Psicologia Pastoral

Download Report

Transcript Psicologia Pastoral

Pr. Esdras C. Guimarães Jr.

Introdução ao Estudo da Psicologia

Objetivo deste livro...

A

metafísica

(do grego antigo μετα (

metà)

= depois de, além de; e Φυσις [

physis

] = natureza ou física) é uma das disciplinas fundamentais da filosofia.

Trataremos o homem como ser Bio-Psico-Social.

Biológico, Físico, fisiológico, etc.

Indivíduos têm necessidades, desejos, emoções, cognição, motivação, etc...

Relações interpessoais, valores sociais, cultura, etc...

Objeto de estudo da Psicologia – Ciência que se concentra no Comportamento e nos processos mentais

Ciência Comportamento Processos mentais As primeiras tentativas de sistematizar o conhecimento sobre a alma humana foram realizados por volta de 700 anos a.C. Pelos filósofos gregos.

Na antiguidade...

Sócrates

(Sec. 469/399 a.C.) Principal característica do humano, a razão... a diferença do animal irracional.

Platão (427/347 a.C.)

O lugar da razão estava na cabeça e a medula a ligação mente e corpo; a imortalidade da alma e separada do corpo;

Idealismo Platônico

: A Realidade Mundo dos sentidos – 5 sentidos, Mundo das ideias - Razão

Aristóteles (387/322 a.C.)

Corpo e mente são integrados e a psique o princípio ativo da vida; mortalidade da alma, pois esta, pertencente ao corpo; Para ele a realidade consiste em várias coisas isoladas, que representam uma unidade de forma e substancia. A substancia é o material de que a coisa se compõe. A forma são as características peculiares da coisa.

Outra teoria importante é a relação de causa e efeito na natureza, ou seja, toda ação produz uma reação... Tudo existe por uma determinada causa.

Na idade média...

Santo Agostinho (400 d.C.) atribui a máxima certeza à experiência interior, o que o torna o homem consciente de si mesmo e de sua individualidade.

Santo Tomaz de Aquino (1225-1274 d.C.) escreve e discute o problema fundamental da natureza da alma e sua relação com o corpo.

Mestre Eckhart estabeleceu a diferença entre o mundo externo de conhecimentos naturais e o mundo interno de experiência religiosa, baseando se nas faculdades afetivas

Na idade moderna...

P. Melanchthon (1497 - 1560) – usa pela primeira vez a palavra Psicologia.

J. Huarte (1520 - 1589) – abriu novos caminhos para o método de observação.

René Decartes (1596 - 1650) - Concebe o homem como uma máquina pensante, concebendo o dualismo (separação mente-corpo).

Jhon Locke (1632 - 1704) – As experiências se formam tanto por sensações e por reflexões.

David Hatley (1749) – sugere uma base neurológica para a memória.

Pierre Flourens (1821) – primeiros experimentos significativos sobre localização e funções.

A idade contemporânea...

No seculo XIX aparecem as primeiras escolas de psicologia; Começa o rompimento entre filosofia e psicologia; W. M. Wundt abre o primeiro laboratório formal de psicologia em 1879;

Principais escolas...

Behaviorismo

– ao fim do século 19 por J. B. Watson – todo o comportamento é decorrente de estímulos que o indivíduo recebe do meio social que vive, ou seja, o indivíduo é fruto do meio que vive.

Gestalt –

Questionou o Behaviorismo sobre a relação causa e efeito ou estímulo – resposta, pois nem todos responderiam como os Behavioristas acreditam. Existe o processo de percepção.

Psicanálise –

Freud, trazendo conceitos sobre a sexualidade humana; a existência de consciente, pré-consciente e o inconsciente... Bem como a estrutura da personalidade composto de três partes: Id, Ego e Superego.

Na Visão Bíblica, Personalidade...

A alma é a sede da vida intelectual, emocional, volitiva e espiritual do homem (Hb. 4:12; 4:7 e Mt. 22:37)

Intelecto –

É a parte pensante da alma. Ela é capaz de conferir sentido, limites, ordem, inteligência, entendimento... É a faculdade cognitiva, ou seja, pensamento, raciocínio, julgamento, compreensão, conhecimento e distinção entre o bem e o mal, como também a manifestação da imaginação, memória e razão.

Sentimento –

Aptidão para sentir... Disposição para comover ou se impressionar; sensibilidade, Afeto, Amor, Tristeza, Pesar, Dor, Prazer. É o que faz do ser humano um ser emotivo e não insensível.

Vontade -

Volição, faculdade do querer, do desejo, capacidade de escolha, arbítrio. A vontade não atua sozinha, tem a influência do intelecto e das forças emotivas da alma.

Consciência –

É a marca da criação de Deus (Rm. 2:15). Ela não esta sujeita a vontade e nem aos sentimentos e é capaz de aprovar ou desaprovar as ações do homem. Por meio dela que Deus revela sua vontade ao homem.

A origem da expressão remete-nos para persona, "máscara" utilizada no teatro grego para representar as emoções dos atores.

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

Efeito Externo Estrutura Interna Opinião Positivista

Pag. 21

Pag. 23

É o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade é inerente somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento; este sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais. Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios.

O temperamento influencia o modo de perceber as coisas, as escolhas e a forma de se relacionar com outras pessoas.

Consciente / Pré-consciente / Inconsciente A alma ou Personalidade na Visão Bíblica Formação da Personalidade : O que é? Efeito externo. Estrutura interna.

Personalidade e Caráter Temperamentos, sua teoria e variações