RENASCIMENTO

Download Report

Transcript RENASCIMENTO

RENASCIMENTO

 O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV.

 Esse movimento de renovação ficou conhecido como Renascimento porque seus protagonistas achavam que estavam retomando a cultura greco-romana.

RENASCIMENTO

 O movimento renascentista estava relacionado ao fortalecimento da burguesia nas cidades medievais. Nesse novo mundo urbano, os ideias aristocráticos da cavalaria medieval deram lugar aos valores burgueses: lucro e sucesso individual.

 Os homens do Renascimento não negavam a existência de Deus mas colocavam em primeiro plano os interesses humanos e terrenos. Essas ideias deram origem ao humanismo.

VALORES HUMANISTAS

ANTROPOCENTRISMO

: o ser humano no centro do universo.

ESTUDO DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA

época de ouro da humanidade.

: os humanistas foram grandes estudiosos dos mestres da antiguidade clássica porque eles consideravam a antiguidade como a 

RACIONALIDADE HUMANA

: os humanistas defendiam a busca da verdade por meio da investigação e da reflexão pessoal. HOMEM RACIONAL – LIVRE - INDIVIDUAL

TIPOGRAFIA

 TIPOGRAFIA: até o século XV, os livros eram copiados a mão, um a um. O processo era lento e caro, além de ser restrito aos monges da Igreja Católica. A solução para o problema veio com a criação dos tipos móveis metálicos, processo desenvolvido pelo alemão Johannes Gutenberg.

ACADEMIAS E LICEUS

 Até o século XIV, as universidades, controladas pela Igreja, mantinham o método de estudo da Idade Média, baseado na memorização das velhas obras.  As academias e os liceus laicos criadas com o Renascimento, enfatizavam o estudo do grego e do latim e desenvolviam um conhecimento reflexivo, racional e crítico.

TEORIA GEOCÊNTRICA X TEORIA HELIOCÊNTRICA

TEORIA GEOCÊNTRICA

: elaborada pelo grego Ptolomeu no século II e defendida pela Igreja Católica. Por essa teoria, o Sol e todos os astros giravam em torno da Terra.

TEORIA HELIOCÊNTRICA

: elaborada pelo polonês Nicolau Copérnico em 1543. Nessa nova teoria, o Sol era o centro do universo e a Terra e os demais planetas giravam em torno dele.

NOVAS CIÊNCIAS

 As viagens marítimas impulsionaram o desenvolvimento de outras ciências: GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA, BOTÂNICA E ZOOLOGIA.

 Maior conhecimento do corpo humano: os artistas recorreram à matemática e à geometria para estabelecer proporções ideais e harmonia na representação das figuras humanas.

 A Igreja Católica combatia severamente a exumação de corpos para estudos anatômicos.

MECENATO

 MECENAS: eram pessoas ricas (banqueiros e comerciantes ) que financiavam e protegiam o trabalho de artistas e cientistas.  Para os mecenas, o financiamento de atividades intelectuais e artísticas passou a representar uma forma de obter status social.  As obras de arte embelezavam e davam prestígio às cidades, o que as levava a competir para contratar os melhores artistas da época.

ARTE RENASCENTISTA

REALISMO DAS FIGURAS : os artistas procuravam recriar a realidade e destacar a natureza em suas obras. Desenvolveram estudos para reproduzir a expressividade e as proporções das figuras humanas.  O realismo das obras de arte tornava as figuras mais familiares ao observador.

ARTE RENASCENTISTA

TÉCNICA DA PERSPECTIVA: possibilita criar a sensação de profundidade e volume ao representar objetos no espaço. o emprego dessa técnica  Esse avanço foi possível graças à utilização de formas geométricas e de estudos matemáticos, além de técnicas de pintura, como o jogo de luz e sombra.

ARTE RENASCENTISTA

 ARQUITETURA GRECO-ROMANA: nas edificações de palácios e igrejas, os artistas retomaram as linhas retas e as colunas e arcos típicos das construções clássicas.

ARTE RENASCENTISTA

PINTURA:

foi a expressão artística mais destacada do movimento renascentista. A difusão da técnica do óleo, contribuiu para valorizar ainda mais a pintura e fazer dos quadros um lucrativo investimento para os burgueses.

RENASCIMENTO NA PENÍNSULA ITÁLICA

 O Renascimento na Itália foi dividido em três etapas:  TRECENTO : no século XIV, é considerada uma transição do estilo gótico para a cultura renascentista.  QUATROCENTO : no século XV, vista como a maturidade do Renascimento, teve como centro a cidade de Florença.

 QUINTOCENTO : no século XVI, centrou-se na cidade de Roma.

FLORENÇA: O QUATROCENTO

 No século XV Florença foi governada pelos Médicis, uma poderosa família de banqueiros mecenas. Destaque para:  Sandro Botticelli (1445-1510): em geral suas obras representam cenas da mitologia clássica.

 Donatello (1386-1466): suas esculturas tratam de temas religiosos, embora exaltem a figura humana.

 Filippo Brunelleschi ( 1337-1446): projetou a cúpula da catedral de Florença, modelo

ROMA: O QUINTOCENTO

 No século XVI, Roma tornou-se o centro do Renascimento. Os papas desse período embelezaram a cidade encomendando novas construções. A mais importante foi a basílica de São Pedro. Destaque para:  Michelângelo (1475-1564): atuou na pintura, na escultura e na arquitetura. Entre suas obras, pintou o teto da Capela Sistina e esculpiu Pietà, Davi e Moisés.

 Rafael (1483-1564): construiu um estilo baseado na clareza das figuras, que pode ser visto, por exemplo, na obra Escola de Atenas.

SANDRO BOTTICELLI Madona

SANDRO BOTTICELLI O nascimento de Vênus

DONATELLO São Jorge

FILIPPO BRUNELLESCHI Cúpula da catedral de Florença

MICHELÂNGELO Davi

RAFAEL Escola de Atenas

LEONARDO DA VINCI Monalisa

LEONARDO DA VINCI Homem vitruviano

Referências Bibliográficas

 Toledo, Eliete; Dreguer, Ricardo. História. Editora: Atual. São Paulo, 2009.

Projeto Araribá - História. Editora: Moderna. São Paulo, 2007.

 Campos, Flavio de; Miranda, Renan Garcia. A Escrita da História. Editora: Escala Educacional. São Paulo, 2005.

 Cotrim, Gilberto. História global e geral. Editora: Saraiva. São Paulo, 2007.