O Golfinho Francisco Gonçalves O golfinho ou delfim é um animal da ordem dos cetáceos que pertence à família dos delfinídeos.
Download ReportTranscript O Golfinho Francisco Gonçalves O golfinho ou delfim é um animal da ordem dos cetáceos que pertence à família dos delfinídeos.
O Golfinho Francisco Gonçalves O golfinho ou delfim é um animal da ordem dos cetáceos que pertence à família dos delfinídeos. Vive perfeitamente adaptado no ambiente aquático, sendo conhecidas várias espécies, quer de água doce ou de água salgada. Francisco Gonçalves Apesar de viverem na água (no mar ou nos estuários dos rios) os golfinhos são mamíferos, o tempo de gestação de um golfinho varia entre 10 e 12 meses e as fêmeas dão à luz uma cria de cada vez, que vai ser amamentada pela mãe nos primeiros 14 meses de vida. Francisco Gonçalves Os golfinhos têm a pele grossa e muito lisa, são de cor acinzentada, o dorso mais escuro e o peito mais claro, medem cerca de dois metros, pesam cerca de setenta e cinco quilos e têm quatro barbatanas: duas peitorais, uma dorsal e uma caudal, a sua cabeça é pequena em relação ao corpo e tem em cima um orifício respiratório que se chama espiráculo. É através deste orifício e dos seus pulmões que o golfinho respira, precisando de vir à superfície com frequência para poder respirar. Francisco Gonçalves Os golfinhos são carnívoros, eles alimentam-se essencialmente de outros peixes e de lulas, que por sua vez se alimentam de seres mais pequenos, como por exemplo o plâncton. Os maiores predadores dos golfinhos são os tubarões e as orcas, porque se alimentam deles, os homens também se consideram predadores dos golfinhos porque através da pesca matam muitos animais desta espécie, que ficam presos nas redes. Francisco Gonçalves Os golfinhos são animais muito velozes, graças à sua pele lisa e às suas barbatanas chegam a atingir a velocidade de sessenta quilómetros por hora e saltam a cerca de cinco metros de altura. Francisco Gonçalves Sabia que… Os golfinhos são animais migratórios, e que se deslocam em grupos, mas que podem mudar de grupo por motivos de acasalamento. Os golfinhos estão em vias de extinção devido à pesca sem regra de que são alvo em alguns países. Em Portugal existem golfinhos, no estuário do rio Sado, em Setúbal, são os golfinhos nariz de garrafa ( ou ruazes). Os golfinhos orientam-se pelos ecos dos sons que produzem e são parecidos com os sonares dos navios e submarinos. Francisco Gonçalves Trabalho elaborado por: Francisco Gonçalves.