CENTROS DE SUPERVISAO E CONTROLE DE SEPx

Download Report

Transcript CENTROS DE SUPERVISAO E CONTROLE DE SEPx

CURSO DE ANÁLISES DE SISTEMAS ELÉCTRICOS DE POTÊNCIA SEMINARIO: CENTRO DE SUPERVISÂO E CONTROLE DE SEP

DANIEL A. MARTINS PIEDY DEL MAR AGAMEZ ARIAS 1

ÍNDICE 1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

Introdução Objetivo História O sistema SCADA SCADA e Centros de Supervisão e Controle de SEP Operação dos Centros de Supervisão e Controle Conclusões Referências Bibliográficas

2

1. INTRODUÇÃO

• Apresentar informação dos centros trabalho utilizados para supervisar e controlar processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no SEP.

• Nestes centros de trabalho, os operadores, podem visualizar as informações do sistema elétrico através das telas dos computadores desenhada no SCADA e que integram o sistema.

• Ao SCADA também se pode incorporar outras interfaces ou aplicações que permitam aos operadores efetuar análises mais precisas das informações recebidas das estações remotas.

3

2. OBJETIVO

• Apresentar informação dos sistemas SCADA e aprofundar na relação existente entre uma planta de produção, os dados obtidos nesta planta e a supervisão e controles efetuados a partir dos centros.

• Descrever as principais funcionalidade dos sistemas de supervisão e controle e sua utilização nos centros de controle dos Sistemas Elétricos de Potência –SEP–.

4

3. HISTÓRIA

• Nos meados da década dos 60, a tendência em automatização e controle nas indústrias era deixada nas mãos de cada fabricante.

• Na década dos 70, as primeiras aparecem gerações de autômatos.

• Neste período, a supervisão e controle da rede elétrica era feita manualmente nas próprias subestações.

5

• Atualmente, os painéis e anunciadores vêm sendo substituídos por concentradores de dados, relés numéricos de proteção e interfaces amigáveis com os eventuais operadores das instalações, todo interligado por fibras óticas.

• Estas tendências vêm aumentando ao ponto de que hoje as empresas contam com um mercado oferecendo muitas opções para implantar a supervisão, controle e operação.

Aimax – Desin Instruments S. A.

CUBE – Orsi España S. A.

Monitor Pro – Schneider Electric Scada InTouch – LOGITEK RS-VIEW32 – Rockwell Spectrum Power 4 – Siemens SAGE - Centro de Pesquisas em Energia Elétrica - Cepel.

6

4. O SISTEMA SCADA

• “Supervisory Control & Data Acquisition” ou SCADA, são aplicações de softwares, usadas para supervisionar, controlar e operar processos a distância.

• Realiza a aquisição e envio de dados aos processos remotos e apresentam as informações do campo em imagens gráficas.

• Permite aos operadores dos centros de supervisão e controle, visualizar em tempo real os alarmes e o estado real dos equipamentos nas plantas de produção.

• Processamento de dados e geração de dados históricos dos sinais obtidas da planta.

7

Esquema básico de funcionalidade de um sistema SCADA 8

5. SCADA e Centro de Supervisão e Controle de SEP

9

10

Centro de Operação Regional Sul-Sudete – ONS - Rio de Janeiro e Norte Nordeste-Recife 11

Dependendo das ações de controle permitidas ás empresas de energia, os centros de controle são organizados hierarquicamente em níveis com diferentes atribuições: • COL - Centro de Operação Local: em uma subestação ou usina.

COA - Centro de Operação de Área: um centro capaz de concentrar diversas instalações em um só local. • COR - Centro de Operação Regional: Normalmente instalado por Região.

COS - Centro de Operação do Sistema: localizado na sede da empresa concessionária de onde é feita a coordenação e planejamento central de todo o sistema elétrico.

12

Áreas do conhecimento humano envolvidas em um centro de controle 13

6. Operação dos Centros de Supervisão e Controle

14

15

7. Conclusões

São os olhos e os ouvidos dos operadores do sistema elétrico a ser observado.

16

8. Referências Bibliográficas

[1] Mendiburu, Henry. “Sistemas SCADA”. Jornada de Entrenamiento em Sistemas SCADA e SSC. Barranquilla, Colômbia 2012.

[3] Martins D. A., "Acesso as Informações do Sistema Elétrico do Estado do Pará Utilizando a Rede Corporativa da Eletronorte ou a Intranet", [consultado em: http://abil.eln.gov.br/docs/Manual.pdf

, maio 2014].

[4] Centro de Pesquisas em Energia Elétrica - Cepel, "Protocolos de Comunicação Disponíveis no SAGE", Consulta na web site: www.sage.cepel.br/documentacao /protocolos_profiles.html

, Maio 2014.

[5] International Electrotechnical Comission – IEC. Consulta na web site: www.iec.ch/ , Maio 2014.

[6] The modbus organizations. Consulta na web site: www.modbus.org/ . Maio 2014.

[7] Distributed Network Protocol - DNP 3.0. Consulta na web site: pages/aboutdefault.aspx

. Maio 2014.

http://www.dnp.org/ [9] EPSA. “Manual de Operación”. Consulta na web site: http://www.epsa.com.co/Portals/0/EPSA/documentos/documentos-regulatorios/ Maio 2014.

manual-de-operacion.pdf. [10] Centro de Pesquisas em Energia Elétrica - Cepel - "Características do sistema SCADA". Consulta na web site: www.sage.cepel.br/sagescada.html

. Maio 2014.

[11] Centro de Pesquisas em Energia Elétrica - Cepel. "Apresentação do SAGE". Consulta na web site: www.sage.cepel.br/sobreprod/apresentacao.html

. Maio 2014.

17