GEOGRAFIA DA PARAIBA DIVISÃO REGIONAL – IBGE MESORREGIÕES MICRORREGIÕES - IBGE QUADRO NATURAL PARAIBANO.

Download Report

Transcript GEOGRAFIA DA PARAIBA DIVISÃO REGIONAL – IBGE MESORREGIÕES MICRORREGIÕES - IBGE QUADRO NATURAL PARAIBANO.

GEOGRAFIA DA PARAIBA

DIVISÃO REGIONAL – IBGE MESORREGIÕES

MICRORREGIÕES - IBGE

QUADRO NATURAL PARAIBANO

ASPECTOS DA POPULAÇÃO PARAIBANA

  

AGRICULTURA

O estado é o maior produtor de fava e abacaxi do país (IBGE-2008). FAVA: a Paraíba contribui com 58% da produção da fava do país, com produção concentrada na mesorregião do Agreste Paraibano (municípios de Massaranduba e Queimadas (microrregião de Campina Grande), Alagoa Grande(microrregião do Brejo Paraibano) e Mogeiro (microrregião de Itabaiana).

ABACAXI: 20% da produção nacional, concentrada na mesorregião da Mata Paraibana, nos municípios de Santa Rita (microrregião de João Pessoa) e Itapororoca (microrregião do Litoral Norte).

   

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Existem três aglomerados de indústrias na Paraíba: O primeiro, na mesorregião da Mata Paraibana, é formado pelas indústrias das cidades de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Lucena e Conde. Neste aglomerado destacam-se as indústrias de alimento, a têxtil, a de construção civil e a do cimento. O segundo aglomerado industrial, no Agreste Paraibano, corresponde à cidade de Campina Grande, onde são encontradas com maior destaque as indústrias de bebidas, têxtil, de calçados, de frutas industrializadas e de informática.

O terceiro e último aglomerado situa-se nna mesorregião do Sertão Paraibano, composto por indústrias das cidades de Patos, Cajazeiras, São Bento e Souza, nas quais as indústrias destacadas são as têxteis e de confecções.

EXPORTAÇÕES (JANEIRO-JUNHO 2009)

PRINCIPAIS EMPRESAS EXPORTADORAS