emprego e empregabilidade - Professor Marcos Berenguer

Download Report

Transcript emprego e empregabilidade - Professor Marcos Berenguer

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

Em meio as constantes crises pelas quais a economia brasileira passa, está cada vez mais difícil ter a certeza da estabilidade na vida profissional.

Para não ser diretamente atingido por esta realidade, é preciso estar alerta para perceber os novos caminhos que estão sendo trilhados pelo mercado de trabalho e ter habilidade para responder adequadamente as novas exigências acarretadas pelos constantes processos de mudança.

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

A primeira mudança mais urgente e necessária: abandonar a postura imediatista de buscar ou simplesmente manter o emprego. Peter Senge enquadra como "os funcionários que chegam todas as manhãs, trabalham, voltam para casa ao fim da tarde e isso é tudo. Eles não se comprometem com o negócio da empresa".

Ao permanecer com este tipo de comportamento, a tranqüilidade do profissional cessará quando a próxima crise chegar, pois na hora de escolher quais funcionários serão demitidos, os que menos contribuem para o desenvolvimento da empresa serão os primeiros a serem desligados.

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

 A idéia de que o aprimoramento profissional depende única e exclusivamente dos treinamentos proporcionados pela empresa a qual o profissional está vinculado, está mais que ultrapassada.

 Os profissionais necessitam assumir a responsabilidade pela busca diária da manutenção de uma condição que transcende ao fato de estar empregado, necessitam estar vigilantes no que corresponde à elevação do nível de empregabilidade.

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

Emprego:

 Vínculo empregatício, contrato de trabalho e ainda contrato de emprego é o contrato celebrado entre um empregador e um empregado visando a prestação continuada, numa carga horária definida, de um serviço, mediante salário.

 Segundo os doutrinadores do Direito, a característica essencial da relação de emprego é a existência da subordinação, segundo a qual o empregado está sujeito às ordens do empregador, nos limites previstos no contrato e na lei.

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

Empregabilidade :

 A empregabilidade é a capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho.

 Novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

Empregabilidade :

O termo empregabilidade foi criado por José Augusto Minarelli, no fim dos anos 90. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho.

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

José Augusto Minarelli estabelece, o que ele chama de seis pilares da empregabilidade, que garantem a segurança profissional do indivíduo.

1. ADEQUAÇÃO PROFISSIONAL

a) Você está satisfeito com a sua profissão ou ocupação atual ?

b) Se tivesse oportunidade, trocaria de profissão ou ocupação ? c) Você está feliz com sua carreira ? E com sua vida ? Por quê ? d) Você está satisfeito com seu cargo e com seu salário ?

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

2.IDONEIDADE

a) O que é ética para você? b) Como é a sua conduta?

c) Você age com correção em todas as situações? d) Você respeita a todos sem distinção?

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

3. COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

Você é de fato um BOM profissional ? Que contribuições ou benefícios você pode proporcionar a um empregador ou a um cliente?

a) Domina outro idioma além do português? b) Você se considera bem informado? Consegue conversar sobre assuntos dissociados do seu trabalho? c) Você tem o hábito de leitura ? Que livros leu este ano? Está satisfeito com seu volume de leitura? d) Como vai seu interesse pela leitura técnica ou ligado à sua ocupação e aos seus projetos futuros? e) Como estão os investimentos em VOCÊ S/A?

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

4. SAÚDE FÍSICA E MENTAL

a) Você tem tempo para ficar sozinho e refletir? b) Você tem tempo para fazer um programa diferente? c) Você tem tempo para brincar e conversar com seus filhos? d) Você tem tempo para encontrar amigos ou telefonar para eles? e) Você participa de atividades comunitárias? f) Você tem tempo de ler, ouvir música, assistir a um bom filme, caminhar despreocupadamente?

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

5. RESERVA FINANCEIRA E FONTES ALTERNATIVAS DE AQUISIÇÃO DE RENDA

a) Você fez uma reserva financeira no caso de desemprego?

b) Você pensou ou tem uma fonte alternativa de renda?

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

6. RELACIONAMENTOS

a) Qual é a amplitude dos seus relacionamentos? Seu rol de contatos é grande e diversificado?

b) Você cultiva seus relacionamentos? De que maneira?

Visitas, telefonemas, escreve cumprimenta em datas comemorativas ?

c) Você é sócio ou membro de associações, sindicato, partido?

Quais?

É membro ativo?

Freqüenta regularmente as reuniões e eventos?

d) Você mantém um registro organizado dos seus relacionamentos? Guarda cartões de visita, listagens e agendas em geral?

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

Empregabilidade e o contexto atual:

a) As empresas estão de olho nos profissionais que têm capacidade de apreender de forma contínua. b) Já não basta ter o diploma. O importante é saber e ter competência para resolver problemas. c) O essencial é ser capaz e possuir conhecimentos raros. Quem possui tudo isso tem também uma alta empregabilidade. É preciso se informar constantemente. É preciso ter dentro de si o vírus da curiosidade.

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

Empregabilidade e trabalho “trabalhabilidade”

Já foi o tempo também em que a empregabilidade era orientada só para os empregos. Nesse tempo, emprego é sinônimo de trabalho, é preciso preparar-se, não apenas para o mundo do emprego, mas também para o mundo do trabalho.

EMPREGO E EMPREGABILIDADE

Empregabilidade e trabalho “trabalhabilidade”

Nos mercados de trabalho do mundo atual há a substituição gradual do emprego fixo, de longa duração e em tempo integral por outras formas de trabalhar.

Dentre elas, citam-se o trabalho em tempo parcial, a subcontratação, a terceirização, o trabalho por projeto (que tem começo, meio e fim) e o realizado à distância como, por exemplo, o "teletrabalho" e o "telecommuting".

Telecommuting redefine o tradicional entendimento sobre o espaço de trabalho.

Atualmente, as organizações estão focando em novos valores, tais como, inovações, satisfação, responsabilidades, resultados e ambiente de trabalho familiar.

A alternativa do telecommuting complementa esses princípios e oferece flexibilidade aos patrões e empregados. É um conceito novo que, a cada dia, ganha mais força ao redor do mundo.

Grandes empresas escolheram o trabalho de telecommuting pelas facilidades que ele gera para o empregador.