Ol_via - Colégio Planeta

Download Report

Transcript Ol_via - Colégio Planeta

Colégio Planeta Prof.: Olívia

Lista de Biologia

Aluno(a):

Questão 01)

A Ecologia lida com organismos e seus ambientes, procurando explicar as relações entre eles. As relações ambientais desses organismos tendem a ser complexas. Provavelmente, a afirmação mais importante que se pode fazer sobre essa relação é que diferentes tipos de organismos não estão aleatoriamente distribuídos entre os diferentes tipos de ambientes. Das alternativas abaixo, assinale a que representa o processo que possibilita o ajuste dos seres vivos a um meio variável, assegurando a sobrevivência das espécies, permitindo a sua extensão geográfica e diversificação. A) Fator ecológico ou ambiental. B) Adaptação. C) Aclimatação. D) Metapopulação.

Questão 02)

Um ecossistema contém diversos componentes, sejam eles bióticos ou abióticos. Dentro dos fatores bióticos existe o conceito ecológico de comunidade, que pode ser definido, em um determinado hábitat, A) pelas funções ecológicas exercidas por um ser vivo. B) pela cooperação entre as espécies. C) pela sequência de níveis tróficos. D) pelo conjunto das populações de seres vivos. E) pelos integrantes da população de uma espécie.

Questão 03)

A polinização foi um dos mais importantes avanços evolutivos das plantas terrestres, inicialmente feita pelo vento nas gimnospermas. Esse processo ganhou a ajuda dos animais nas angiospermas. O quadro abaixo mostra a importância das abelhas na polinização de diversas plantas de interesse econômico. Muitos agricultores, porém, têm um dilema a resolver. Ao utilizarem inseticidas para eliminar pragas nas suas plantações, acabam também por atingir as abelhas. Uma forma ecologicamente correta de evitar esse problema pode ser a adoção da seguinte prática:

Data: 25 / 09 / 2014 Pré-ENEMais

Turma:

Lista 04

Turno: Vespertino

A) interromper o uso de inseticidas e contar com a ajuda das abelhas também no combate às pragas herbívoras; B) colocar caixas colmeias entre as plantações para compensar o efeito dos inseticidas sobre as abelhas; C) usar armadilhas com ferormônios que são específicos para atrair somente as espécies herbívoras; D) introduzir espécies de abelhas resistentes aos principais inseticidas utilizados nas plantações; E) substituir as espécies plantadas por indivíduos geneticamente modificados, diminuindo a quantidade de inseticidas aplicados.

Questão 04)

O texto a seguir contém parte de uma matéria extraída do jornal Folha de S. Paulo:

Consideradas a segunda causa de redução da biodiversidade no mundo, atrás apenas da perda de habitats por intervenção humana, as espécies exóticas invasoras estão presentes em pelo menos 103 unidades de conservação do Brasil, espalhadas por 17 Estados e pelo Distrito Federal.

(FOLHA DE S. PAULO. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ folha/ciencia/ult306u13232.shtml. Acesso em: 16 maio 2005.) Com relação às espécies exóticas invasoras, assinale a afirmativa INCORRETA: A) Ao serem introduzidas podem dispersar facilmente por não possuírem parasitos e predadores locais. B) Algumas proliferam por serem favorecidas por atividades econômicas humanas como a pecuária. C) Algumas foram introduzidas através do transporte marítimo e outras através do tráfico ilegal. D) As invasões de espécies ornamentais foram controladas por não apresentarem interesse agronômico.

Questão 05)

A preservação da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos países. Qual das afirmações abaixo é correta? A) A diversidade de espécies diminui com o aumento da produtividade do ecossistema. B) A diversidade de espécies diminui com o aumento da heterogeneidade espacial do ecossistema. C) A diversidade de espécies diminui com o aumento da latitude. D) A diversidade de espécies em recifes de coral é a menor entre os ecossistemas marinhos.

Questão 06)

Também conhecida como Aiaia, o colhereiro (Platalea ajaja) é uma ave pernalta que mede cerca de 81 centímetros de comprimento, em cuja extremidade do bico comprido possui uma “colher”. Tem distribuição variada no território brasileiro, sendo facilmente encontrada no Pantanal Matogrossense. Para se alimentar, peneira a água, sacudindo e mergulhando o bico à procura de alimentos, como peixes, insetos, camarões, moluscos e crustáceos. Habita ambientes aquáticos, como praias lamacentas e manguezais, e realiza migrações sazonais.

( http://tudolevaapericia.blogspot.com.br/2011/07/ave-pernalta-tipica-do-pantanal . html. Acesso em 17.11.2013,adaptado)

O conceito ecológico que melhor define o conjunto de características descritas no texto sobre essa espécie de ave é o conceito de A) cadeia alimentar. B) nicho ecológico. C) teia alimentar. D) comunidade. E) população.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 7

Recentemente uma nova espécie foi descoberta ser encontrado na América do Sul, nos últimos 35 anos. — trata se do olinguito, o primeiro mamífero da ordem dos carnívoros a A busca pelo olinguito começou em 2003, quando o zoólogo Kristofer Helgen viu alguns crânios e peles que não conseguia reconhecer numa exposição científica em Chicago. Com uma técnica que usa resquícios de crânio, ossos e peles, deduziu o tipo de ambiente no qual viveria. O trabalho de campo começou no Equador, onde os pesquisadores encontraram e capturaram exemplares. De volta aos Estados Unidos, a ideia de que estava diante de uma nova espécie foi confirmada graças a análises de DNA. O olinguito mede, em média, 76 centímetros, pesa pouco menos de 1 quilo, é solitário, tem apenas um filhote por vez, vive na copa das árvores e se movimenta durante a noite. Foi batizado como Bassaricyon neblina. Apesar de fazer parte da ordem dos carnívoros, alimenta-se de frutas e outros vegetais. O olinguito foi confundido com outra espécie parecida, o olingo, que é maior, com pelagem rara e focinho mais alongado. As duas espécies compartilham 90% dos genes.

CAPUTO, Victor. Boas-vindas, Olinguito.

Veja

, São Paulo: Abril, ed. 2335, ano 46, n. 34, ago. 2013, p. 80. Adaptado.

Questão 07)

“É solitário, vive na copa das árvores e se movimenta durante a noite”.

O texto descreve aspectos da vida do olinguito, que caracterizam um conceito ecológico expresso em A) nicho ecológico, relações e atividades inerentes à espécie em seu ambiente natural. B) biocenose, compartilhamento da vida entre os seres que vivem em um mesmo local. C) habitat, conjunto de propriedades físicas e bióticas próprias do ambiente de floresta. D) biótopo, região específica do ambiente em que vivem as populações em contínua interação. E) potencial biótico, capacidade de adaptação e crescimento da espécie, independente de resistência ambiental.

Questão 08)

A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) define diversidade biológica como “a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos dos quais são parte; isto inclui a diversidade dentro das espécies, entre as espécies e de ecossistemas. Analise as proposições em relação à diversidade biológica. I. A diversidade dos sistemas ecológicos existe como parte de um “continuum” que inclui biomas, biorregiões, relevo, ecossistemas, habitats, populações e comunidades. II. III. A diversidade genética depende da evolução e adaptação dos organismos, ocorre entre espécies e dentro das espécies. A abundância de espécies em um determinado habitat depende exclusivamente dos recursos disponíveis. IV. As comunidades não diferem em termos de riqueza e abundância de espécies. V. A biodiversidade inclui o habitat, as espécies e os componentes genéticos e está sob a ameaça das ações antrópicas no planeta. Assinale a alternativa correta. A) Somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras. B) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. C) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras. D) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 09)

“É no crepúsculo ou à noite que eles atacam. Ou melhor, elas. O pernilongo macho vive principalmente de néctar ou seivas vegetais. Mas a fêmea precisa de um complemento de proteínas em sua dieta, para produção de ovos. fêmeas a Para isso, o sangue de mamíferos (inclusive o homem) ou de aves e até de anfíbios é uma fonte ideal. “E, então, as tacam como vampiras.”

Nesse contexto, apesar de serem da mesma espécie, é possível afirmar que machos e fêmeas de pernilongos ocupam diferentes: A) nichos ecológicos. B) habitats. C) ecótonos. D) populações.

Questão 10)

Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o ambiente e entre si. Sobre a ecologia, está

incorreto

afirmar que: A) nicho ecológico é sinônimo de habitat. B) os níveis tróficos representam as relações energéticas entre os organismos de uma comunidade. C) sucessão ecológica é a mudança da(s) comunidade(s) ao longo do tempo. D) população é um conjunto de indivíduos da mesma espécie num determinado local. E) comunidade são populações de diferentes espécies que vivem num determinado local.

Questão 11)

Não se refere a um procedimento de Controle Biológico: A) Uso de bacteriófagos para o combate de mastite bovina. B) Inoculação de semente de leguminosas com bactérias fixadoras. C) Utilização de Dípteros que depositam seus ovos em larvas D) de borboletas que devastam plantações. Soltura de parasitóides como a “vespinha”, em canaviais, para o combate à broca da cana-de-açúcar.

Questão 12)

O governo do Amazonas regulamentou a licença ambiental para o garimpo, liberando o uso de mercúrio na separação do ouro de outros materiais. A utilização do metal é polêmica, porque polui os rios e contamina peixes e seres humanos, podendo provocar intoxicação e lesões no sistema nervoso. Há 20 anos, ecologistas pediram a proibição do uso do mercúrio na Carta da Terra da Eco-92.

(www.folha.com.br)

Considerando o texto e uma rede alimentar formada por plantas aquáticas, moluscos e crustáceos, peixes herbívoros, peixes carnívoros e botos-cinza e cor-de-rosa, as maiores concentrações de mercúrio serão observadas nos tecidos A) dos peixes herbívoros. B) dos botos-cinza e cor-de-rosa. C) das plantas aquáticas. D) dos moluscos e crustáceos. E) dos peixes carnívoros.

Questão 13)

A tirinha abaixo apresenta um exemplo de cadeia alimentar.

QUINO

A) os sistemas vivos são sistemas fechados em relação à energia e à matéria que se obtém do ambiente para a manutenção das suas funções metabólicas. B) a vida cíclica mantém, ao utilizar os nutrientes e a energia do ambiente de forma bidirecional, sua complexidade ao gerar mais de si mesma indefinidamente. C) os sistemas vivos criam ordem a partir da desordem gerada pelo metabolismo durante a utilização dos nutrientes orgânicos e inorgânicos retirados do ambiente. D) o uso de forma unidirecional da energia captada do ambiente impulsiona os processos metabólicos ao criar uma ordem interna responsável em desenvolver os diferentes níveis de complexidade celular. E) relações alimentares como o predatismo favorecem a disseminação de um fluxo cíclico de alimento entre os diversos níveis tróficos das cadeias alimentares presentes nos ecossistemas naturais.

Questão 15)

O estudo de cadeias tróficas é importante para a compreensão das relações entre organismos em um ambiente. Uma forma de estudá-las é pela produtividade, em biomassa, em cada nível da cadeia. Supondo a existência de uma cadeia, num ambiente aquático, com três comunidades de organismos (vegetação, herbívoros e carnívoros) em equilíbrio, qual dos gráficos representa a variação dessas comunidades, em biomassa (g/m2), em função da disponibilidade de luz? A) A respeito dessa cadeia alimentar, é correto afirmar: A) Os fluxos de matéria e de energia variam de acordo com o tamanho do consumidor, por isso, quanto maior o tamanho do consumidor maiores serão as quantidades de matéria e de energia nele presentes. B) As quantidades de matéria e energia presentes em um nível trófico são sempre menores que aquelas presentes no nível trófico seguinte. C) A energia e a matéria são conservadas ao longo da cadeia alimentar , e seus valores são equivalentes em cada um dos níveis tróficos representados. D) Parte da matéria e parte da energia do alimento saem da cadeia alimentar na forma de fezes, urina, gás carbônico, água e calor, e, por isso, elas são menores no homem.

TEXTO: 2 - Comum à questão: 14

Todas as células vivas, mesmo em princípio, são muito mais complexas do que qualquer gene ou vírus. As células intercambiam suas partes; elas se mantêm continuamente por meio de nutrientes e energia retirados do ambiente. Até uma minúscula esfera fechada por membrana, uma célula bacteriana sem paredes, precisa de uma equipe de interações moleculares, mais de 15 tipos de DNA e RNA, cerca de quinhentos e, mais geralmente, até quase cinco mil tipos diferentes de proteínas.

(MARGULIS, 2001, p. 82). MARGULIS,Lynn

. O planeta simbiótico:

Uma nova perspectiva da evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

Questão 14)

A presença de nutrientes e energia retirados do ambiente é fundamental para a manutenção dessa complexidade celular, como citado no texto. É possível afirmar a respeito desse fluxo de alimento que B) C) D) E)

Questão 16)

A teia alimentar representada foi descrita por pesquisadores brasileiros no Mato Grosso do Sul. Sobre essa teia, marque a afirmativa incorreta. A) A piraputanga é onívora. B) Há mais de um tipo de consumidor. C) Há competição no esquema representado. D) Todos os componentes de uma teia alimentar estão representados.

Questão 17)

Analise a figura e leia o texto a seguir. Disponível em:

Questão 18)

Há anos, uma grande população de uma espécie de antílope foi concentrada em fazendas de caça na África do Sul. Como estavam cercados, os antílopes se alimentavam do que estava ao seu alcance, principalmente de folhas de acácia. Inicialmente, a proporção entre acácias e antílopes era equilibrada, entretanto, esses animais reproduziram-se muito no espaço de confinamento, e as acácias reagiram ao consumo exagerado emitindo um sinal, percebido pelas outras da espécie, relacionado à produção de etileno gasoso através dos poros de suas folhas. Esse sinal viajava até 45 metros, avisando as outras acácias da presença dos herbívoros. Uma vez que o sinal era recebido, em um período de cinco a dez minutos, as acácias intensificavam a produção de tanino em suas folhas a quantidades que eram letais para os antílopes, provocando a sua morte em poucos dias. Quando isso acontecia, até as girafas passavam a alimentar-se apenas de um pé de acácia, entre os dez que estavam próximos, evitando os que estavam a favor do vento.

Yam P.

Acacia trees kill antelope in the Transvaal

. Sci. Am. 1990, Dec; 263(6):28 (tradução, com adaptações). Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta. A) O sistema de defesa desenvolvido pelas acácias para advertir seus congêneres da chegada de herbívoros é identificado pelas girafas. B) As girafas e os antílopes são considerados consumidores primários porque são predadores. C) A ação dos antílopes é uma ameaça às espécies nativas de acácias, pois promove declínios populacionais e até extinção destas. D) A redução da população de girafas pode interromper a relação de predação entre acácias e antílopes.

Questão 19)

O desenho abaixo mostra uma pirâmide que representa uma cadeia alimentar. Sobre essa pirâmide, é correto afirmar que ela representa A) B) C) D) E) apenas uma “pirâmide de número”. apenas uma “pirâmide de energia”. apenas uma “pirâmide de massa”. uma “pirâmide de massa” e “pirâmide de energia”. uma “pirâmide de número” e “pirâmide de energia”.

Questão 20)

Um ecossistema pode ser representado sob a forma de pirâmides ecológicas de três tipos: de número, de biomassa e de energia. A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações: I. II. Em todas elas, os produtores ocupam a sua base. Em um ecossistema equilibrado, a pirâmide de energia III. sempre apresenta a base maior do que o topo. A pirâmide de número nunca se apresenta na forma invertida. IV. Os decompositores não são mostrados na pirâmide, pois não representam parcela importante no ecossistema. Assinale se estão corretas, apenas, A) I e II. B) I e III. C) I e IV. D) II e III. E) II e IV.

Questão 21)

O ozônio (O 3 ) é um gás existente na atmosfera. A respeito dele, considere as seguintes afirmações: I. II. É um dos responsáveis pela ocorrência de chuva ácida. A presença dele em qualquer nível da atmosfera é responsável pelo bloqueio de raios ultravioleta. III. Grandes quantidades desse gás nas camadas mais baixas da atmosfera são responsáveis pelo aumento do risco de câncer. Assinale A) se somente as afirmações II e III estiverem corretas. B) se somente as afirmações I e II estiverem corretas. C) se somente a afirmação III estiver correta. D) se somente a afirmação II estiver correta. E) se somente as afirmações I e III estiverem corretas.

Questão 22)

Assinale a alternativa

correta

a respeito do gás ozônio (O 3 ) e dos clorofluorcarbonos (CFCs).

A) A camada de ozônio, quando em contato com CFCs, cria uma camada refletora dos raios ultravioletas. B) O ozônio e os CFCs são nocivos aos seres vivos, pois impedem a incidência da radiação ultravioleta na superfície terrestre. C) O ozônio e os CFCs são os únicos responsáveis pelas mudanças climáticas observadas nos últimos anos. D) A camada de ozônio protege os seres vivos do excesso de radiação ultravioleta e pode ser destruída pela ação dos CFCs na estratosfera. E) A camada de ozônio na estratosfera tem sido recuperada devido às interações da radiação ultravioleta com os CFCs.

Questão 23)

A figura mostra uma antiga área de cultivo em processo de recuperação ambiental. (www.google.com.br) Já os gráficos representam alterações que ocorrem nessa área durante o processo de recuperação. Durante o processo de sucessão secundária da área, em direção ao estabelecimento de uma comunidade clímax florestal, os gráficos que representam o número de espécies de gramíneas, a biomassa, o número de espécies de arbustos e a diversidade de espécies são, respectivamente, A) II, III, III e II. B) III, I, III e II. C) II, I, III e II. D) I, III, II e I. E) I, III, I e III.

Questão 24)

Sabe-se que tanto o desflorestamento quanto o reflorestamento podem determinar um aumento na quantidade de microrganismos. Por exemplo, na medida em que se destrói o ambiente natural de insetos, transmissores de doenças, que em seu meio picariam apenas animais silvestres, eles se adaptam ao ambiente humano, fazendo deles e de seus animais de estimação as suas principais vítimas. Esses fenômenos têm sido observados no Brasil. Temos sido testemunhas do incremento de doenças causadas por microrganismos como os arbovírus (vírus transmitido por insetos) da febre amarela e da dengue e como protozoários causadores da leishmaniose e da malária, dentre outros.

Adaptado de: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos /art_39/docs/ Baseado no texto, afirma-se que A) o desflorestamento inaltera o tamanho das populações e a biodiversidade. B) as doenças citadas no texto têm suas frequências diminuídas. C) reflorestamento e desflorestamento promovem o desequilíbrio ecológico. D) a alteração ambiental gera uma relação intraespecífica dos insetos com os arbovírus. E) ocorre aumento no predatismo do vírus da dengue e da febre amarela.

Questão 25)

Apesar de o Brasil ter um dos maiores índices de biodiversidade e endemismos do planeta, a conservação ambiental continua sendo um tema pouco valorizado. Sobre as estratégias para conservação ambiental, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Os corredores ecológicos são fragmentos de ecossistemas que unem unidades de conservação, permitindo o fluxo gênico, a dispersão de espécies animais e vegetais e a recuperação de áreas degradadas. Os corredores ecológicos são criados por ato do Ministério do Meio Ambiente. ( ) O sistema nacional de unidades de conservação (SNUC) é composto pelas unidades de conservação federais, as quais são categorizadas em Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. ( ) Após a criação da Unidade de Conservação (UC), deve ser elaborado um Plano de Manejo a partir do diagnóstico do meio biológico, que estabeleça as normas e restrições de uso da UC. ( ) Entre os tipos de uso permitidos nas Unidades de Conservação, dependendo da sua categoria, estão a pesquisa científica e educação ambiental, turismo em contato com a natureza, produção florestal, extrativismo por populações tradicionais, produção agrícola e pecuária compatibilizada com os objetivos da UC. A sequência correta, de cima para baixo, é A) V - F - V – F. B) V - V - F – V. C) F - F - V – V. D) V - F - F – V.

Questão 26)

Atualmente, são consideradas em perigo de extinção mais de 16 mil espécies de seres vivos em todo o mundo. A atual taxa de extinção de espécies devido às ações humanas é estimada como 1.000 a 10.000 vezes maior do que a taxa natural de extinção.

(Acesso em 30-01-2014) Fonte: http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/conserva_extincao.htm

São consideradas ações humanas, que podem levar as espécies à extinção,

EXCETO

: A) desmatamento. B) competição. C) poluição. D) caça e pesca predatória. E) destruição dos habitats.

TEXTO: 3 - Comum à questão: 27

Texto

1

A humanidade levou cerca de 200 mil anos para alcançar o total de 1,6 bilhão e apenas mais 110 anos para crescer 7 bilhões. Esse crescimento populacional descontrolado gera problemas ambientais como o consumo de recursos naturais não renováveis, por exigir uma produção de alimentos mais eficiente, priorizando o melhor aproveitamento da área cultivável.

Fonte: SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA VERDE, p. 26, 2012. (Adaptado). Texto

2

O modelo agrícola brasileiro ultrapassa recordes de produtividade, contribuindo com cerca de 30% das exportações brasileiras, contudo 40% da população brasileira sofre com a insegurança alimentar, devido à presença de agrotóxico nos alimentos.

Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2014. Texto

3

Um exemplo do uso incorreto de agrotóxico aconteceu em março de 2006, em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, onde as pessoas foram intoxicadas devido à pulverização aérea de um agrotóxico. O produto que era destinado à produção agrícola foi levado pelos ventos para cidade. Esse incidente extrapolou os riscos para além da unidade produtiva rural, com provável contaminação do ar, do solo, das plantas, dos animais e da população da cidade.

n.1. Rio de Janeiro, jan-mar 2007. Acesso em: 15 abr. 2014. (Adaptado). Disponível em: CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA, v.; 12, Figura

1

Com base nas informações apresentadas, mananciais de água por agrotóxico.

Produção brasileira de grãos das safras de 1990/1991 a 2011/2012, em milhões de toneladas (MMT) por milhões de hectares.

(MMha).Conab jan. 2012.

Questão 27)

A) descreva um ponto positivo e um negativo do modelo agrícola brasileiro no contexto biológico. B) explique como pode acontecer a contaminação de

Questão 28)

Em grandes cidades, o despejo de esgoto doméstico sem tratamento adequado tem provocado um processo de eutrofização nos lagos e rios próximos à zona urbana. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o evento que explica a mortalidade de organismos no ambiente aquático decorrente do lançamento de uma quantidade excessiva de matéria orgânica. A) Aumento da quantidade de bactérias anaeróbicas, diminuindo a concentração do oxigênio e dos sais dissolvidos na água. B) Diminuição da concentração de fosfatos para a atividade fotossintetizante das bactérias autótrofas. C) Diminuição dos peixes herbívoros que se alimentam da matéria orgânica decorrente da proliferação de bactérias anaeróbicas. D) Proliferação de bactérias aeróbicas, diminuindo a concentração de oxigênio dissolvido na água. E) Proliferação de organismos autótrofos que promovem uma competição intraespecífica por matéria orgânica.

Questão 29)

Com as chuvas intensas que caíram na cidade do Rio de Janeiro em março de 2013, grande quantidade de matéria orgânica se depositou na lagoa Rodrigo de Freitas. O consumo biológico desse material contribuiu para a redução a zero do nível de gás oxigênio dissolvido na água, provocando a mortandade dos peixes.

Os dois principais grupos de seres vivos envolvidos no processo de diminuição da taxa de oxigênio disponível são: A) algas e bactérias. B) plantas e bactérias. C) algas e microcrustáceos. D) plantas e microcrustáceos.

Questão 30)

Leia o texto a seguir.

Em 2008, foi constatado que, desde 1950, o planeta perdeu, efetivamente, 19% da área de recifes de coral em consequência da ação antrópica. Esses ecossistemas são formados por associação simbiótica entre antozoários e zooxantelas que vivem em uma faixa estreita ao longo do gradiente oligotrófico (oceânico)/eutrófico (estuários, poluição).

Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2013. (Adaptado). O aumento do gradiente eutrófico coloca em risco essa interação, pois A) aumenta a incorporação de carbonato de cálcio. B) diminui a demanda bioquímica de oxigênio. C) aumenta a incidência da radiação solar. D) diminui a taxa fotossintética. E) diminui a turbidez da água.

Questão 31)

A forma mais comum, e talvez a mais antiga, de poluir as águas é pelo lançamento de dejetos humanos e de animais domésticos em rios, lagos e mares. Por serem constituídos de matéria orgânica, esses dejetos aumentam a quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente aquático, fenômeno denominado eutrofização.

(José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho.

Biologia das populações,

2004. Adaptado.) A eutrofização ocorre devido à contaminação da água por compostos nitrogenados e fosforados que

A) provocam a intoxicação e a morte dos produtores, decompositores e consumidores da teia alimentar aquática, inclusive dos peixes. B) aumentam a população das algas na superfície e o teor do gás oxigênio, provocando a proliferação dos peixes. C) diminuem o número de algas e de plantas aquáticas, com redução do gás carbônico da água, causando a asfixia dos peixes. D) causam a morte dos seres decompositores aquáticos e provocam um acúmulo de gás carbônico e matéria orgânica na água, ocasionando a morte dos peixes. E) aumentam o número de algas na superfície da água e o número de micro-organismos aeróbicos, que diminuem o teor de gás oxigênio na água, levando os peixes à morte.

Questão 32)

Poluição ambiental é definida como a presença de substâncias químicas ou de fatores físicos no ambiente em doses capazes de prejudicar os seres vivos e alterar o equilíbrio do ambiente natural. Considere os seguintes poluentes: esgoto doméstico, monóxido de carbono, estrôncio 90, dióxido de carbono e mercúrio. Sobre esses poluentes, é correto afirmar que A) o esgoto doméstico propicia a renovação de O 2 em ambientes aquáticos. B) o mercúrio, em altas concentrações, provoca destruição das hemácias. C) o monóxido de carbono provoca a chuva ácida. D) o dióxido de carbono diminui a capacidade de absorção de O 2 pela hemoglobina. E) o estrôncio 90, quando absorvido pelos ossos, pode provocar leucemia.

Questão 33)

O químico francês Antoine Lavoisier foi autor da célebre frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Tendo por base a composição molecular dos materiais, a prática ecológica sustentável mais diretamente relacionada à frase de Lavoisier é A) o investimento em biocombustíveis. B) a utilização de energia solar. C) a reciclagem de embalagens. D) o aproveitamento de água da chuva. E) o consumo de alimentos orgânicos.

Questão 34)

No mês de setembro, notícias veiculadas na mídia mostraram a situação problemática da USP-LESTE, situada em Ermelino Matarazzo. Segundo os relatos, a universidade foi construída sobre uma área contaminada por lixo extraído do Rio Tietê. A preocupação maior é o perigo decorrente da produção A) do CO (monóxido de carbono), gás que provoca asfixia quando inalado. B) do CN (gás cianídrico) que, absorvido, provoca a morte. C) do CH 4 (gás metano) que é bastante inflamável, podendo provocar explosões. D) de contaminantes da água utilizada na universidade. E) de gases como o CO 2 (gás carbônico) e o O 3 (gás ozônio) que podem provocar o efeito estufa.

Questão 35)

Muitos estabelecimentos comerciais recebem pilhas, baterias de aparelhos eletrônicos e lâmpadas fluorescentes para serem descartados adequadamente, sem poluir o meio ambiente. É importante que esses materiais não cheguem ao solo e à água dos rios, porque A) provocam descargas elétricas nesses ambientes, matando muitos seres vivos. B) liberam ferro e alumínio, substâncias que desencadeam malformações nos animais. C) emitem ondas eletromagnéticas, que desencadeiam tumores nas pessoas que estiverem próximas. D) podem apresentar metais pesados, que prejudicam os seres vivos, caso sejam consumidos. E) eliminam material radioativo, que pode provocar câncer nas pessoas que estiverem próximas.

Questão 36)

Muitas espécies marinhas ferem-se ou morrem por causa do lixo plástico, seja pela ingestão, enredamento ou estrangulamento, antes que os detritos sejam quebrados (pela fotodegradação) em minúsculos fragmentos.

(www.problemasambientais.com.br. Adaptado.) Uma solução possível, em longo prazo, para este problema seria A) realizar um trabalho de conscientização e educação de vários setores da sociedade. B) impedir a venda de quaisquer produtos plásticos em cidades litorâneas. C) estimular o consumo de alimentos que não estejam em embalagens plásticas. D) substituir o plástico por alumínio ou vidro, pois estes materiais não poluiriam o meio. E) substituir as embalagens plásticas por isopores, que são de fácil decomposição.

Questão 37)

Na discussão atual sobre a sustentabilidade do planeta, o termo “3R” tem sido usado para se referir a práticas -

Reutilizar, Reciclar e Reduzir

- que podem ser adotadas para diminuir o consumo de materiais e energia na produção de objetos. A) Tendo em vista a sustentabilidade do planeta, ordene os v erbos “reutilizar”, “reciclar” e “reduzir”, colocando em primeiro lugar a ação que levaria a uma diminuição mais significativa do consumo energético e material e, em último, a ação que levaria a uma diminuição menos significativa. B) Em um condomínio residencial há quatro grandes recipientes para receber, separadamente, metais, vidros, papéis e plásticos. Seria importante que houvesse outro recipiente, que até poderia ser menor, para receber outro tipo de material. Que material seria esse, sabendo-se que, do ponto de vista ambiental, ele é mais prejudicial que os outros mencionados? Explique por que esse material é muito prejudicial ao ambiente, quando aí descartado.

GABARITO:

1)

Gab

: B 2)

Gab

: D 3)

Gab

: C 4)

Gab

: D 5)

Gab

: C 9)

Gab

: A 13)

Gab

: D 6)

Gab

10) : A

Gab

: A 14)

Gab

: D 7)

Gab

11) : B

Gab

: B 15)

Gab

: A 8)

Gab

12) : B

Gab

: B 16)

Gab

: D 17)

Gab

: D 18)

Gab

: A 21)

Gab

: C 25)

Gab

: D 22) 27)

Gab

: Em Sala.

Gab

: D 26)

Gab

: B 19) 23)

Gab Gab

: A : E 20) 24)

Gab Gab

: A : C 28)

Gab

: D 29)

Gab

: A 30)

Gab

: D 34)

Gab

: C 31)

Gab

: E 35)

Gab

: D 32)

Gab

: E 36)

Gab

: A 33)

Gab

: C 37)

Gab

: A) Reduzir, reutilizar, reciclar. B) O material seria constituído de outras substâncias

pilhas e baterias

dispositivos são constituídos, em parte, de metais pesados e

com alto potencial poluidor

. . Esses