FENÔMENO DA INTERCOMUNICAÇÃO MEDIÚNICA 01-10-2013 Umberto Fabbri O Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos;  Os Médiuns Precursores ;  Finalidades e Mecanismos das Comunicações Mediúnicas ; 

Download Report

Transcript FENÔMENO DA INTERCOMUNICAÇÃO MEDIÚNICA 01-10-2013 Umberto Fabbri O Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos;  Os Médiuns Precursores ;  Finalidades e Mecanismos das Comunicações Mediúnicas ; 

FENÔMENO DA INTERCOMUNICAÇÃO MEDIÚNICA 01-10-2013 Umberto Fabbri

      O Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos; Os Médiuns Precursores ; Finalidades e Mecanismos das Comunicações Mediúnicas ; Natureza das Comunicações Mediúnicas ; As Evocações e as Comunicações Espontâneas dos Espíritos ; Evolução das Formas e Meios para as Comunicações Mediúnicas ;

Mediunismo Primitivo Mediunismo Oracular Mediunismo Bíblico

 As manifestações mediúnicas se alteraram através do tempo acompanhando o progresso do Espírito encarnado.

Mediunismo Primitivo  A Inspiração foi o sistema inicial de intercâmbio, facilitando a comunhão das criaturas.

 As primeiras manifestações mediúnicas apresentam-se sob forma do animismo tribal, com a personalização das forças da natureza, denominado fetichismo. Ex: Terra-Mãe e o Céu-Pai. Daí gerou-se a crença na pluralidade dos deuses.

 Desenvolvimento mental + experiência e imaginação = MITOLOGIA POPULAR

Mediunismo Oracular   Os oráculos predominam no início do processo civilizatório.

Regem as relações sociais, políticas e religiosas dos grandes povos da antiguidade.

Mediunismo Bíblico  O Fenômeno Mediúnico assume uma nova dimensão afastando-se do politeísmo – DEUS UNIVERSAL E SUPREMO

 É visível a expansão do fenômeno mediúnico entre os principais povos em todas as épocas da humanidade. Da antiga Índia aos tempos atuais, o fenômeno mediúnico intensifica-se e populariza-se, o que propiciou, no século XIX, o advento da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

Aprofunde-se mais lendo os livros :    Evolução entre dois Mundos – André Luiz O Espírito e o Tempo – Herculano Pires O Fenômeno Espírita – Gabriel Dellane

Segundo informações de Arthur Conan Doyle no Livro História do Espiritismo (antes da publicação de O Livro dos Espíritos) foram: • • • • •

Emmanuel Swendenborg Edward Irving Andrew Jackson Davis As irmãs Fox Daniel Douglas Home

EMANUEL SWEDENBORG

 Swedenborg era engenheiro e uma autoridade em metalurgia, física e astronomia;  Médium clarividente desde criança. Emancipado do corpo conseguia ver o que se passava em outros lugares, sem aparentemente, sair do seu estado normal de consciência.

EMANUEL SWEDENBORG

 Viu e descreveu com exatidão, um incêndio que acontecia em Estolcomo, estando, ele, a 300 milhas de distância, num jantar com 16 convidados.

 A mediunidade de vidência, eclodiu numa noite em abril de 1744, então com mais de 50 anos de idade, e o acompanhou por toda a vida.

ENSINOS DE SWEDENBORG

1.

O mundo espiritual consiste de várias esferas representando diversos graus de felicidade e luminosidade. Após a morte iremos para aquela à qual se adapte a nossa condição espiritual.

2.

3.

O cenário, as condições e a estrutura do mundo espiritual assemelham-se aos da sociedade terrena. Há residências para famílias, templos religiosos, auditórios e palácios.

A morte é suave, uma vez que os seres celestiais ajudam os recém chegados ao mundo espiritual, que passam, em seguida, por uma período de absoluto repouso, reconquistando a consciência em pouco tempo.

Mais ensinamentos de Swedenborg podem ser lidos no citado livro de Doyle.

Conan Doyle

: “Todas as manifestações estudadas até aqui foram desconexas e irregulares. Chegamos agora em um episódio particular que apesar de se achar em nível inferior aos anteriores ocorreram na presença de pessoas práticas que encontraram meios de o explorar completamente e de introduzir raciocínio e sistema naquilo que havia sido mero objeto de admiração sem propósito”.

O fim providencial das manifestações é convencer os incrédulos de que tudo para o homem não se acaba com a vida terrestre e dar aos crentes idéias mais justas sobre o futuro.

Sua utilidade está nas consequências morais que delas dimanam e no consolo que nos trazem.

Mostrar o estado futuro da alma.

 

Nas comunicações mediúnicas desempenha papel fundamental por ser o órgão de transmissão de todas as sensações.

Quando o ato é de iniciativa do Espírito, pode dizer-se que o Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa.

• •

Função instrumental – função primordial do perispírito é servir de instrumento a alma, em sua interação com os mundos espiritual e físico.

Função individualizadora sua individualização e identificação (memória)* – Serve a

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE

O perispírito do médium se expande.

O perispírito do Espírito comunicante também se expande.

Uma atmosfera fluidico perispiritual comum é formada.

Através das correntes de pensamento o médium usa a mente para conhecer as intenções e as idéias do Espírito comunicante.

Nosso mundo mental é como um espelho, por intermédio das correntes ondulatórias de pensamento , refletimos as imagens que nos cercam e arremessamos na direção dos outros as imagens que criamos.

Conjugando a ação do perispírito e da mente podemos perceber os fluidos ambientais e os dos Espíritos que nos cercam e entrar em sintonia com eles.

Este é o mecanismo básico das comunicações mediúnicas.

A sintonia mediúnica se faz por meio da ligação da mente do espírito comunicante e a mente do médium.

Para a realização dessas atividades, o emissor e receptor guardam consigo possibilidades particulares nos recursos do cérebro, em cuja intimidade se processam circuitos elementares do campo nervoso.

A sintonia mediúnica é apenas uma das etapas do transe, obtida por meio da concentração e utilizando duas importantes ferramentas: o

pensamento e a vontade.

GROSSEIRAS FRÍVOLAS SÉRIAS INSTRUTIVAS

Provém de Espíritos de baixa condição e que conservam-se ainda sob o império dos prejuízos terrestres.

  

Chocam o decoro.

Podem ser triviais, abjetas, obscenas, insolentes, arrogantes, malévolas ou ímpias.

A linguagem dos Espíritos está sempre em relação com o grau de elevação a que já tenham chegado.

Emanam de Espíritos levianos, zombeteiros, ou brincalhões, mais maliciosos do que maus.

Muito falam para nada dizer.

 

Muitas vezes, por entre piadas vulgares, dizem duras verdades que, quase sempre, ferem com justeza.

A frivolidade de algumas reuniões mediúnicas podem atrair espíritos levianos que procuram oportunidades de enganar e mistificar.

Toda comunicação que exclui a frivolidade e a grosseria, e que tem um fim útil, é considerada séria; mas não está por isso isenta de erros.

Os Espíritos sérios não são todos igualmente esclarecidos. No tocante a comunicações sérias, cumpre se distinguir as verdadeiras das falsas, o que nem sempre é fácil, porquanto, exatamente à sombra da elevação da linguagem,é que certos Espíritos presunçosos, ou pseudo-sábios, procuram fazer prevalecer suas idéias, as mais falsas, e os seus mais absurdos sistemas.

Livro dos Médiuns - Cap X, item 133

TEM POR OBJETO PRINCIPAL UM ENSINAMENTO SOBRE CIÊNCIA, MORAL E FILOSOFIA

Caráter regular e perseverante.

“Dando a essas comunicações a qualificação de instrutivas, nós as supomos verdadeiras, porque uma coisa que não seja verdadeira não poderia ser instrutiva mesmo que fosse dita na linguagem mais imponente” .

L.M- cap. X- item: 137

Os Espíritos podem comunicar-se espontaneamente, ou acudir ao nosso chamado, isto é, vir por evocação. Nas comunicações espontâneas é importante que se tenha conhecimento do Espírito comunicante.

Nas evocações devemos respeitar as condições do Espírito.

“Nas reuniões mediúnicas, usuais nas Casas Espíritas , os Espíritos se manifestam de forma espontânea, segundo planejamento estipulado pela direção espiritual do grupo mediúnico.

É comum evocar a assistência dos benfeitores espirituais, os quais revelam a sua presença por meio de mensagens consoladoras e esclarecedoras.” O Consolador- Emmanuel

“ Desde os primeiros contatos inteligentes, na noite de 31 de março de 1848, os ruídos ou “raps” passaram a servir para o diálogo entre os dois planos da vida, mas os fenômenos foram evoluindo para formas mais complexas. Paralelamente os médiuns também passaram a desenvolver outras formas de mediunidade”.

Rap – rápido e leve golpe, golpes pancada rápida.

Os espíritos iniciaram a comunicação ostensiva com o nosso mundo por meio desses ( História das irmãs Fox)

  

Kardec batiza os ruídos que aconteciam no interior da madeira de “typtologie intime”.

Os ruídos expressavam também a emoção do espírito que o produzia.

Charles Richet: “ Um dos fenômenos físicos mais belos da metapsÍquica”.

O fenômeno das mesas girantes foi uma evolução da comunicação dos ruídos transcendentes.

Kardec: “Esse fenômeno, que parece ter sido observado logo na América, ou antes, que se repetiu naquele país, porque a história prova que ele remonta a mais alta antiguidade, se produziu acompanhado de ruídos insólitos, golpes sem causa ostensiva conhecida”.

A evolução das formas de intercâmbio foram em direção a escrita pelos espíritos, utilizando o lápis e o papel.

Kardec classifica:

Psicografia indireta

– lápis preso a objetos.

Psicografia direta

– o médium toma o lápis na mão e transmite, consciente ou não, o pensamento do espírito comunicante.

 

Pneumatofonia

Voz direta O espírito comunica-se utilizando uma garganta ectoplásmica e transmite sua própria voz.

Pneumatografia

Escrita direta O espírito comunicante utiliza-se do ectoplasma de médiuns presentes para escrever diretamente em folhas em branco geralmente colocadas entre duas pedras de ardósia.

As materializações ou aparições tangíveis se dão quando a pessoa se encontra em estado de vigília e no gozo da plena liberdade de suas faculdades.

Alem de visíveis os Espíritos podem também ser tocados.

William Crookes

foi um dos primeiros experimentadores a trabalhar com fenômenos de materializações.

Forma que os Espíritos se comunicam por meio de aparelhos ou equipamentos eletrônicos.

 Essa nova modalidade de comunicação mediúnica está vinculada ao avanço tecnológico proporcionado pelas teorias do eletromagnetismo, da relatividade e da física quântica.

Kardec

: “O Espírito pode agir sem o concurso de um médium?

Ele pode agir sem o conhecimento do médium, muitas pessoas servem de auxiliares aos Espíritos para certos fenômenos, sem o suspeitar. Os Espíritos retiram deles o fluido animalizado de que tem necessidade”.

Friedrich Jürgenson em seus momentos de descanso, gostava de ir à sua casa de campo. Aproveitava estes momentos para relaxar e tinha o hábito de gravar o canto dos pássaros da região. (Estocolmo - Suécia) Em junho de 1959, ao escutar uma dessas gravações , deparou-se com vozes humanas bosque no meio dos cantos. Achou bastante estranho, pois estava absolutamente sozinho ao realizar as gravações no meio de um . Ao ouvir com mais cuidado, notou que eram vozes de pessoas e podiam ser percebidas palavras em vários descartaria a hipótese de interferência idiomas de alguma rádio . Aprofundando-se mais em novas tentativas de gravação, assombrou se porque percebera que as vozes o chamavam pelo nome, apelidos e podiam responder a perguntas feitas ali no local, o que também descartava a hipótese de captação de rádio-amador ou outro tipo de transmissão à distância. Indagadas de quem seriam aquelas vozes, a resposta não tardou: "Somos os mortos...".

, o que

Em 30 de setembro de 1985, pela primeira vez, era registrada a imagem de um Espírito pela televisão.

Através de uma filmadora de videotaipe.

Klaus Schreiber , alemão, gravou imagens de sua filha desencarnada aos 18 anos de idade.

 

Desde então passou a se dedicar a essas gravações e conseguiu imagens de parentes desencarnados assim como de algumas celebridades.

Afirmava que para se obter resultados era preciso criar um “campo vibratório” e que era preciso realizar o trabalho com amor.

1980-81 -

O primeiro caso de um Computador Pessoal (PC) influenciado por Espíritos de que se tem notícia foi o de Manfred Boden – pessoa de hábitos desregrados - primeiras comunicações foram ameaças de Espíritos obsessores.

Ken Webster (Inglaterra) – registrava depoimentos de personagens históricos.

Grupo de Luxemburgo – Em dez. de 1992 e Jan. de 1993 a Folha Espírita apresenta um extraordinário feito do grupo, as transfotos , fotos transmitidas pelos Espíritos via computador.

 

Adam – advogado alemão – em seu escritório aconteciam discagens paranormais ao telefone.

Sra. K.S.

– Bélgica- 15 de Jan. de 1980 reconheceu a voz de seu pai desencarnado , ao telefone.

Ida Lupino

Manfred Boden - atriz inglesa - recebeu mensagem, por telefone, de seu pai desencarnado indicando o local onde se encontravam importantes documentos.

em 1981 ouvia música e canto por telefone.

   O Livro dos Médiuns – Allan Kardec Apostila ESDE – Programa Complementar da FEB – Federação Espírita Brasileira.

As Faculdades Espirituais do Ser – Djalma Argollo