PES, 1989.

 GOMES, Wadislau

cuida de quem cuida

Cristã, 2012.

?

Martins.

Quem

São Paulo: Cultura

 KEMP, Jaime.

Pastores em perigo.

Ajuda para o pastor, Igreja

.

esperança para a

São Paulo: Sepal, 1995.

 LOPES, Hernandes Dias.

pastor.

De pastor a Princípios para ser um pastor segundo o coração de Deus

.

São Paulo: Hagnos, 2008.

 http://www.ipb.org.br/organizacao/secre taria-geral-de-apoio-pastoral

Obrigada!

Maria Cunha [email protected]