Transcript - Prof. Cristiano Forte
Assuntos para a aula de Hoje
Tecnologias de Transmissão; -Problemas durante a Transmissão; -Protocolos; -Modelo OSI;
Prof. Cristiano Forte Aula 4
Tecnologias de Transmissão.
Baseband (Banda Base) Broadband ( Banda Larga) Broadcasting (Transmitir) Unicasting
Baseband (Banda Base)
O meio é usado para transmitir apenas um canal de dados e a transmissão de dados é feita de forma digital. Sistema mais usado por redes locais.
Broadband ( Banda Larga)
O meio é usado para transmitir simultaneamente vários canais de dados, e a transmissão de dados é feita de forma analógica. È utilizado na tv a cabo.
Broadcasting
Um broadcast é uma mensagem que você quer que todo o sistema da rede enxergue, também chamada de transmissão por difusão.
Unicasting
É um endereçamento para um pacote feito a um único destino.
Problemas durante a Transmissão
A taxa média de erros em canais de baixa e média velocidade é em torno de 1 "bit" errado em cada 100.000 bits transmitidos.
Erros de Transmissão
Ruído; Distorção; Atenuação;
Distorção
Distorção
: É uma mudança indesejada na forma da onda.
Distorção por Atenuação: Consiste numa perda de energia e diminuição da relação sínal/ruído.
Distorção por Retardo: O sinal é retardado mais em algumas frequências do que em outras. Utiliza-se equalizadores para compensar a variação.
Distorção por deslocamento: Consiste na alteração de todas as freqüências transmitidas de uma pequena quantidade.
Ruído
Ruído: É qualquer sinal diferente que é acrescentado ao sinal transmitido de forma totalmente aleatória.
Ruído Branco: É uma espécie de chiado que forma um fundo a toda sinalização eletrônica. Ele não pode ser removido, depende da temperatura, quanto mais quente maior o ruído, devido as oscilações dos elétrons.
Ruído Impulsivo: Há muitas causas do ruído impulsivo, parte deles é audível. O ruído externo é produzido por efeitos de indução. Variações de voltagem em equipamentos ou fios vizinhos induzem picos de ruídos em canais de comunicação.
Atenuação
Atenuação: O sinal, à medida em que vai percorrendo o cabo, vai perdendo sua “força”, ficando mais fraco.
Por esse motivo, o cabo, seja ele de qual tipo for, tem um limite de comprimento, pois ele não pode ser infinitamente longo.
Controlo de redundância cíclico (CRC, ou em inglês Cyclic Redundancy Check) A forma encontrada foi o uso de algoritmos que lêem os dados a serem transmitidos, fazem um cálculo que gera um resultado, e colocam este valor no final do bloco de dados transmitidos.
Somar ou efetuar um cálculo qualquer através de um algoritmo e colocar esse resultado no final do bloco de dados transmitido.
O receptor, ao receber o bloco de dados, recalcula o valor que deve ser o mesmo.
Caso ocorra algum erro na transmissão, o valor calculado não baterá, exigindo então uma retransmissão.
Tipos de Serviços nas Camadas
orientada a conexão orientada sem conexões
Orientado a conexão.
O serviço orientado a conexão: se baseia do sistema telefônico, você tira o telefone do gancho, disca, fala e em seguida desliga. O aspecto essencial de uma conexão é que ela funciona como um tubo, o transmissor empurra objetos(bits)para o outra extremidade e esses bits são recebidos pelo receptor. A ordem é mantida conforme os bits foram enviados. Exemplo: fluxo de bits confiável(logon remoto)
Orientedo sem conexão.
Serviço sem conexão: se baseia no sistema postal. Cada carta carrega um endereço de destino completo e cada uma delas é roteada(encaminhada)através do sistema.
Exemplo: data grama não confiável(lixo de correio eletrônico). Datagrama confirmado(correspondência registrada), solicitação/resposta(consulta a banco de dados)
-
MODELO OSI da ISO
- O modelo OSI (Open System Interconnection) com o objetivo de criar padrões de conectividade para interligação de sistemas de computadores locais ou remotos. Os aspectos gerais da rede estão divididos em 7 camadas funcionais, facilitando a compreensão de questões fundamentais sobre a rede.