Transcript Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em
Brasilian Immersion Conference - for educators São São Paulo, Brasil - 2012
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
IDENTIFICAM E DESCREVEM O GRAU DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES QUE OS ALUNOS DEVEM ADQUIRIR, DEMONSTRAR E APLICAR AO PRODUZIR TEXTOS NO COTIDIANO ESCOLAR OU EM OUTRAS ATIVIDADES EXTRA ESCOLARES.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E CURRÍCULO
A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES, SELECIONAM-SE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM QUE VÃO, A CADA ANO OU CICLO, APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA E A LINGUAGEM E O DOMÍNIO DE HABILIDADES, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE DIFRENTES GÊNEROS E DA AMPLIAÇÃO DA COMPLEXIDADE DAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS PROPOSTAS.
UM EXEMPLO:
1
•EXPECTATIVAS GERAIS
2
•EXPECTATIVAS ESPECÍFICAS
3
•SELEÇÃO DE CONTEÚDOS
1 •EXPECTATIVA GERAL : GERAR, REUNIR E ORGANIZAR IDEIAS E INFORMAÇÕES PARA ESCREVER PARA LEITORES POTENCIAIS COM UM PROPÓSITO DEFINIDO. 2 •EXPECTATIVA ESPECÍFICA : PLANEJAR PARA ESCREVER LEVANDO EM CONTA O TEMA ESCOLHIDO, AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO E OS RECURSOS LINGUÍSTICOS ADEQUADOS. 3 •SELEÇÃO DE CONTEÚDOS: (GÊNERO SELECIONADO: CONTO) •GERAÇÃO DE IDEIAS A PARTIR DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS •ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS PARA COMPOR O ENREDO
• • •
AVALIAR PARA DIAGNOSTICAR
CONSTATAR : através de dados coletados, o que os alunos sabem e o que precisam aprender. (sondagem) QUALIFICAR: estabelecer critérios para ter clareza do esperado, e compará-los com os dados coletados. (expectativas de aprendizagem) PROCEDER UMA INTERVENÇÃO (sequência didática) : decisão que se toma sobre a situação qualificada, tendo em vista sua melhoria.
CONSTATAR
PROPOR SITUAÇÕES DE ESCRITA QUE TENHAM COMO FINALIDADE DIAGNOSTICAR O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E O QUE PRECISAM APRENDER SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTO.
Ex. Reprodução do final de um conto conhecido (Cinderela)
QUALIFICAR
A ANÁLISE DO CONTO MODELO E A RETOMADA DAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM SELECIONADAS PARA O ANO, PERMITEM AO PROFESSOR ELABORAR UMA GRADE DE CRITÉRIOS PARA IDENTIFICAR O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E O QUE AINDA PRECISAM APRENDER
GÊNERO
:
segundo Bakhtin,
tipos relativamente estáveis de enunciados
CONTEÚDO TEMÁTICO: assuntos e temas típicos ESTRUTURA COMPOSICIONAL: partes típicas e formas de conexão ESTILO: seleção de recursos da língua: lexical, gramatical
ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS ATENDE À PROPOSTA?
CONTEÚDO TEMÁTICO APRESENTA OS DADOS RELEVANTES PARA O TRATAMENTO DO TEMA SEM REDUNDÂNCIA, LACUNAS OU RUPTURAS?
ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS APRESENTA AS PARTES TÍPICAS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DO CONTO (SITUAÇÃO INICIAL, COMPLICAÇÃO, AÇÕES, RESOLUÇÃO, SITUAÇÃO FINAL)?
ESTRUTURA COMPOSICIONAL A ABERTURA E O FECHAMENTO SE AJUSTAM ÀS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELO GÊNERO?
DESENVOLVE O TÓPICO DISCURSIVO, ESTABELECENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE AS FASES DA SEQUÊNCIA NARRATIVA?
ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS REALIZA ESCOLHAS LEXICAIS AJUSTADAS AO INTERLOCUTOR, FINALIDADE E PROPÓSITOS DO TEXTO?
ESTILO EMPREGA MARCADORES TEMPORAIS PARA ORIENTAR A PROGRESSÃO DOS EVENTOS NARRADOS?
EMPREGO DE VERBOS
DICENDI
(VERBOS DE DIZER) PARA INCORPORAR A FALA DOS PERSONAGENS (DISSE, FALOU, ARGUMENTOU,GRITOU ETC.)?
ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS SEGMENTA AS FRASES USANDO PONTO E INICIAL MAIÚSCULA?
PADRÕES DA ESCRITA GRAFA AS PALAVRAS SEM ERROS POR INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE EM FINAL DE PALAVRAS?
ACENTUA CORRETAMENTE AS PALAVRAS DE USO COMUM?
PROPOSTA: REPRODUÇÃO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO – ALUNOS 2º ANO • • CONTEÚDO TEMÁTICO: Personagens : uma menina, sua mãe, sua avó, o lobo e os caçador; A trama : A menina deve levar uma cesta de pães para a avó doente. Distrai-se pelo caminho e sai “da rota segura”. Encontra com o lobo, que toma um atalho, chegando primeiro à casa da avó. Depois de devorar a avó, veste-se com suas roupas, engana a menina e a devora também. Um caçador mata o lobo e resgata a avó e sua neta da barriga do monstro. Chapeuzinho volta para casa segura, tendo aprendido à lição.
PROPOSTA: REPRODUÇÃO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO – ALUNOS 2º ANO ANÁLISE DA ESTRUTURA COMPOSICIONAL FASES DA NARRATIVA SITUAÇÃO INICIAL COMPLICAÇÃO A menina está em casa, sua mãe pede que leve os doces à avó doente, ela se distrai no caminho com flores e morangos.
Chapeuzinho encontra-se com o lobo e assusta-se com a sua figura e voz.
AÇÕES RESOLUÇÃO SITUAÇÃO FINAL O lobo toma um atalho, enquanto a menina segue seu caminho. Ele chega à casa da avó e a devora, disfarçando-se para enganar a garota. Após o famoso diálogo, devora-a também, dormindo depois da farta refeição.
Aparece um caçador que estava à procura do lobo, mata-o e tira a avó e a neta da barriga dele sãs e salvas.
A menina volta tranquila para casa tendo aprendido a lição.
CHAPEUZINHO VERMELHO ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE USAVA UM CAPUZ E UM CHAPEU VERMELHO E ASSIM ELA COMEÇOU A SER CHAMADA DE CHAPEUZINHO VERMELHO. UM DIA SUA MÃE A CHAMOU CHAPEUZINHO VERMELHO LEVE ESSES DOCES PARA SUA VOVÓ ELA ESTÁ DOENTE MAS NÃO VÁ PELA FLORESTA TEM UM LOBO POR LÁ ESTÁ BOM MÃE.
E ASSIM ELA SE DISTRAIA COM AS FLORES E ELA ENTROU NA FLORESTA E VIU O LOBO E ELE DISSE AONDE VAI MENINA VOU LEVAR ESSES DOCES PARA MINHA VOVÓ ELA ESTÁ DOENTE. EU CONHEÇO UM ATALHO E A MENINA FOI ALI. E O LOBO PEGOU O ATALHO E CHEGOU NA CASA DA VOVÓ E SE VESTIU ELA CHEGOU DEPOIS E BATEU NA PORTA E O LOBO DISSE PODE ENTAR E A MENINA FEZ AS PERGUNTAS VOVÓ POR QUE ESSAS ORELHAS TÃO GRANDES É PARA TE ESCUTAR MELHOR E POR QUE ESSES OLHOS TÃO GRANDES É PARA TE VER MELHOR E POR QUE ESSE NARIZ TÃO GRANDE É PARA TE CHEIRAR MELHOR E POR QUE ESSA BOCA TÃO GRANDE É PARA TE COMER E SAI CORRENDO ATRÁS DA MENINA E ELA FICOU GRITANDO SOCORRO E UM GRUPO DE CAÇADORES QUE ESTA PERTO OUVIU OS GRITOS E CORREU E COM O FACÃO CORTOU A BARRIGA DO LOBO E TIROU A VOVÓ DE DENTRO DA BARRIGA E ELAS SE ABRAÇARAM POR UM BOM TEMPO E FIM TRANCRIÇÃO DO TEXTO REPRODUZIDO PELO ALUNO COM REVISÃO ORTOGRÁFICA
O QUE ESSE ALUNO JÁ SABE SOBRE A ESCRITA DE CONTOS?
(CONSTATAR E QUALIFICAR A REALIDADE) O QUE ELE AINDA PRECISA APRENDER? (INTERVIR SOBRE A REALIDADE)