Transcript Apresentação do PowerPoint
Eficiência de diferentes produtos comerciais à base de Trichoderma spp. no controle da podridão branca da haste (Sclerotinia sclerotiorum)
Rezende A. A.¹; Juliatti, F. C.¹; Caires, A. M.¹; Aguiar, P.¹; ¹LAMIP - Laboratório de Micologia e Proteção de plantas / UFU, CEP: 38400-902, Uberlândia, MG, Brasil.
E-mail:
www.lamip.iciag.ufu.br.
Tabela 1 - Produtos, doses, época de aplicação dos tratamentos para o controle da podridão branca da haste da soja (S. sclerotiorum).
INTRODUÇÃO TRATAMENTOS INGREDIENTE ATIVO DOSE (L/Kg de p.c.ha
-1
)
Em função de uma série de fatores como o monocultivo, a sucessão de culturas com espécies suscetíveis e o plantio de sementes infectadas, fizeram com que a podridão branca da haste (Sclerotinia sclerotiorum) se tornasse um dos principais problemas nas regiões produtoras de soja.
Com a finalidade de se minimizar as perdas provocadas pela doença, várias medidas de controle devem ser adotadas. Uma destas estratégias é o controle biológico, no qual utiliza-se de um organismo vivo no controle de outro organismo vivo, que pode ocorrer a partir de diferentes processos (antibiose, competição, parasitismo, etc.).
1 Testemunha 2 Quality 3 Trichodermil 4 Ecotrich 5 Trichodermax 6 Agrotrich 7 Trichoderma JCO 8 Trichodermil + Cercobin 9 Cercobin ---
Trichoderma asperellum Trichoderma harzianum Trichoderma harzianum Trichoderma asperellum
Trichoderma spp.
Trichoderma spp.
T. harzianum + tiofanto metílico tiofanato metílico -- 1,0 1,0 1,0 1,0 1,0 1,0 1,0 1,0 10 Frowncide fluazinam 1,0
OBJETIVO
*Quatro aplicações: V 4 , V 6 , R 1 , R 2 (10 DAA - dias após a última aplicação) (a-23/12/2009; b-29/12/2009; c-13/01/2010 e d-22/01/2010).
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes produtos comerciais à base de Trichoderma no controle da podridão branca da haste.
RESULTADOS E DISCUSSÃO MATERIAL E MÉTODOS
O experimento foi conduzido no município de Uberlândia / MG, na fazenda Eldorado que está localizada a 19º12’54’’ latitude Sul e 47º56’58’’ longitude Oeste, a 947 metros de altitude, no período da safra 2009/10. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, constituído de 9 tratamentos e uma testemunha, em 4 repetições (Tabela 1).
As variáveis analisadas foram: incidência, severidade, índice de doença (incidência x severidade), AACPD (Área Abaixo da Curva de Progresso da Doença), peso de escleródios, peso de mil grãos e produtividade.
Os dados foram transformados em e interpretados estatisticamente por meio de análise de variância, as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade.
CONCLUSÃO
O tratamento padrão fluazinam (Frowncide) apresentou menor índice de doença, seguido dos tratamentos
Trichoderma harzianum
(Trichodermil®), Trichoderma
harzianum (Trichodermil®) + tiofanato metílico (Cercobin)
e Trichoderma asperellum (Quality®).
* Apoio FAPEMIG