SUJEITO E PREDICADO SUJEITO É o elemento da oração a respeito do qual damos alguma informação. PREDICADO É a informação que é dada a respeito do sujeito.
Download ReportTranscript SUJEITO E PREDICADO SUJEITO É o elemento da oração a respeito do qual damos alguma informação. PREDICADO É a informação que é dada a respeito do sujeito.
SUJEITO E PREDICADO SUJEITO É o elemento da oração a respeito do qual damos alguma informação. PREDICADO É a informação que é dada a respeito do sujeito. SUJEITO SIMPLES É aquele que apresenta apenas um núcleo. Exemplos As casas da vila foram reformadas. Reformaram-se as casas da vila. SUJEITO OCULTO É quando o sujeito simples é um pronome pessoal do caso reto (eu, tu ele, etc.). Muitas vezes ele não aparece escrito na frase, já que ele fica subentendido na desinência do verbo. Exemplos (nós) Viajamos ontem para Manaus. (eu) Falei com você ontem à tarde. SUJEITO COMPOSTO É aquele que apresenta mais de um núcleo. Exemplos Bois, vacas, bezerros andavam misturados. Vendem-se bois, vacas e bezerros. SUJEITO INDETERMINADO É aquele que o falante não pode ou não quer fixar com exatidão o sujeito. Existem duas estruturas indeterminar o sujeito: sintáticas a) Oração com verbo na 3ª pessoa do plural. Exemplo: Quebraram o vidro da biblioteca. para SUJEITO INDETERMINADO a) Oração com verbo na 3ª pessoa do singular + pronome se. Exemplo: Desconfiou-se dos valores apresentados. ORAÇÃO SEM SUJEITO São orações que apresentam verbos impessoais. Veja a seguir os verbos impessoais mais comuns: Haver • no sentido de existir ou de acontecer e quando indica tempo passado. Exemplos Havia muitas pessoas na festa. Em outubro haverá eleições municipais. Ele se mudou para Salvador há alguns anos. Fazer • Quando indica tempo (decorrido ou a decorrer). Exemplos Já fazia dois anos que ele se mudara para o interior. Ser • Em expressões de tempo. Exemplos Era verão. Verbos indicativos de fenômenos da natureza Exemplos Ainda não choveu o suficiente este ano.