Asilo Rio Branco

Download Report

Transcript Asilo Rio Branco

HISTÓRICO

 

O Asilo Rio Branco é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos.

Foi fundado em 01 de outubro de 1911 por Idalino Rodrigues Dantas.

É considerado como uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – LPI, segundo determinações do Regulamento Técnico para funcionamento de Instituições Residenciais do Sistema Participativo e de Longa Permanência para Idoso.

Equipamento da assistência social de proteção social especial de alta complexidade(direitos são violados)

O ARB é mantida por associados, pessoas física e jurídica; e por 70% da aposentadoria dos idosos residentes, conforme a Lei 10.741, Art. 35..

CONCEITOS ESSENCIAIS

    

O QUE É UM IDOSO?

DESMISTIFICANDO ESTERIOTIPOS DO IDOSO COMO INCAPAZ,PARA NOVA IDEIA DO IDOSO COMO

SER EM DESENVOLVIMENTO,SER DOTADO DE DEVERES E DIREITOS O CONCEITO BIOLÓGICO

BIOLÓGICO ESTABELECE; DA VELHICE É AQUELE QUE NOSSO CORPO

CONCEITO CRONOLÓGICO

É AQUELE QUE CONSTA A PARTIR DE NOSSA CERTIDÃO DE NASCIMENTO E ESTA NÃO PODE SER NEGADA;

CONCEITO PESSOAL

É UM CRITÉRIO SUMAMENTE INDIVIDUAL, POIS É LIGADO ÀS VIVÊNCIAS INTERNAS DE CADA UM; 

CONCEITOS

SIGNIFICA

DE SENILIDADE

ENVELHECIMENTO

E SENESCÊNCIA,

PATOLÓGICO, JÁ SIGNIFICA ENVELHECIMENTO NORMAL SENILIDADE SENESCÊNCIA

POLÍTICA SETORIAL

 A política setorial da instituição é a Assistencial, Preventiva, Curativa e Terapêutica.

 Os princípios institucionais estão em consonância ao Constituição de 1988, ,Estatuto do Idoso, a Política Nacional do idoso e Resolução CNAS nº 16 (Conselho Nacional Da Assistência Social) e legislação civil, SUAS e SUS .

PÚBLICO ATENDIDO

Atualmente o Asilo possui 57 idosos acima de 60 anos;Sendo 40 mulheres e 17 homens;

Critérios de admissão: Fila de espera:100 idosos

Encaminhados DAGV,CREAS,MP,UBS que idosos que não dispõem de quem cuide deles; idosos vitimas de violência,abandono ou rejeição familiar .

     

Assistência social

Cursos de Reciclagem aos cuidadores de idosos; A instituição no cumprimento de seus deveres fornece aos idosos: 6 (seis) refeições diárias (Café da manhã 07h00min)Colação-09h00min, Almoço-11h, Lanche-14h, Jantar-17h e Ceia-21h. Vestiário e artigos de cama e banho; Materiais de Higiene Pessoais Atendimento individualizado e grupal clinico, psicológico e social fortalecendo o convívio familiar e comunitário ; Reuniões familiares, visitas domiciliares e projetos de integração família,instituição e idosos Atividades religiosas diárias:aos domingos missa fixas e as terças e quintas cultos evangélicos,para comunidade e idosos Atividades culturais e de lazer:passeios,pintura,colagem,caminhada,papoterapia,artete rapia e artesanato encontros geracionais e intergeracionais,dia de beleza,comemoração dos aniversariantes do mês e oficinas de desenvolvimento familiar juntamente com idosos,funcionários e voluntários .Participação dos usuários e profissionais dos eventos sociais e educativos relacionados a política do idoso e da assistência social como conferencias,palestras,seminários.

PROGRAMAS E PROJETOS

  Projeto Desafio dos Idosos na Sociedade.

Projeto cão amigo lúdico(faculdade pio x) e revivendo  Cuidando do cuidador de idosos(fase)  Idosos ativos(ed física ufs)  Farmacia educativa(ufs)  Programa Brasil Alfabetizado do MEC.

o

O ASILO VAI AS ESCOLAS

PALESTRAS NAS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR E PÚBLICA PALESTRA EDUCATIVA NA INSTITUIÇÃO

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO DO MEC

RECURSOS HUMANOS

01 Presidente;

01 Gestora;

01 Assistente Social;

01 Psicóloga;

01 Nutricionista;

01 Técnico de Nutrição e Dietética;

01 Fisioterapeuta;

01 Enfermeira;

07 Auxiliares de Enfermagem;

01 Auxiliar de Escritório;

01 Auxiliar Administrativo;

21 Auxiliares de Serviços Gerais.

ATIVIDADES:

POEMA

“Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me… Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me… Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência… Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor, não se irrite, tentei fazer o melhor que pude… Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só…

Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário... Se lhe contei pela terceira vez a mesma “história” num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me… Se me comporto como criança, cerque-me de carinho… Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me na preparação para o adeus… Se estou doente e sou um peso em sua vida, não me abandone um dia você terá a minha idade… A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor… Um pouco… Do muito que te dei um dia