Os Profetas e a Infalibilidade - Centro de Pesquisas Ellen G. White

Download Report

Transcript Os Profetas e a Infalibilidade - Centro de Pesquisas Ellen G. White

O Espírito de Profecia: Orientações para a Igreja Remanescente

Organizado por Renato Stencel, diretor do Centro White, 2013

Os Profetas e a Infalibilidade

Roger W. Coon Ex-servidor do White State e Ex professor da Andrews University

Renato Stencel (org.) 2013

Os Profetas e a Infalibilidade

• • • • Um verdadeiro profeta jamais erra?

Todas as predições de um profeta genuíno devem ocorrer no tempo previsto?

Porventura em alguma ocasião poderia o verdadeiro profeta voltar atrás e modificar alguns aspecto do que disse?

Paulo insiste em que não apaguemos o Espírito, nem desprezemos as profecias, antes julguemos todas as coisas, retendo o que é bom.

Renato Stencel (org.) 2013

Profecias não cumpridas

• Um dos testes bíblicos para o profeta genuíno é a questão do cumprimento das profecias: a) Jeremias 28:9 – quando os eventos preditos ocorrem, saber-se-á que o Senhor enviou o profeta.

b) Deuteronômio 18:22 – quando o evento predito não ocorrer, o Senhor não falou através do profeta, antes falou presunçosamente. Exemplos bíblicos de profecias não cumpridas: Jonas e Nínive (porventura foi Jonas um falso profeta?) Renato Stencel (org.) 2013

Profecias não cumpridas

• •

Ellen White predisse o iminente retorno de Jesus?

Existem aproximadamente 50 citações, escritas desde os anos finais da década de 1840 até o início dos anos 1910, nas quais ela diz que, se tivéssemos cumprido nosso trabalho da forma como devíamos, o Senhor já teria voltado.

O momento da segunda é condicional; mas a segunda vinda em si não é condicional.

Renato Stencel (org.) 2013

Profecias não cumpridas

• • • Existe um número pequeno de profecias condicionais nos escritos de Ellen White. Nenhuma delas porém afeta a direção da igreja de Deus, o destino eterno de alguma alma ou a pureza de qualquer doutrina.

Mas os erros existem e necessitamos lidar com eles, honesta, plena e francamente.

Evidentemente, o Espírito Santo poderia haver evitado que esses erros fossem publicados. Mas se o o Espírito Santo não tomou tais providências é porque o erro é de menor importância, inconsequente.

Renato Stencel (org.) 2013

Escrituras/Incertezas históricas

As baixas causadas por Davi na guerra: (1) 40.000 homens de cavalaria (2Sm. 10:18) (2) 40.000 homens de infantaria (1Cr. 19:18) A cura do cego Bartimeu por Jesus na cidade de Jericó: (1) Efetuada quando Ele chegava à cidade (Lc. 18:35) (2) Efetuada quando Ele deixava a cidade (Mc. 10:46).

Relação de Moisés com Hobabe: (1) Cunhado (Nm. 10:29) (2) Sogro (Jz. 4:11) Renato Stencel (org.) 2013

Escrituras/Erro do profeta

• • • O profeta Natã incentivou o rei Davi a construir o Templo de Jerusalém. Deus repreendeu o profeta, e este teve de voltar à presença do rei e corrigir a orientação anterior.

Desta vez, o erro não era pequeno e inconsequente, e Deus teve de “intervir” a fim de corrigi-lo para que não ocorresse dano permanente.

Sempre que o resultado final possa ser significativamente alterado Deus intervém – ao invés de manter o profeta numa “camisa de força” que lhe impediria cometer qualquer erro.

Renato Stencel (org.) 2013

Ellen White/Descrições imprecisas

Torre de Babel

(1) Spiritual Gifts, vol. 3, p. 301 – Situa antes do dilúvio.

João Batista

(1) Spiritual Gifts, vol. 2, p. 183 e 184 diz que João Batista estava morto quando ocorreram os eventos de Mateus 4:18 a 22.

(2) O DTN, p. 154 (7 ed.) diz que João se encontrava sozinho no cárcere nessa ocasião.

Créditos do texto de Paulo “o amor de Cristo nos constrange”

(1) Review and Herald de 30 de outubro de 1913 atribui o texto a Pedro.

Renato Stencel (org.) 2013

Erros de Ellen White

• • • O número de tais ocorrências é pequeno nas Escrituras; semelhantemente, é pequeno o número de casos nos escritos de Ellen White.

Houve, contudo, ocasiões em que ela teve de retroceder, modificando sua posição anterior em relação a algum assunto: O momento de início do sábado (1846-1855); Ellen White modificou sua posição (Messenger to the Remnant, pp. 34 a 36).

Renato Stencel (org.) 2013

Erros de Ellen White

• • • A proposta para fechar a Southern Publishing Association (1901 e 1902): Ellen White aprovou o fechamento, foi repreendida por Deus e modificou seu conselho (Abiding Gift of Prophecy, pp. 322-329).

Envio do Testemunho n° 11 demasiado cedo, contra sua vontade, mas atendendo orientação de outros (“Nisto eu errei”. T1, p. 563).

Estes assuntos foram suficientemente sérios para provocarem a imediata intervenção do Espírito Santo a fim de corrigi-los; e Ele efetivamente o fez!

Renato Stencel (org.) 2013

Conclusão

• • • • Os próprios escritores bíblicos não foram pessoas infalíveis: Entretanto, o Espírito Santo que os inspirou era (e ainda é) infalível.

As revelações (“tesouros”) que receberam provieram diretamente de um Deus infalível.

Então estes homens inspirados comunicaram as mensagens na qualidade de seres humanos falíveis, utilizando linguagem humana imperfeita como o meio de comunicação (“vasos de barro”).

Renato Stencel (org.) 2013

Conclusão

Os Adventistas consideram Ellen White infalível?

“Não. Tampouco creem eles que Pedro e Paulo tenham sido infalíveis. Eles creem que o Espírito Santo que inspirou Pedro e Paulo era infalível. Eles creem também que de tempos em tempos Ellen White recebeu revelações do Espírito Santo de Deus, e que as revelações a ela feitas pelo Santo Espírito são tão dignas de confiança quanto as revelações feitas pelo mesmo Espírito a outras pessoas.” (W.H. Littlejohn, Review and Herald, 11 de dezembro de 1883).

Renato Stencel (org.) 2013

Conclusão

Os Adventistas sustentam hoje que Ellen White foi e é: Digna de confiança Possuída de autoridade, como genuína e autêntica profetisa de Deus Inspirada da mesma forma e no mesmo grau em que o foram os profetas que escreveram a Bíblia Os Adventistas não fazem dos escritos de Ellen White: Uma outra bíblia Uma extensão (adição) ao cânon sagrado das Escrituras.

Renato Stencel (org.) 2013

Fonte

Espírito de Profecia: Orientações para a Igreja Remanescente Pág. 47-54.

Centro de Pesquisas Ellen G. White Organizador: Renato Stencel Abril de 2013