Cultivo de Cenoura Biodinâmica

Download Report

Transcript Cultivo de Cenoura Biodinâmica

Cultivo de cenoura Biodinâmica

Origem A cenoura e originária do Afeganistão

Sementes Brasília, Napolitana Alvorada Royal Cross Carandaí Brazlândia Caroline Tito Ferrari Mandrin Forto Nantes Beth Tiger Forto Nantes Coral 2

Clima e cultivares

Melhor época Verão – novembro a março Verão Verão Verão Primavera, verão e outono Primavera, verão e outono Outono, inverno e primavera Outono, inverno e primavera Outono Outono Inverno Inverno Inverno Inverno Inverno Observações Tipo cônica Seco e frio (suscetível a alternaria) tipo cilindrica Padrão uniforme, preço alto de sementes Tipo cilindrica Padrão uniforme, preço alto de sementes

• • • Cultivares de inverno do grupo Nantes: produzem melhor sob temperaturas amenas ou frias, entre 16º e 20ºC.

Cultivares de verão do grupo kuroda ou Brasília: adaptam-se bem as chuvas e temperatura elevadas OBS: Todos os cultivares são sensíveis a geadas, que provocam a queima das folhas e prejudicam a produção. Geadas que ocorrem no final do ciclo, não há prejuízos.

As cultivares tipo cônicas têm melhor aceitação no mercado do que as cilíndricas

Escolha da área de plantio

• • • • • Os solos melhores para o plantio da cenoura são os solos de textura média a leve, menor teor de argila.

Escolher áreas com boa exposição solar. (incidência de sol maior ) Não recomenda plantar cenoura em solo pesado rico em argila.

Não recomenda plantar os lotes de cenoura em baixadas e solos argilosos, que apresentam problemas de drenagem, podem ocorrer doença fungicas .

Não recomenda plantar cenoura em solos com estória de nematóides provoca bifurcamento das raízes.

Preparo do solo e adubação de plantio.

• • • Não fazer preparo de solo com alta umidade.

Os canteiros devem ter a largura de 1,10 m e altura de no mínimo 0,20 m, quanto mais alto melhor .

O não preparo de solo adequado ocasiona cenouras tortas, enrugadas, bifurcadas e com ombro verde.

• • Adubação de plantio: de 200 a 300 g/m

2

ou 3 a 4 l/m

2

de composto biodinâmico.

de bokashi Espaçamento: 25cm x 5cm

Tratos culturais

Raleio: 21 dias após semeadura: Aproveita-se para eliminar o mato que nascer na linha da cenoura e já deixar uma quantidade de plantas com o espaçamento desejado ou seja 7cm entre plantas.(a largura de 3 dedos).

40 dias após a semeadura: Tirar o mato novamente e deixar o espaçamento definitivo, no mínimo 12 plantas por metro linear (5 a 8cm entre plantas). É importante fazer os raleios na data certa para não deixar a parte aérea da cenoura estiolar

Capina fantasma: Feita com a enxadinha ou escarificador manual e deve ser feita de 3 a 4 dias após a semeadura da cenoura ainda sem o mato • Controle a partir de fogo: Prepara-se o canteiro, deixar em repouso por 10 dias e fazer a semeadura.

Com 7 dias da semeadura passa-se o lança-chamas para queimar o mato germinado

Irrigação: Enquanto a cenoura não germina o canteiro tem que ser mantido úmido.

Após o raleio é necessário manter a umidade baixa observando se tem água disponível na profundidade das raízes. Para evitar o risco de alternaria é melhor irrigar pela manhã.

A presença abudante de radicelas é indicador de uma boa irrigação

Controle de pragas e doenças

Doenças: é muito comum a incidência de queima das folhas, causadas pelo fungo Alternaria Dauci ( alta temperatura e umidade). O controle é feito através de uma adubação equilibrada e pulverizações com calda bordalesa a 1 % ou 60 gramas de Rocksil em 20 litros de água.

Pragas: o problema mais comum e com nematóides, cujo controle é feito através de: rotação de cultura com gramíneas e plantio de crotalária spectabilis e tagetes na área infectada.

Colheita: de 80 a 120 dias após o semeio. Realizar a colheita com o solo úmido. A média de produção é : 2 a 4 kg/m²