apresentaassapso_uff

Download Report

Transcript apresentaassapso_uff

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo

A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO

A UFF

Somos cerca de 4.300 servidores Técnico Administrativos e 3.000 Docentes; ► Servimos à comunidade com:        03 Campi; 04 Pólos Universitários; 01 Colégio Universitário; 01 Hospital Universitário; Diversas Unidades isoladas, todas distribuídas por vários municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo Niterói; Campus Avançado em Oriximiná/PA, Reitoria em Niterói.

A UFF

► Missão:  “Produzir, difundir e aplicar conhecimento e cultura de forma crítica e socialmente referenciada.” ► Visão:  “A UFF será reconhecida nacionalmente pela qualidade dos seus cursos, mérito da sua produção científica e relevância social das suas atividades, ampliando a sua capacidade de oferecer soluções para o desenvolvimento auto-sustentado do Brasil.” Fonte: PDI – UFF

Na UFF – 2004 a 2010...

► Censo UFF 2004; ► PCCTAE – Lei 11.091/05; ► Realização de diversos Concursos Públicos; ► Elaboração de processo embrionário de alocação de pessoal baseada em perfil dos servidores; ► Decreto 7.232/10 – Reposições; ► Levantamento de Competências institucionais, a partir de Workshop (2006);

Na UFF – 2004 a 2010...

► I Seminário Interno de Recursos Humanos (2010) – “Construindo coletivamente a gestão de pessoas: planejamento estratégico da área para o quadriênio 2011-2014” Perspectivas: ► ► ► ► ► Mudança da cultura organizacional; Comprometimento dos colaboradores; Otimização do fluxo de trabalho; Definição das atribuições das áreas e perfil dos servidores; Divulgação das competências profissionais por cargo e área.

Na UFF – 2004 a 2010...

► Processo de reestruturação administrativa, resultando na criação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PROGEPE, caracterizando importante mudança conceitual para as perspectivas de gestão.

Na UFF – 2004 a 2010...

► Aprovação pela Comissão Mista de Orçamento e Metas da Universidade, em 2010, do Programa Institucional, proposto pelo então Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, atual Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo, “Dimensionamento e Análise da Força de Trabalho Técnico-Administrativa da UFF”, o que garantiu o aporte de recurso financeiro do PDI da Universidade.

► O Programa prevê três os eixos de atuação:    Dimensionamento da Força de Trabalho; Impacto da Capacitação sobre a dinâmica da UFF; e Mapeamento de Competências.

Eixo: “Impacto da Capacitação sobre a dinâmica da UFF”

Objetivos Específicos

1. Avaliar o impacto produzido pelo processo de capacitação dos servidores técnico-administrativos da UFF sobre as competências individuais e institucionais, no período de 2006 a 2010; 2. Subsidiar a elaboração dos concursos públicos, as remoções, as redistribuições, as avaliações de desempenho e o plano de capacitação.

O que foi realizado e a fase atual:

   Pesquisa bibliográfica em plataformas de pesquisas e páginas eletrônicas, visando definir a base teórica.

Definição da abordagem metodológica.

Aplicação de questionários (técnico-administrativos e chefias), 2011/2012.

Eixo: “Mapeamento de Competências”

Objetivos Específicos

1.

2.

Mapear as competências individuais institucionais; Subsidiar a elaboração dos concursos públicos, as remoções, as redistribuições, as avaliações de desempenho e o plano de capacitação; 3. Identificar as atividades desenvolvidas nas diversas unidades da UFF.

O que foi realizado e a fase atual:

 Aplicação de projeto piloto na PROGEPE para definição da metodologia;  Aprovação pelo Magnífico Reitor para implantação na UFF;  Preparação para mapeamento em toda Universidade, ainda em 2012.

Eixo: “Dimensionamento da Força de Trabalho”

Objetivos Específicos:

1.

Apurar o quantitativo da força de trabalho técnico-administrativa e sua distribuição pelas diversas unidades da estrutura organizacional; 2.

Identificar o potencial humano, quanto à escolaridade, idade, tempo de serviço, experiência profissional e rotatividade; 3.

Subsidiar a elaboração dos concursos públicos, as remoções, as redistribuições, as avaliações de desempenho e o plano de capacitação.

O que foi realizado e a fase atual:

 Organização da estrutura das UORGs dentro dos sistemas institucionais, iniciado em 2011.

 Ajuste no sistema da força de trabalho, em 2012.

 Aplicação de formulário individual a todos os servidores técnico-administrativos, objetivando o levantamento do perfil funcional, iniciado em 2011.

Em 2011...

► Aprovação pela Comissão Mista de Orçamento e Metas da Universidade de novo Programa Institucional proposto pela CPTA, com aporte de recursos do PDI: “Programa de Dimensionamento da Força de Trabalho e Mapeamento de Processos Administrativos e Ambientes Organizacionais – UFF”

• Objetivos:      Concluir os processos iniciados no Programa anterior; Catalogar por unidade os cargos existentes em cada área de atuação do servidor; Realizar diagnóstico da quantidade de processos que envolvem os cargos da Universidade; Identificar os Macroprocessos envolvidos; Utilizar técnicas qualitativas e quantitativas de sondagem e identificação dos ambientes organizacionais da UFF, visando à identificação e análise do processo de trabalho e atribuições de cada área de atuação dos servidores.

Por que a realização deste Trabalho?

► Favorecimento da profissionalização das relações interpessoais e intersetoriais: ► Definição mais clara dos fluxos e processos de trabalho; ► Maior agilidade e transparência no fluxo de informações; ► Definição das atribuições dos Setores; ► Despersonificação das atividades desenvolvidas.

Por que a realização deste Trabalho?

► Qualificação da base de sustentação técnica para as políticas e ações de gestão de pessoas, associadas às definições do PDI em vigor, tais como:    Valorizar, capacitar e qualificar a força de trabalho; Incentivar a integração dos esforços individuais aos objetivos institucionais; Comprometer a comunidade universitária com o desempenho global da Instituição.

Resultados já alcançados

► 12% dos dados dos servidores já foram implantados no sistema:  Identificamos que: ► 53% dos servidores são do sexo feminino; ► ► ► ► ► ► ► ► 40% possuem pós-graduação; 79% possuem especialização; 22% possuem mestrado; 42% possuem inglês não fluente; 46% domina word; 39% domina parcialmente o excel; 31% domina parcialmente o power point; 48% domina a internet.

Resultados já alcançados

► Lista atualizada dos contatos/responsáveis da Universidade; ► Atualização de 90% dos sistemas de UORGs da Universidade; ► Mapeamento dos macroprocessos de 15% das Unidades.

Dificuldades encontradas...

► ► ► ► ► ► Greve; Desatualização dos sistemas gerenciais internos de gestão de pessoas; Dificuldade de adesão dos servidores, quanto à resposta aos questionários; Unidades muito dispersas; Acúmulo de atribuições dos integrantes do grupo de trabalho; Falta de um sistema de TI que reflita as demandas atuais da área.

Nossas Perspectivas...

► ► ► ► ► ► Conhecer tecnicamente e operacionalmente o funcionamento das atividades inerentes a todos os cargos da organização; Elaborar projeto para melhor alocar os servidores, com base em perfis estabelecidos a partir dos levantamentos realizados; Subsidiar os Planos Institucionais de Capacitação e de Gestão de Desempenho; Subsidiar atividades de outros setores da Universidade; Favorecer o aprimoramento dos sistemas informatizados; Aprimorar os fluxos de trabalho, favorecendo maior celeridade e qualidade nos serviços prestados.

Contatos

PROGEPE – www.progepe.uff.br

CPTA – (21) 2629-5041 [email protected]