OKE OKE Oke é orixa de lomba, da montanha e das alturas ou planos mais elevados da terra. Representa a perfeição do estado primordial do.

Download Report

Transcript OKE OKE Oke é orixa de lomba, da montanha e das alturas ou planos mais elevados da terra. Representa a perfeição do estado primordial do.

OKE

OKE Oke é orixa de lomba, da montanha e das alturas ou planos mais elevados da terra. Representa a perfeição do estado primordial do homem que nasce de OLODUMARE e retorna a ele.

É o simbolo do mistério de OLOFIN e a firmeza da mãe terra.

Com a sua Ota se faz o machuquilho as ervas do AXE do Orixa ou de qualquer tipo de pó.

OKE O seu culto provem de Abeokuta e IBADANE, onde se adoravam o chão coberto com uma chicara pintada de branco, com um orifício na parte superior por donde entravam os animais, esta chicara só se destapava a OKE. Como guardião de IBADANE na guerra com IFE refugiou-se na montanha de OCHUNTA.

Seu nome provém de yoruba OKE(altura elevação e grandeza).

OKE Forma uma importante trilogia com OGGUÉ e ORIXA OKO com quem rege todos os movimentos da terra. Irmão de Oxossi e Inle, mas inseparável de Obatala.

Vive dentro da terrina de Obatala. É um Orixa de fundamento não se assenta exceto a quem recebe a consagração de Ocha.

OKE Os filhos de Yemanja recebem sobre o ombro esquerdo. Este Orixa só contem uma única Ota que é de forma redonda e plana de cor branco negra ou caramelo e tapa-se com algodão. As suas oferendas são as mesmas que Obatala e corresponde ao seu numero e a sua vibração. Não possuí ELEKES e fala por Dilloggun em um YEUNLE MEYI. Não tem nenhuma saudação especial mas “MAFEREFUN OKE”.