A economia feudal

Download Report

Transcript A economia feudal

FEUDO Feudalismo: Sistema social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII

Para garantir a posse, os nobres faziam juramentos de fidelidade

A TERRA, PROPRIEDADE

CLERO: os que oram –NOBREZA: os que lutam –CAMPONESES: os que trabalham

Leigos Campo Cidade (burgos) Srs. de terra: Nobres, grandes senhores, senhores menores e cavaleiros Camponeses: Servos, vilões e escravos Burgueses: mercadores, banqueiros, artesãos, estudantes, açougueiros e donos de hospedarias

Clérigos Secular Regular Alto clero: Bispos e responsáveis pelas dioceses, composto de pessoas que nasciam de famílias nobres.

Baixo clero: Párocos, líderes de paróquias, viviam como camponeses.

Grupo formado por monges cristãos que se afastavam do mundo para glorificar e servir a Deus. Viviam em mosteiros afastados das cidades.

Livro p. 30 número 1

Agricultura de subsistência

A base da alimentação eram os cereais: trigo , aveia, legumes e verduras Criavam galinhas, bois, carneiros e outros animais que proporcionavam leite, ovos, queijo e lã

A organização do senhorio

Agricultura e o trabalho servil: os camponeses pagavam tributos pela utilização das terras Corvéia: Trabalho gratuito nas terras dos senhor duas ou três vezes por semana, toda a produção era entregue ao senhor.

Talha: Os servos entregavam ao senhor uma parte do que produziam no manso senhorial Capitação: Imposto por cabeça sobre cada servo do feudo Banalidades: Uma parte da produção era paga pelos servos pelo uso das instalações da reserva senhorial (moinho, celeiro)

Comércio medieval O comércio era escasso e prevalecia a troca direta de produtos ESCAMBO