clique aqui para usar a lição

Download Report

Transcript clique aqui para usar a lição

O discipulado cristão Estudo 08 O discipulado cristão na Carta aos Filipenses Texto bíblico: Filipenses 3 e 4 (Texto JUERP / Fotos Internet)

Introdução Antes da lição propriamente dita, vamos ver algumas notas históricas que nos ajudarão no melhor entendimento e alcance da mensagem contida nos dois últimos capítulos da carta.

Esta carta foi escrita aos crentes em Filipos, a primeira cidade a que chegou Paulo quando deixou a Ásia e passou à Europa (foto das ruinas de uma Praça em Filipos).

Filipos – Principal cidade da Macedônia - Paulo deixou a Ásia e introduziu o Evangelho na Europa (At 16.12). Voltou a Filipos no outono de 57 a.C. (At 20.1,2) e depois na Páscoa de 58 (At 20.6) – Vista panorâmica

Filipos / Aqui esteve preso Paulo (At 16. 24-34) Milagrosamente libertado, batizou o carcereiro e toda sua casa A cidade de Filipos, foi assim nomeada em honra ao rei Filipe II (382 a 336 a.C). Ele deu início ao Império Macedônico, conquistando a Grécia e impondo o seu domínio a toda região. Alexandre, seu filho, iria consolidar este domínio, chegando quase à Índia. Mais tarde em (42 a.C), ela se tornaria a principal colônia romana ao norte da Grécia, na península balcânica.

Aliás, o império iniciado por Filipe viria a se tornar um dos maiores da Antiguidade. Dizem mesmo os historiadores que Alexander the Great Alexandre, seu filho, reclamava que quando se tornasse rei não teria mais o que conquistar .

Alexandre o Grande

O Império de Alexandre

Mediterrâneo

Judá

Egito

Índia

© EBibleTeacher.com

ÍNDICE

Em Filipos antes de sua prisão, um fato marcante aconteceu. Neste rio (Gangas) que banha a cidade, ele batizou Lídia, a comerciante de Tiatira que vai hospedar Paulo e Silas. (At 16.13 15).

(At 16.40) Por certo, nas proximidades deste rio, a casa de Lídia irá hospedar também, como a casa do carcereiro o nascimento da igreja cristã em Filipos.

É para lá que Paulo volta, para se despedir e prosseguir viagem com Silas.

Filipos / Outra imagem de ruínas da prisão na cidade onde Paulo e Silas devem ter estado presos até que o terremoto os libertou. (At 16. 24-34) Voltando à prisão, foi ao lado dela que a comunidade cristã deve ter se desenvolvido na cidade de Filipos. A casa do carcereiro deveria ser próxima à prisão e foi ali que Paulo se reuniu com ele e sua família para convertê-los ao Evangelho depois do terremoto que os tirou, a ele e Silas, da prisão onde cantavam e oravam.

Ruínas de avenida em Filipos Como nas outras cartas que temos estudado vamos verificar que é ao final dela que os conselhos do apóstolo se tornam em poderoso instrumento de auxílio para o discípulo. Com as Bíblias abertas, vamos à leitura do texto e ao seu melhor conhecimento.

Parte I – Fp 3.1-3 Recomendações cautelares O crente não pode se deixar levar pelo entusiasmo em acolher uma liderança por sua simpatia, eloqüência ou persuasão, mas sim, confrontando seus ensinos e exemplos com o padrão da Palavra de Deus.

Parte II – Fp 3.4-11 Títulos não são Suficientes Não pensemos que títulos e diplomas sejam o suficiente para indicar o bom discipulador. Muitas vezes na pessoa humilde e simples vamos encontrar os melhores exemplos para uma vida de bom discipulador.

Parte III – Fp 3.12-16 A caminhada cristã exige sacrifício O discipulador deve demonstrar para o discípulo que a jornada cristã tem suas exigências. A persistência em superar os obstáculos é um dos maiores predicados para o bom discípulo.

Parte IV – Fp 3.17-21 O discipulador como modelo O zelo que o discipulador tenha com o seu modo de vida é que vai lhe garantir o feito de tornar-se modelo para os discipulandos.

Paulo zelava por isto, a ponto de desafiar todos a esta busca exemplar.

Parte V – Fp 4.1-9 Alguns cuidados essenciais No verdadeiro viver cristão, alguns cuidados são fundamentais: - Firmeza cristã; - Alegria;

- Moderação; - Vida de comunhão; - Confiança; - Vida de oração; - A paz de Deus; - Pureza de vida.

Esta “pureza de vida ele destaca no texto áureo (Fp 4.8):

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Mas no versículo seguinte ele faz um desafio a mim e a você (Fp 4.9):

“ O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai, e o Deus de paz será convosco.”

Parte VI (Fp 4.10-13): Uma lição de vida Com uma palavra de gratidão o discipulador ensina uma grande verdade aos seus discípulos: O bom discípulo sabe que o Senhor cuida dele e que, mesmo diante do maior problema o Senhor virá ao seu encontro de alguma forma.

Parte VII (Fp 4.14-23): Uma palavra de confiança O bom discípulo é aquele que confia na providência de Deus.

A recompensa divina muitas vezes parece tardar, mas no tempo de Deus e não nosso ela chega para o crente.

Vide o texto de Fp 4.19.

Conclusão 1) Títulos, cultura ou vida espiritual? – O que é mais importante no discipulador?

2) Quais as qualidades mais marcantes para o líder, segundo (4.1-9)?

3) Você teria coragem de desafiar o seu discípulo, seu filho, seu irmão, com as palavras do v.9?

4) Você confia na providência de Deus?

5) Você tem sido provado?

6) Você espera a recompensa de Deus?