Escreva um breve texto salientando as diferenças entre a AIB e a

Download Report

Transcript Escreva um breve texto salientando as diferenças entre a AIB e a

Revolução de 1930

Respostas

Local da revolta Grupos participantes Reivindicações do movimento Resultados Revolução de 1930 Revolução de 1932

MG, RS e o apoio de alguns estados do Nordeste.

São Paulo.

Militares, elites dos estados de MG e do RS e setores populares.

Elite paulista.

Incentivar a produção agrícola nacional e a indústria. Realizar uma reforma política.

Fim do governo provisório, novas eleições para presidência da república, autonomia estadual e elaboração de uma nova Constituição para o país.

Um grupo de militares ocupou provisoriamente o governo após renúncia de Washington Luís. Getúlio Vargas foi nomeado presidente da república.

A Força Pública Paulista que lutou contra as tropas federais durante 3 meses se rendeu em outubro de 1932. Apesar disso, foi nomeado um interventor paulista para o estado.

2. Escreva um breve texto salientando as diferenças entre a AIB e a ANL. Considere os seguintes aspectos. Pág. 144 a) Signos da siglas AIB = Ação Integralista Brasileira ANL = Aliança Nacional Libertadora.

b) AIB defendia um regime totalitário, ou seja, o governo sobre o controle de tudo, eram contra um governo democrático. ANL defendia o nacionalismo das empresas estrangeiras, a reforma agrária e um governo popular, eram contra ao integralismo, ao nazismo e ao fascismo.

c) AIB contra ao comunismo ANL a favor do comunismo

3. Responda as questões: Pág. 148

a) Criou-se o salário mínimo, proibição do trabalho para menor de 14 anos, a garantia de igualdade salarial entre homens e mulheres e a jornada diária de 8 horas de trabalho.

b) a legislação trabalhista visa proteger o trabalhador contra a exploração e os abusos dos patrões e garantir direitos como férias, registro em carteira e 13 salário.

4. Em 1941, estreava o Repórter Esso, programa jornalístico de maior sucesso no rádio no Brasil, comente. Pág. 155

a) Entre os motivos destacam-se uma programação destinada a atingir o grande público, com linguagens mais fácil e objetiva; o interesse em dinamizar as vendas de produtos; e a criança de um meio de comunicação acessível aos analfabetos.

b) Para as grandes empresas interessava a formação de uma rede de divulgação que pudesse tornar suas mercadorias mais conhecidas. O rádio possibilitava atingir de forma simultânea um grande número de pessoas, de diferentes grupos sociais.

c) Com a difusão do rádio, este veículo tornou-se para grande parte da população, o mais importante meio de entretenimento e informação.

5. Associe cada letra ao item correspondente. Pág.145

a) Contexto em que foi decretado o Estado Novo. b) Motivo alegado para o golpe.

c) Medidas imediatas ao golpe.

d) Definição do Estado Novo.

( B ) Divulgou-se um suposto plano comunista para a tomada do poder, o Plano Cohen.

( C ) Partidos políticos foram fechados e os governadores dos estados substituídos por interventores.

( D ) Regime político implantado por Getúlio Vargas, caracterizado pela centralização do poder em torno do presidente e pela supressão das liberdades democráticas.

( A ) Os meios políticos encontravam-se mobilizados para a sucessão presidencial, que deveria ocorrer em 1938.

6. Assinale as afirmativas corretas, sobre a situação do Brasil às vésperas da Revolução de 1930. Págs. 140 a 141 a)A preponderância de São Paulo e Minas Gerais na política nacional passou a ser questionado pelas elites de outros estados do Brasil.

b) O movimento de 1930 era liderado principalmente pelas oligarquias cafeeiras de São Paulo.

c) A Aliança Liberal foi formada pelos estados apoiadores do governo de Washington Luís.

d) O café, principal produto de exportação nacional, teve uma queda acentuada nos preços no mercado internacional devido à crise de 1929.

e) Na República das Oligarquias, as fraudes eleitorais eram muito comuns. A existência do voto em aberto colaborava para isso.

7.Faça a questão 5 da pág.156 e leia para responder as págs. 152 e 153.

a) A primeira imagem contém referencias ao patriotismo, uma das marcas do nacionalismo do governo de Vargas. A segunda imagem trata da importância da educação como principal meio de formação do cidadão.

b) O Departamento de imprensa e Propaganda tinha a função de incutir o ideal nacionalista do Estado Novo nas camadas populares e médias da população, coordenando, orientando e centralizando a propaganda interna e externa; fazendo censura às produções artísticas; dirigindo o programa de radio fusão oficial do governo e organizando manifestações cívicas e patrióticas, exposições e concertos.

c) A cartilha, de produção do DIP, é o retrato da propaganda governamental veiculada durante o Estado Novo voltada para jovens e crianças.

8. O que foi a Intentona Comunista? Pág.144

O Partido Comunista (PCB) foi colocado na ilegalidade pelo governo de Getúlio Vargas. Os comunistas se uniram a outros opositores e formaram a ANL. Os aliancistas passaram a ser a principal força de oposição ao governo Vargas, defendendo mudanças políticas e sociais profundas para o Brasil. O líder da ANL era Luís Carlos Prestes, que havia organizado e liderado, anos antes, a Coluna Prestes.

Considerando uma ameaça para o Brasil, Vargas resolveu combater a ANL, proibindo suas atividades em 1935. Porém, os integrantes da ANL continuaram atuando, mesmo de forma clandestina e ilegal. E em meados de 1935 foi organizado uma revolta, e que pretendia derrubar o governo de Getúlio Vargas. O governo denominou a revolta de Intentona Comunista e usou de pretexto para decretar o estado de sítio, ou seja, suspendeu temporariamente direitos e garantias individuais.

9. Faça a questão 4 da pág. 150

a) A principal diferença foi a extensão do voto às mulheres, já introduzida pela Constituição de 1934.

b) * Determina o voto direto e secreto.

* Estabelece a obrigatoriedade do voto para os brasileiros com idade de 18 e 70 anos e o torna facultativo para os que têm entre 16 a 18 anos e mais de 70.

* Elimina as restrições aos mendigos, analfabetos e militares, vetando o voto apenas aos jovens que estão prestando o serviço militar e aos estrangeiros.

c) A Constituição de 1988 é a mais democrática. Ela eliminou as restrições de classe, que impediam o voto dos analfabetos e dos mendigos, reforçou o sufrágio universal e estabeleceu o voto direto e secreto. Assim, além de ampliar a população de eleitores, a Constituição de 1988 procurou eliminar resquício autoritários, como o Colégio Eleitoral, organismo criado pelos militares, na década de 1970, para eleger o presidente da República.