Conteúdos Estruturantes

Download Report

Transcript Conteúdos Estruturantes

APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES

Opção teórica das DC:

Teorias Críticas da Educação;

Enfoque teórico: materialismo histórico-dialético;

Opção teórica das DC:

Cultura Corporal

Encaminhamentos Metodológicos:

   Primeira leitura da realidade trazida pelos alunos Proposição de um desafio, que tenha o da realidade.

objetivo de problematizar a primeira leitura Disponibilizar aos alunos conteúdo sistematizado.

o

Encaminhamentos Metodológicos:

  Processo corporais, envolvam de conhecimento a assimilação do através de práticas atividades escrita apresentações verbais.

que ou Nova através leitura da da realidade e conteúdo proposto, modificada proposição dos conteúdos.

(Página 72)

Conteúdos Estruturantes

Esporte;

Jogos e brincadeiras;

Ginástica;

Lutas;

Dança.

(Páginas 62-70)

CONTEÚDO ESTRUTURANTE

COMO DEVE SER DIVIDIDO NO ANO?

 Os cinco Conteúdos Estruturantes devem ser trabalhados ao longo do ano.

 Os cinco Conteúdos Estruturantes não precisam ser trabalhados obrigatoriamente em todos os bimestres.

COMO TRABALHAR TODOS OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O ANO LETIVO?

QUANTAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO PREVISTAS, NORMALMENTE, EM UM BIMESTRE?

-Se forem 2 aulas semanais = 20/22 Ex: 10 esporte e 10 dança 10 esporte e 10 lutas 10 esporte e 10 ginástica 10 esporte e 10 jogos e brincadeiras

QUANTAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO PREVISTAS, NORMALMENTE, EM UM BIMESTRE?

-Se forem 3 aulas semanais = 30/32 Ex: 15 esporte e 15 dança 15 esporte e 15 lutas 15 esporte e 15 ginástica 15 esporte e 15 jogos e brincadeiras

Conteúdos Básicos O que são?

Conhecimentos fundamentais e necessários para cada série da etapa final do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

(Páginas 83-90)

Conteúdos Básicos

Esporte –

esportes coletivos, individuais e radicais;

Jogos e brincadeiras

cooperativos,

jogos jogos e brincadeiras populares, jogos de tabuleiro, etc;

 

Ginástica –

ginástica geral, circense, de academia, etc.;

Lutas

que

lutas de mantêm a aproximação, distância,

capoeira, etc.;

Dança –

danças folclóricas, de salão, circulares, etc.

Conteúdos Específicos O que são?

São os conteúdos trabalhados no dia a-dia, levando se, também, em consideração a cultura local para a sua escolha. O professor tem autonomia para sua escolha.

(Páginas 89 e 90)

Conteúdos Específicos

 Esporte – esportes coletivos - VOLEIBOL;  Jogos e brincadeiras – jogos cooperativos - FUTPAR;  Ginástica - ginástica de academia ALONGAMENTO;  Lutas lutas de aproximação - JUDÔ;  Dança - dança de salão - FORRÓ.

Elementos Articuladores:

O que são?

Pontos de ligação entre os diferentes conteúdos estruturantes.

Elementos Articuladores

 Cultura Corporal e Ludicidade;  Cultura Corporal e Saúde;  Cultura Corporal e Mundo do trabalho;  Cultura Corporal e Desportivização;

Elementos Articuladores

 Cultura Corporal Tática e Técnica;  Cultura Corporal e Lazer;  Cultura Corporal e Corpo;  Cultura Corporal e Diversidade;  Cultura Corporal e Mídia.

(Página 53-61)

Avaliação

A avaliação deve estar a serviço da aprendizagem de todos os alunos, de modo que permeie o conjunto das ações pedagógicas e não seja um elemento externo a esse processo.

Deve estar vinculada ao projeto político pedagógico da escola, com critérios estabelecidos de forma clara, a fim de priorizar a qualidade de ensino.

Avaliação

Ela deve realizadas estar encaminhamentos relacionada aos metodológicos, constituindo-se na forma de resgatar as experiências e sistematizações durante o processo de aprendizagem.

Avaliação

A realização de provas e trabalhos escritos podem ser utilizados para avaliação das aulas de Educação Física, desde que a nota não sirva exclusivamente para hierarquizar e classificar os alunos em melhores ou piores; aprovados e reprovados; mas que sirva, também, como referência para redimensionar sua ação pedagógica.

Avaliação

Por fim, os professores devem ter clareza de que a avaliação não deve ser pensada a parte do processo de ensino aprendizado da escola. Deve, sim, avançar dialogando com as discussões sobre as estratégias didático-metodológicas entendendo esse processo como algo contínuo, permanente e cumulativo.

Possíveis Critérios de Avaliação

Comprometimento e envolvimento das questões práticas:

  Se houve assimilação dos conteúdos propostos, por meio da re criação de jogos e regras; Se o aluno consegue resolver de, maneira criativa, situações desconsiderar a problemas opinião do sem outro, respeitando o posicionamento do grupo e propondo soluções para as divergências; (Página 77)

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 4º Bimestre Ensino Fundamental – 6ª série

Conteúdo Estruturante: Esporte / Jogos e Brincadeiras Conteúdo Básico: Esportes Coletivos / Jogos Cooperativos e brincadeiras populares Conteúdo Específico: Voleibol / Fundamentos do Esporte / Volençol / Bola-queimada

Objetivos/Justificativa

Realizar satisfatoriamente atividades corporais, criando uma relação de construção de conhecimento corporal, respeitando seus limites e dos outros, sem discriminar características físicas, sociais ou de gênero.

Acrescentar novos conhecimentos ao aluno sobre o voleibol, suas regras, oportunizando a vivência prática dos movimentos corporais como domínio de bola e de corpo, além de desenvolver suas capacidades individuais e sociais, proporcionando um melhor conhecimento de si mesmo no espaço enquanto corpo social;

Reconhecer a “bola-queimada” e o como uma brincadeira popular “volençol” como um jogo cooperativo, de forma que o aluno consiga visualizar as atividades de forma contextualizada sem fragmentação.

Encaminhamentos Metodológicos e Recursos Didáticos

A partir do conhecimento já adquirido pelo aluno levando em conta como referência para a construção do novo conhecimento. Essa construção será feita através da problematização do conteúdo e de possíveis intervenções dos alunos para a solução desses questionamentos.

Essa problematização será realizada através de vídeos ou textos onde a interferência da turma será primordial.

Após, através de aulas teóricas, práticas, expositivas e de pesquisas,será oferecido o conteúdo sistematizado com intervenções pedagógicas durante o processo de ensino aprendizagem, sempre procurando recuperar o conteúdo se necessário, No final levar o aluno a refletir sobre o conteúdo trabalhado, e as possíveis mudanças refletidas na prática social do aluno.

Recursos: Tv multimidia, bolas, quadra, DVDs, textos.

Avaliação

Será realizada de forma formativa, contínua, permanente e cumulativa, onde serão observadas através de trabalhos teóricos e provas escritas a clareza das ideias e coerência sobre o conteúdo trabalhado. Serão realizadas observações durante as aulas práticas onde serão analisadas as evoluções e os acréscimos deste mesmo conhecimento pelos alunos, bem como o seu comprometimento e envolvimento no processo pedagógico.

Avaliação

Através de observação e conversas em aula também será avaliado se o aluno reconhece os níveis alto, médio e baixo, direito e esquerdo em relação ao corpo e ao espaço, bem como se reconhecer a bola-queimada como uma “brincadeira popular” e/ou cooperativo e o “volençol” como um jogo cooperativo.

Recuperação: dos conteúdo será através de intervenções pedagógicas durante o processo ensino aprendizagem utilizando se outros instrumentos e metodologia. Da nota se dará ao final do bimestre utilizando-se sempre de um novo instrumento de avaliação.

BIBLIOGRAFIA

Proposta Pedagógica Curricular do Colégio...

Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Física 2008.

KUNZ, E. Transformação Didático-pedagógica do Esporte. Ijuí: Unijuí, 2004.

KISHIMOTO, T. M., Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. São Paulo: Cortez, 2005.

etc.........