normas trabalhos acadêmicos IFSC

Download Report

Transcript normas trabalhos acadêmicos IFSC

Normas para trabalhos acadêmicos IFSC - 2011

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC N o : 0119, DE 21 DE JUNHO DE 2011 NORMAS: TRABALHOS ACADÊMICOS

Normas para trabalhos acadêmicos IFSC - 2011

Seguem as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

Elementos Pré-textuais Elementos Textuais Elementos Pós-textuais

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO 1. Elementos pré-textuais

1.1 Capa 1.2 Ficha catalográfica 1.3 Lombada 1.4 Contra-capa, abas/orelhas 1.5 Folha de rosto 1.6 Folha de aprovação 1.7 Dedicatória 1.8 Agradecimentos 1.9 Epígrafe 1.10 Resumo 1.11

Abstract

1.12 Lista de ilustrações 1.13 Lista de tabelas 1.14 Lista de abreviaturas e siglas 1.15 Sumário

2. Elementos textuais

2.1 Introdução 2.2 Desenvolvimento 2.3 Conclusões

3. Elementos pós-textuais

3.1 Referências 3.2 Glossário 3.3 Apêndices 3.4 Anexos

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO 1. Apresentação gráfica

1.1 Encadernação 1.2 Formato 1.3 Margem 1.4 Fonte 1.5 Espacejamento de seção 1.6 Indicativos de seção 1.7 Paginação 1.8 Plantas e Figuras

2. Referências 3

.

2 .1 Ordenação das referências 2 .2 Aspectos gráficos 2 .3 Modelos de referências

Citações

3 .1 Como fazer citações 3 .2 Indicação de autoria 3.3 Sistema de chamada

Elementos Textuais

1. Introdução 2. Fundamentação teórica 3. Objetivos 4. Material e métodos 5. Resultados 6. Discussão 7. Conclusões 8. Referências

1. Introdução

Tem a finalidade de apresentar os motivos que levaram o autor a realizar a pesquisa, o problema abordado.

Deve conter:

a) contextualização do tema; b) delimitação do assunto; c) indicação dos objetivos do trabalho, apresentação e formulação do problema; d) justificativa da escolha do tema, por um esclareçam seu interesse e relevância; número seleto de motivos que e) rápido histórico do problema e das soluções porventura já apresentadas, com breve revisão crítica das investigações anteriores; f) delimitação precisa das fronteiras da pesquisa;

2. Justificativa

Relevância do trabalho (por que fazer?)

3. Objetivos

O que se deseja fazer, o que se pretende alcançar.* Dividido em Objetivo geral Objetivos específicos *: É fundamental que estes objetivos sejam possíveis de serem atingidos.

3.1 Objetivo geral

a) indicar de forma genérica qual o objetivo a ser alcançado; b) iniciar a frase com um verbo abrangente e no infinitivo: compreender, saber, avaliar, verificar, constatar, analisar, desenvolver, conhecer, entender; c) um objetivo bem redigido explica

O QUÊ , POR MEIO DE QUÊ , COM O QUÊ, QUEM ONDE , QUANDO .

Ex: AVALIAR UM MEDICAMENTO a partir da EXTRAÇÃO MANUAL do SUMO DE DIFERENTES BATATAS para PACIENTES COM GASTRITE do SUS de TABATINGA AM, entre os períodos de 1999 – 2000

3.2 Objetivos específicos

Aprofunda as intenções expressas no objetivo geral.

a) detalhar o objetivo geral mostrando o que se pretende alcançar com a pesquisa; b) tornar operacional o objetivo geral, indicando exatamente o que será realizado na pesquisa; c) usar verbos que admitam poucas interpretações e no infinitivo, como: identificar, caracterizar, comparar, testar, aplicar, observar, medir, localizar, selecionar, distinguir.

• • • Exemplos: Identificar as linhagens de batatas utilizadas no SUS Tabatinga AM; Comparar as linhagens de batata utilizadas no SUS Tabatinga AM quanto à efetividade de cura; Aplicar o princípio ativo das diferentes linhagens de batata selecionadas em pacientes com a enfermidade.

3. Fundamentação teórica

É a análise comentada do que já foi escrito sobre o tema de sua pesquisa procurando mostrar os pontos de vista convergentes e divergentes dos autores.

A revisão de literatura/pesquisa bibliográfica contribuirá para: a) obter informações sobre a situação atual do tema ou problema pesquisado; b) conhecer publicações existentes sobre o tema e os aspectos que já foram abordados; c) verificar as opiniões similares e diferentes a respeito do tema ou de aspectos relacionados ao tema ou ao problema de pesquisa.

4. Metodologia

Procedimentos e os instrumentos exigidos para se obter êxito no trabalho intelectual.

Pesquisa somente bibliográfica: qualitativa; Estudo de caso: qualitativa; Pesquisa de campo: quantitativa (dados estatísticos).

Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos.

Depois numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento. Esse é misturado lentamente com uma colher Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos.

5. Resultados

• Nesta parte faz-se uma apresentação dos resultados a que se chegou a partir da pesquisa.

• Pode ser escrito juntamente com a Discussão.

1 0 3 2 6 5 4 Gosmali Ziriguidum Shingling Outras Gráfico 01 – Eficiência do sumo das 10 linhagens de batatas em pacientes do SUS – Tabatinga entre 1999-2000.

Do sumo das dez linhagens de batatas, as da espécie Ziriguidum balacobaco e Gosmali vulgaris foram mais eficientes que as demais espécies (Gráfico 01). Segundo Norton (2007), Ziriguidum balacobaco apresenta princípio ativo que protege a camada epitelial do estômago, impedindo a progressão ulcerativa. Entretanto, Paiva (2010) concluiu que o sumo da mesma espécie foi ineficiente em pacientes com idades acima de 38 anos.

6. Discussão

Exposição da análise obtida nos resultados da pesquisa, bem como uma discussão crítica a respeito deles.

7. Conclusões

A conclusão é, portanto, um resumo marcante dos argumentos principais, é síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho e o ponto de chegada das deduções lógicas baseadas no desenvolvimento.

Ex: Ziriguidum balacobaco e Gosmali vulgaris apresentaram eficiência para pacientes com gastrite do SUS – Tabatinga AM.

6. Bibliografia citada

BALLANTINES, B. e GOMES, L. C. Espécies nativas para a cura da gastrite: Ed. UFSM, 2005. 468 p.

BART, A. N. e DRURIS, R. A. Effects of potato concentration in ulcerative channel catfish (Ictalurus punctatus). Theriogenology. v. 45, p. 673-682, 1996.

BODEGA, R.; CROISSAN, M. P.; PERCHEC, G.; LINHART, O. Biology of potato artificial reproduction in soils.

Earthculture, Amsterdam, v. 129, p. 95-112, 1995.

CAVALLO, R.A.; MORGUIDO, E.F.; SUADO, R. Dose letal para caracterização tóxica de batatas da região de Ananindeua, Pará. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.35, n.4, p.1251-1257, 2006.