Área de Concentração do PPGRHS

Download Report

Transcript Área de Concentração do PPGRHS

Área de concentração: contextualização e relação com linhas de pesquisa

    

Cronologia

           > 1 milhão a.c. (Primeiros homens) - Colonização (e vida nômade) 10.000 a.c. (Neolítico-Pedra Polida) - Agricultura (e sedentarismo) no sudoeste da Ásia 9.000-8.000 a.c. – Pastoreio 8.000 a.c. – Poços escavados na Mesopotâmia (Jericó) 7.000-5.000 a.c. – Babilônios associam doenças à contaminação de águas e passam a captar água diariamente 4.000 a.c. – Controle de rios como forma de dominação dos povos que habitavam regiões de jusante na Mesopotâmia 3.750 a.c. – Coletores de esgoto (Babilônia) 3.200 a.c. – Escrita, domesticação de animais e mineração (Anatólia) 3.000 a.c. – Drenagem de pântanos para irrigação (Sumérios) 2.500 a.c. – Navegação (Comércio entre Egito e Biblos) 2.600-1.900 a.c. – Dutos (tijolo e argamassa de barro) escoam águas servidas (Mohenjo Daro e Harappa, vale do rio Indo) 2.750-1.450 a.c. –Sistema de canalização de água limpa e de esgotos, além de privada com descarga na europa (Creta) 691 a.c. – Sistema público de abastecimento de água (aqueduto de Jerwan, Assíria) 600 a.c. – Cloaca máxima drena águas residuais e lixo para o rio (Roma) 500 a.c. - Empédocles de Agrigento associa malária aos pântanos 400 a.c. - Hipócrates (pai da medicina) descobre que purificação de águas para abastecimento previne infecção

     

Cronologia

           Século XIII – Rodas d’água transformam energia hidráulica em mecânica 1784 – James Watt inventou a bomba hidráulica movida a vapor.

Século XIX – Conjunto turbina-gerador substitui rodas d’água.

1804 - Gibbs inventou o filtro lento na Inglaterra.

1854 - John Snow durante a epidemia de cólera em Londres demonstrou influência de poço contaminado.

1880 - Ebert isolou o bacilo da febre tifóide.

1881 - Carlos Finlay, em Cuba, comunicou que o agente transmissor da Febre Amarela é um mosquito.

1885 - Escherichia identificou o bacilo coli que recebeu o seu nome Escherichia coli.

1895 e 1897 - Charles Hermany & W. Fuller instalaram o filtro rápido.

1897 - Woodheard empregou o hipoclorito de cálcio na desinfecção da água.

1847 – Vasos sanitários são conectados aos sistemas de esgotos (tout à l’egout, Inglaterra). Mau cheiro estimula estudos e medidas para tratamento prévio ao despejo de águas 1867 – Associação de doenças à água em meio urbano 1906 - Houston empregou a cloração a gás.

1911 - Foi empregado carvão ativado - Holanda.

1920 - Imhoff iniciou o tratamento de águas residuárias.

1945 - Cox iniciou a fluoretação da água.

1953 - o SESP realizou, pela primeira vez no Brasil, em Baixo Guandu - ES, a fluoretação de um sistema de abastecimento de água.

1927 – 1ª cloração de águas no Brasil 

Cronologia

     Década de 40 – Primeiras relações entre vazões e comportamento de peixes Década de 60 – primeiros alertas quanto às ameaças relacionadas aos efluentes industriais; Sistematização da AIA (EUA).

Década de 70 – Regulações passam a considerar limitação de lançamento de efluentes e restrições a operações de barragens para manutenção de habitats físicos de espécies de interesse; Aplicação de dispositivos para armazenamento e infiltração de águas em meio urbano; Planejamento da drenagem em escala de bacia Década de 90 – Vazões ambientais consideram demandas do ecossistema; Construção de bio-retenções como dispositivo de controle da drenagem 2007 - Vazões ambientais passam a ser definidas pela sociedade a partir da escolha de bens e serviços a serem produzidos

•> 1 milhão a.c. (Primeiros homens) - Colonização (e vida nômade); •10.000 a.c. (Neolítico-Pedra Polida) - Agricultura (e sedentarismo) sudoeste da Ásia; •9.000-8.000 a.c. – Pastoreio.

no   No período Neolítico, com o desenvolvimento da agricultura surgiram as primeiras aldeias a produção de lixo e águas servidas favoreceu a proliferação de ratos e insetos e e o início da poluição dos rios.

Os primeiros gatos domesticados eram muito úteis para caçar os ratos que atacavam os celeiros de grãos.

•8.000 a.c. – Poços escavados na Mesopotâmia (Jericó) •7.000-5.000 a.c. – Babilônios associam doenças à contaminação de águas e passam a captar água diariamente

ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA IDADE ANTIGA

Com o surgimento das cidades, na Idade Antiga e o crescimento da população foi necessário desenvolver engenharia para projetos condução armazenamento de água de e

Procurando fontes de água no subsolo, foram cavados poços, que inicialmente rasos, chegaram até profundidade, 450 m como construídos pelos chineses de os

 

Tem-se notícia de que existiam coletores de esgoto em Nippur (Babilônia) desde 3.750 A.C. O primeiro sistema público de abastecimento de água, o aqueduto de Jerwan, foi construído na Assíria em 691 A.C.

CANALIZAÇÃO DE ESGOTO - ESHUNNA/BABILÔNIA JOELHO E JUNTA DE CANALIZAÇÃO EM CERÂMICA (IRAQUE) E

O CONTROLE DAS ÁGUAS ENTRE OS EGÍPCIOS

Os egípcios dominavam técnicas sofisticadas de irrigação do solo na agricultura e métodos de armazenamento de líquido , pois dependiam das enchentes do Nilo.

•Uma característica das antigas cidades do vale do rio Indo (2600 a 1900 a.C) , como Mohenjo Daro e Harappa era a s ofisticação do sistema de encanamento pelos quais a água servida corria para dutos ou esgotos centrais .

•As ruas eram largas, pavimentadas e drenadas por esgotos cobertos escoamento ficavam cerca de meio metro abaixo do nível do pavimento e, geralmente, eram construídos em alvenaria de tijolos com uma argamassa de barro.

. Esses canais de

    

A civilização minóica se desenvolveu na ilha de Creta , no mar Egeu , entre 2700 a.C. e 1450 a.C.

Teve como principal centro a cidade de Cnossos . O termo "minóico" deriva de

Minos

, título dado ao rei de Creta.

Em Cnossos, fica o famoso palácio, com seu majestoso terraço, seus pátios inferiores, sua decoração mural, seu gigantismo .

seu sistema de drenagem foi construído em pedra e terracota, com um coletor ou emissário final das águas residuais (águas pluviais e de excreta) que descarregava o efluente a uma distância considerável da origem. As precipitações freqüentes e intensas na região resultavam na ocorrência cíclica de condições de auto-limpeza.

 

Tem-se notícia de que existiam coletores de esgoto em Nippur (Babilônia) desde 3.750 A.C. O primeiro sistema público de abastecimento de água, o aqueduto de Jerwan, foi construído na Assíria em 691 A.C. CANALIZAÇÃO DE ESGOTO - ESHUNNA/BABILÔNIA JOELHO E JUNTA DE CANALIZAÇÃO EM CERÂMICA (IRAQUE) E

A Cloaca Máxima é uma das mais antigas redes de esgotos do mundo.

construída nos finais do século VI a.C.

pelos últimos reis de Roma com a finalidade de drenar as , com base na engenharia etrusca, águas residuais e o lixo , para o rio Tibre .

o sistema original era um canal a céu aberto que seria progressivamente coberto devido às exigências do espaço do centro citadino.

A Cloaca Máxima foi mantida em bom estado durante toda a idade imperial.

 Século XIII – Rodas d’água transformam energia hidráulica em mecânica

 1784 – James Watt inventou a bomba hidráulica movida a vapor.

 Século XIX – Conjunto turbina-gerador substitui rodas d’água.

 1804 - Gibbs inventou o filtro lento na Inglaterra.

 1885 - Escherichia identificou o bacilo coli que recebeu o seu nome Escherichia coli.

 1895 e 1897 Charles Hermany & W. Fuller instalaram o filtro rápido.

 1847 – Vasos sanitários são conectados aos sistemas de esgotos despejo de águas

(tout

Inglaterra). Mau cheiro estimula estudos e medidas para tratamento

à l’egout

, prévio ao

 1867 – Associação de doenças à água em meio urbano

 1920 Imhoff iniciou o tratamento de águas residuárias.

 1927 – 1ª cloração de águas no Brasil

•1945 - Cox iniciou a fluoretação da água.

•1953 - o SESP realizou, pela primeira vez no Brasil, em Baixo Guandu - ES, a fluoretação de um sistema de abastecimento de água.

 Década de 40 – Primeiras relações entre vazões e comportamento de peixes

•Década de 60 – primeiros alertas quanto às ameaças relacionadas aos efluentes industriais; Sistematização da AIA (EUA).

•Década de 70 – Regulações passam a considerar limitação de lançamento de efluentes e restrições a operações de barragens para manutenção de habitats físicos de de espécies de interesse; Aplicação de dispositivos para armazenamento e infiltração águas em meio urbano; Planejamento da drenagem em escala de bacia

•Década de 80 – Energia renovável •Economia movida a hidrogênio •Honda, Toyota e General Motors anunciaram planos para comercializar veículos com células a combustível em algum momento entre 2010 e 2020.

 Década de 90 – Vazões ambientais consideram demandas do ecossistema; Construção de bio-retenções como dispositivo de controle da drenagem

PPGRHS

Área de concentração

   Recursos Hídricos: Esforço para maximizar oportunidades e minimizar ameaças naturais  Geração de impactos colaterais negativos (ameaças geradas pela sociedade) Saneamento: Esforço para maximizar oportunidades ao minimizar ameaças naturais e geradas pela sociedade  Saneamento básico: abastecimento de águas, destinação de águas servidas, águas de chuva e resíduos sólidos Planejamento e Gestão em escala de município/bacias

Linhas de pesquisa

   Tratamento de efluentes Planejamento, gestão e tecnologias Modelagem de processos ambientais  De regressão simples a procedimento numérico complexo

Referências

      Wikipédia - Anexo:Cronologia da história do mundo http://www.vaclib.org/basic/history.htm

Sonia Rosalie Buff. SANEAMENTO BÁSICO: Como tudo começou... www.eloambiental.org.br

Rebouças et al. 2006. Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. 3ª edição. São Paulo: Escrituras Editora.

http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/ Christopher Freire Souza. 2009. Vazões ambientais em hidrelétricas: Belo Monte e Manso. Tese de doutorado. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.